“O que vimos e ouvimos,
isso vos anunciamos” (1Jo 1,3)
Damos continuidade com esta postagem à nossa análise da leitura litúrgica da Primeira Carta de João (1Jo), livro recomendado
neste “Mês da Bíblia” de 2019.
Nesta segunda parte continuamos a considerar as leituras
escolhidos sob o critério da composição harmônica, conforme proposto no n. 66
do Elenco das Leituras da Missa [1]: escolha
em sintonia com o tempo ou a festa litúrgica.
2. Leitura litúrgica
da 1Jo: Composição harmônica
b) Sacramentos e
Sacramentais:
Até então consideramos as leituras da 1Jo apenas na celebração da Missa. Passamos agora aos demais Sacramentos e aos Sacramentais, nos quais elas aparecem geralmente ad libitum (à escolha), uma vez que os Rituais oferecem várias opções de
leituras.
O Sacramento da Reconciliação
é o mais rico em opções da 1Jo,
totalizando cinco perícopes [2]. Há textos de diferentes tamanhos, que podem
ser usados nas várias formas de celebração deste sacramento:
- 1Jo 1,5-10: convite a reconhecer os próprios pecados e
caminhar na luz;
- 1Jo 2,1-2: Cristo é a vítima de expiação pelos nossos
pecados;
- 1Jo 2,3-11: exortação a guardar os mandamentos;
- 1Jo 3,1-24: oposição entre o amor, atitude dos filhos de
Deus, e o ódio, atitude dos filhos do Diabo;
- 1Jo 4,16-21: exortação ao amor a Deus e aos irmãos.
Ainda dentro dos sacramentos de cura, na celebração da Unção dos Enfermos pode ser lido o
texto de 1Jo 3,1-2 [3], que, dirigido aos enfermos, adquire um sentido de consolação,
pois proclama a alegria pelo dom da filiação divina.
João, o "discípulo amado" |
Por fim, para a celebração do Matrimônio encontramos duas opções de leituras tomadas da nossa
carta: 1Jo 3,18-24 e 1Jo 4,7-12 [4], ambas exortações ao amor, tema fundamental
neste sacramento.
Passando aos Sacramentais,
encontramos primeiramente uma leitura da 1Jo
na Instituição de leitores. Aqui
pode ser lido o Prólogo da Carta: 1Jo
1,1-4 [5], o testemunho do autor sobre o anúncio da Palavra da Vida.
Passando às celebrações das Bênçãos, temos dois formulários nos quais está prevista a mesma
perícope, 1Jo 5,1-6, com diferentes ênfases. Na Bênção de imagens de santos [6], omitido o v. 6, a ênfase está no o
amor a Deus inseparável do amor a seus filhos (v. 2), o que fundamenta a
veneração dos santos.
Na Bênção da água
[7], por sua vez, a ênfase recai justamente sobre o v. 6, o já referido
tríplice testemunho sobre Cristo (Espírito, água e sangue), naturalmente
destacando-se aqui o simbolismo da água.
c) Liturgia das
Horas:
Na Liturgia das Horas
é preciso distinguir entre leituras
longas, proferidas no Ofício das Leituras, e leituras breves, proferidas nas demais Horas (Laudes, Hora Média e
Vésperas).
Temos duas leituras longas da Primeira Carta de João, ambas em
celebrações dos santos.
Primeiramente, no Ofício
das Leituras da Festa de São João Evangelista (27 de dezembro), lemos o
início da Carta: 1Jo 1,1–2,3 [8]. Como se atribui a esse santo a autoria (ou,
ao menos, o “patrocínio teológico”) do escrito, é natural a escolha desta
perícope. Digno de nota é também o tema da luz aqui presente, recorrente no Tempo do Natal, no qual se insere esta
festa.
No Ofício das
Leituras do Comum dos Santos que se dedicaram às obras de caridade no Advento, Natal, Quaresma e Páscoa, por
sua vez, lê-se 1Jo 4,7-21 [9], uma exortação ao amor aos irmãos como resposta
ao amor de Deus.
As leituras breves da 1Jo são mais abundantes. Vamos
agrupá-las, portanto, por tempos litúrgicos, iniciando com o Tempo do Natal, no qual temos cinco
perícopes da Carta.
Natal: a "festa da luz" |
A Hora Média (12h) da
Solenidade do Natal do Senhor (25 de dezembro) e dos dias 29 de dezembro e 02 de janeiro, traz-nos 1Jo 4,9 [10],
uma proclamação da Encarnação: “Deus
enviou seu Filho...”.
Nas II Vésperas da
Solenidade do Natal do Senhor e nas Vésperas
dos dias 29 de dezembro e 02 de janeiro está previsto 1Jo 1,1-3 [11], o
texto do prólogo da Carta, que
igualmente proclama a verdade da Encarnação (“a Vida manifestou-se”).
Nas Vésperas dos dias
26 de dezembro, 03 e 10 de janeiro lê-se 1Jo 1,5b.7 [12]. Surge aqui o tema
da luz, um dos mais importantes no Tempo
do Natal.
As I Vésperas do II
Domingo depois do Natal (substituído no Brasil pela Solenidade da Epifania
do Senhor) e as Vésperas do dia 05 de
janeiro (onde, como no Brasil, a Epifania é transferida para este domingo) trazem
a leitura de 1Jo 5,20 [13]. Este é o penúltimo versículo da Carta, que recorda a verdade da
Encarnação.
Por fim, a última leitura da 1Jo no Tempo do Natal
encontra-se na Hora Média (15h) dos dias
02 e 09 de janeiro: 1Jo 1,5 [14]. Este versículo, que já apareceu acima,
traz a afirmação fundamental: “Deus é luz”.
Passando agora ao Ciclo
Pascal, formado pelos tempos da Quaresma
e da Páscoa, encontramos quatro
leituras da nossa Carta.
Primeiramente, no sábado
da V semana da Quaresma e no Sábado
Santo encontramos três perícopes do nosso livro nos três momentos da Hora Média [15]:
9h: 1Jo 1,8-9 - convite a reconhecer os
próprios pecados;
12h: 1Jo 2,1b-2 -
Cristo como vítima de expiação pelos pecados;
15h: 1Jo 2,8b-10 - convite a passar das
trevas (ódio) à luz (amor).
A quarta perícope da Carta
presente nesse Ciclo é 1Jo 5,5-6a,
proclamada na Hora Média (12h) de todas
as quartas-feiras do Tempo Pascal [16]. Nestes sete dias a vitória de
Cristo sobre o mundo é proclamada através do tríplice testemunho (Espírito,
água e sangue).
Por fim, há ainda três leituras da 1Jo em outras celebrações. Nas I e II Vésperas da Solenidade da Anunciação do Senhor (dia 25 de março) lemos os
primeiros dois versículos da Carta:
1Jo 1,1-2 [17]. Estes versículos proclamam, como já vimos, a verdade da
Encarnação, celebrada nesta solenidade.
Na Hora Média (12h) da
Solenidade da Anunciação é
proposto o texto de 1Jo 4,10 [18]. Aqui a Encarnação é lida como prova do amor
de Deus para expiação dos nossos pecados.
Por fim, a última leitura que consideramos aqui é tomada das
Laudes dos Comuns de vários Mártires e
de um Mártir no Tempo Pascal [19]. Trata-se de 1Jo 5,3-5, a proclamação da
vitória dos santos por seu amor a Deus.
João, o discípulo junto à Cruz (Anthony van Dyck - séc. XVII) |
Concluímos assim a segunda parte do nosso estudo sobre a
leitura litúrgica da Primeira Carta de
João. Em breve publicaremos aqui a terceira e última parte, que analisará a
leitura semicontínua deste livro nas celebrações do Rito Romano.
Notas:
[1] ALDAZÁBAL, José. A
Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São
Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] RITUAL DA PENITÊNCIA. Tradução portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São
Paulo: Paulus, 1999, pp. 153-157.
[3] RITUAL DA UNÇÃO DOS ENFERMOS E SUA ASSISTÊNCIA PASTORAL.
Tradução portuguesa da edição típica para
o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 114.
[4] RITUAL DO MATRIMÔNIO. Tradução portuguesa para o Brasil da 2ª edição típica. São Paulo:
Paulus, 2007, p. 94.
[5] LECIONÁRIO IV: Lecionário
do Pontifical Romano. Tradução
portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p.
69.
[6] RITUAL DE BÊNÇÃOS. Tradução
portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, p. 373.
[7] ibid., p. 399.
[8] OFÍCIO DIVINO. Liturgia
das Horas segundo o Rito Romano. Tradução
para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. I, p. 1091.
[9] ibid., v. I,
p. 1360; v. II, p. 1914. Para o Tempo Comum há outra leitura, oferecendo uma
maior diversidade de textos.
[10] ibid., v. I, pp.
371.403.448.
[11] ibid., v. I, pp.
375.404.449.
[12] ibid., v. I, pp.
390.463.550.
[13] ibid., v. I, pp.
444.447.
[14] ibid., v. I, p.
456.542.
[15] ibid., v. II,
pp. 355-356.451-452.
[16] ibid., pp.
528.598.652.706.760.811.893.
[17] ibid., pp.
1498.1514.
[18] ibid., p.
1511.
[19] ibid., pp.
1734.1765.
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