Santo Irineu de Lião
Tratado contra as heresias
Pela
Eucaristia a carne recebe o dom de Deus que é a vida eterna
Estão
inteiramente loucos aqueles que rejeitam toda a economia de Deus, ao negar a
salvação da carne e desprezar o seu novo nascimento, pois dizem que ela não é
capaz de ser incorruptível. Pois se a carne não se salva, então nem o Senhor
nos redimiu com o seu sangue, nem o cálice da Eucaristia é comunhão com o seu Sangue,
nem o pão que partimos é a comunhão com o seu Corpo. Porque o sangue não pode ter
origem a não ser das veias e da carne, e de tudo o que forma a substância do
homem, pelo qual, tendo o Verbo de Deus a assumido verdadeiramente, nos redimiu
com seu Sangue.
Como diz o Apóstolo:
Nele temos a redenção pelo seu sangue e a
remissão dos pecados. E, como somos os seus membros, e nos alimentamos por
meio das coisas criadas, Ele mesmo põe à nossa disposição a sua criação,
fazendo se erguer o sol e chover como Ele quer. Porque Ele mesmo ainda confessou
que o cálice, tirado da natureza criada, é seu Sangue, com o qual fortifica
nosso sangue; e o pão, que também é tirado da natureza criada, declarou ser seu
próprio Corpo, com o qual fortifica nossos corpos.
Em consequência,
se o cálice misturado com água e o pão que foi produzido recebem a Palavra de
Deus para converterem-se na Eucaristia do Sangue e do Corpo de Cristo, e
mediante estes a carne de nosso ser se fortalece e se desenvolve, como eles podem
negar que a carne seja capaz de receber o dom de Deus que é a vida eterna, já
que se nutriu com o Sangue e o Corpo de Cristo, e se converteu em seu membro?
Quando o
bem-aventurado Apóstolo escreve em sua Carta
aos Efésios: Somos membros de seu
corpo, de sua carne e de seus ossos, não diz isto de algum homem espiritual
e invisível - pois um espírito não tem
ossos nem carne -, mas daquele ser que é verdadeiro homem, que está formado
por carne, ossos e nervos, o qual se nutre do Sangue do Senhor e se desenvolve
com o pão de seu Corpo.
Quando um galho
separado da videira é plantado na terra, apodrece, cresce e se multiplica por
obra do Espírito de Deus que contém tudo. Logo, pela sabedoria divina, torna-se útil aos
homens, e recebendo a Palavra de Deus se converte na Eucaristia, que é o Corpo
e o Sangue de Cristo. De modo semelhante, também nossos corpos, alimentados por
esta Eucaristia e sepultados na terra, nela apodrecem para ressuscitar no tempo
oportuno, quando o Verbo de Deus os fará ressuscitar para a glória de Deus Pai.
Ele é quem
transforma o mortal em imortal e ao corruptível concede gratuitamente tornar-se
incorruptível, pois o poder de Deus se manifesta na fraqueza.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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