quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Critérios de escolha das leituras em cada tempo litúrgico

“A Catequese e a Liturgia, reunindo a fé dos Padres da Igreja, moldaram uma maneira peculiar de ler e interpretar a Escritura” (Diretório para a Catequese, n. 170).

Em nossa recente série de postagens sobre a Liturgia no novo Diretório para a Catequese (2020), vimos que este documento destaca o modo próprio como a Catequese e a Liturgia leem as Sagradas Escrituras, à luz dos Padres da Igreja.

Trata-se da leitura tipológica, na qual a Escritura é lida dentro da dinâmica própria da história da salvação: o Antigo Testamento é “tipo”, isto é, modelo, profecia do Novo.

Em nossas postagens sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura, temos indicado como esse método se aplica, conforme indicado pelo Elenco das Leituras da Missa (Ordo Lectionum Missae), n. 66 [1].

Um Lecionário aberto no ambão

A leitura tipológica é posta em prática sobretudo através do critério da composição harmônica, isto é, a escolha das leituras em harmonia entre si ou em sintonia com o tempo ou a festa litúrgica.

O segundo critério de seleção dos textos, por sua vez, é a leitura semicontínua, a leitura dos principais textos de um livro na sequência, de modo a oferecer aos fiéis um contato mais amplo com a Sagrada Escritura.

O capítulo V do OLM, “Descrição do Elenco das Leituras da Missa” (nn. 92-110) [2], indica como esses dois critérios gerais são aplicados em cada um dos tempos litúrgicos. A seguir apresentamos uma síntese, que pode ajudar na preparação da homilia e levar a uma participação mais consciente na celebração litúrgica.

Os domingos e os dias de semana

Vale lembrar que nos domingos e solenidades há três leituras e um salmo: a 1ª leitura geralmente é do Antigo Testamento (AT), exceto no Tempo Pascal (quando a 1ª leitura é dos Atos dos Apóstolos); a 2ª leitura é das Cartas do Novo Testamento (NT); e a “3ª leitura” é sempre do Evangelho.
O salmo, por sua vez, é sempre escolhido em “composição harmônica” com uma das leituras.

Os domingos e solenidades seguem um ciclo trienal centrado nos Evangelhos Sinóticos: ano A (Mateus), ano B (Marcos) e ano C (Lucas). O Evangelho de João aparece em algumas celebrações, sobretudo na Quaresma e na Páscoa.
Algumas solenidades possuem leituras “fixas”, retomadas a cada ano (como o Natal, o Tríduo Pascal, etc).

Nos dias de semana, nas festas e memórias há duas leituras: uma leitura do AT ou do NT e o Evangelho, além de um salmo.
Nos tempos do Advento, Natal, Quaresma e Páscoa essas leituras são retomadas a cada ano (ciclo anual). No Tempo Comum as leituras seguem um ciclo bienal (ano par e ano ímpar), enquanto o Evangelho é o mesmo nos dois anos (ciclo anual).

Os três Lecionários publicados no Brasil: Dominical, Semanal e "Santoral"

1. Tempo do Advento

a) Domingos:

Evangelho: em composição harmônica com os “temas” do Advento - última vinda do Senhor (1º domingo), pregação de João Batista (2º e 3º domingos) e preparativos para o nascimento de Jesus (4ºdomingo).

1ª leitura: profecias do AT sobre o Messias, sobretudo de Isaías, sem relação com o Evangelho.

2ª leitura: exortações dos Apóstolos sobre alguns temas da espiritualidade do Advento, sem relação com as outras leituras.

b) Dias de semana:

Até o dia 16 de dezembro: Leitura semicontínua de Isaías. O Evangelho é escolhido em composição harmônica com a leitura.
A partir da quinta-feira da II semana lê-se uma série de Evangelhos relacionados à pregação de João Batista. Em alguns desses dias a leitura está em composição harmônica com o Evangelho.

De 17 a 24 de dezembro: no Evangelho, leitura semicontínua dos acontecimentos que preparam o nascimento de Jesus (“Evangelhos da infância” de Mt e Lc). A leitura do AT está em composição harmônica com o Evangelho.

2. Tempo do Natal

a) Solenidades e festas:

Nas solenidades e festas desse tempo (Natal do Senhor, Sagrada Família, Santa Mãe de Deus, Epifania do Senhor, Batismo do Senhor) todas as leituras são escolhidas em composição harmônica com os mistérios celebrados.

b) Dias de semana:

A partir do dia 29 de dezembro: Leitura semicontínua da 1ª Carta de João. No Evangelho leem-se alguns relatos da infância e das “manifestações” do Senhor, sem relação com a leitura da 1Jo.


Esquema do Ano Litúrgico

3. Tempo da Quaresma

a) Domingos:

Evangelhos: nos primeiros domingos leem-se todos os anos as tentações de Jesus (1º domingo) e a sua transfiguração (2º domingo). Nos outros três domingos  há um ciclo de Evangelhos para cada ano: catequese batismal (ano A); Morte e Ressurreição de Cristo (ano B), misericórdia e conversão (ano C).

1ª leitura: grandes acontecimentos da história da salvação, não ligados ao Evangelho. Há um ciclo para cada ano (A-B-C).

2ª leitura: em composição harmônica com a 1ª leitura ou com o Evangelho.

b) Dias de semana:

Até a IV semana: leitura e Evangelho em composição harmônica entre si, apresentando diversos temas próprios da espiritualidade quaresmal.

A partir da IV semana: leitura semicontínua do Evangelho de João. Leitura em composição harmônica com o Evangelho.

c) Domingo de Ramos e primeiros dias da Semana Santa: 
Todas as leituras estão em composição harmônica com o mistério celebrado.

4. Tríduo Pascal e Tempo da Páscoa

a) Tríduo Pascal:
Todas as leituras estão em composição harmônica com os mistérios celebrados.

b) Domingos:

Evangelho: aparições do Ressuscitado (2º e 3º domingos), discurso do Bom Pastor (4º domingo) e discurso de despedida de Jesus na Última Ceia (5º e 6º domingos).

1ª leitura: leitura semicontínua dos principais textos dos Atos dos Apóstolos, sem relação com o Evangelho. Há um ciclo de leituras para cada ano (A-B-C).

2ª leitura: leitura semicontínua da 1ª Carta de Pedro (ano A), da 1ª Carta de João (ano B) e do Apocalipse (ano C), sem relação com as outras leituras.

Proclamação do Evangelho na Missa de Páscoa presidida pelo Papa Francisco

c) Dias de semana:

Leitura: leitura semicontínua dos Atos dos Apóstolos.

Evangelho: leitura semicontínua do Evangelho de João (continuação da Quaresma), sem relação com a leitura dos Atos.

d) Solenidades da Ascensão e Pentecostes:
Todas as leituras estão em composição harmônica com os mistérios celebrados.

5. Tempo Comum

a) Domingos:

Evangelho:
2º Domingo: Evangelho sobre o mistério da manifestação do Senhor;
A partir do 3º Domingo: leitura semicontínua de Mateus (ano A), Marcos (ano B) e Lucas (ano C). No Ano B lê-se por cinco domingos o capítulo 6 do Evangelho de João (discurso sobre o pão da vida).

1ª leitura: sempre em composição harmônica com o Evangelho.

2ª leitura: leitura semicontínua das Cartas de Paulo e Tiago, sem relação com as outras leituras.

b) Solenidades do Senhor no Tempo Comum:

Todas as leituras, em um ciclo trienal, estão em composição harmônica com os mistérios celebrados (Santíssima Trindade, Corpus Christi, Sagrado Coração, Cristo Rei).

c) Dias de semana:

Evangelho: Leitura semicontínua dos três Evangelhos: Marcos (semanas 1 a 9), Mateus (semanas 10 a 21) e Lucas (semanas 22 a 34), em um ciclo anual.

Leitura: Leitura semicontínua dos livros do Antigo e do Novo Testamento (ciclo bienal: ano par e ano ímpar), sem relação com o Evangelho. Geralmente alternam-se livros do AT e do NT, várias semanas cada um, conforme sua extensão.

Leitura em uma Missa presidida pelo Papa Francisco

6. Solenidades, festas e memórias

As solenidades e festas do Senhor, da Virgem Maria e dos Santos têm leituras próprias, em composição harmônica com o mistério celebrado.

Algumas Memórias dos santos têm leituras próprias. Para as demais Memórias, tomam-se as leituras do dia, conforme o tempo litúrgico, ou escolhem-se as leituras mais apropriadas do respectivo Comum (de Nossa Senhora, dos Mártires, dos Pastores, das Virgens...). Os Comuns sempre trazem várias leituras ad libitum (à escolha).

Para a Comemoração dos Fiéis Defuntos (02 de novembro) também há várias opções de leitura à escolha, todas em composição harmônica.

7. Missas rituais, para diversas necessidades, votivas e Missas dos defuntos

Para essas Missas o Lecionário III oferece várias opções de leituras ad libitum (à escolha), todas em composição harmônica com o mistério celebrado.

* * *

Não deixe de conferir nossa série de postagens sobre a leitura dos livros da Sagrada Escritura, nas quais estamos analisando segundo os dois critérios (composição harmônia e leitura semicontínua) a presença de cada um dos livros da Bíblia nas celebrações do Rito Romano.


Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] ibid., pp. 93-106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário