quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Falecimento do Cardeal Roger Etchegaray

Faleceu hoje, 04 de setembro, aos 96 anos, o Cardeal Roger Etchegaray, Presidente Emérito da Pontifícia Comissão Justiça e Paz e Cardeal-Bispo de Porto-Santa Rufina.


Roger Etchegaray nasceu em 25 de setembro de 1922 em Espelette (França). Foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1947 para a Diocese de Bayonne.

Em 29 de março de 1969 o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Paris, recebendo a Ordenação Episcopal em 27 de maio do mesmo ano. Em 22 de dezembro de 1970 é promovido a Arcebispo de Marselha.

Neste ofício é criado Cardeal pelo Papa João Paulo I no Consistório de 30 de junho de 1979, o primeiro do seu pontificado. Ao Cardeal Etchegaray foi assinalado o Título Presbiteral de São Leão I.

Em 08 de abril de 1984 o Papa o chama a trabalhar na Cúria Romana, nomeando-o Presidente da Pontifícia Comissão Justiça e Paz e Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum.

Em novembro de 1994 foi nomeado Presidente do Comitê Central do Jubileu do ano 2000, ofício que desempenhou desde a fase ante-preparatória até a conclusão do Ano Santo. Neste ofício, coube ao Cardeal Etchegaray fechar a Porta Santa da Basílica de São Paulo fora dos muros, no dia 05 de janeiro de 2001.


Renuncia ao Conselho Cor Unum em 02 de dezembro 1995 e à Comissão Justiça e Paz em 24 de junho de 1998, ambos por limite de idade. Na mesma ocasião é promovido a Cardeal Bispo, sendo-lhe confiada a Igreja Suburbicária de Porto-Santa Rufina.

Após a eleição do Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger), até então Decano do Colégio dos Cardeais o Cardeal Ângelo Sodano é promovido a Decano e o Cardeal Etchegaray, no dia 30 de abril de 2005, é eleito Vice-Decano.

Renuncia também a este ofício em 10 de junho de 2017, uma vez que tanto o Decano como o Vice-Decano do Colégio dos Cardeais devem residir em Roma. Com sua renúncia, retorna à França para cuidar da saúde.

Papa Francisco saúda o Cardeal Etchegaray
Curiosamente, foi por um dia o Cardeal mais idoso do mundo, uma vez que no dia anterior, 03 de setembro, faleceu o Cardeal José de Jesús Pimiento Rodríguez, aos 100 anos. Tal posto passa agora ao Cardeal Albert Vanhoye (96 anos).

Com sua morte, provavelmente o título da Igreja Suburbicária de Porto-Santa Rufina será confiado a um dos Cardeais elevados à Ordem dos Bispos pelo Papa Francisco em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário