No último dia 30 de agosto foram celebradas no altar da Cátedra da Basílica Vaticana as Exéquias do Cardeal Achille Silvestrini, Prefeito Emérito da Congregação para as Igrejas Orientais, falecido no dia anterior aos 95 anos.
A Missa Exequial foi presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Vide-Decano do Colégio Cardinalício. No final da celebração, como de costume para os Cardeais falecidos em Roma, o Papa Francisco presidiu os ritos da Última Encomendação e Despedida.
O Santo Padre foi assistido pelos Monsenhores Guido Marini e Marco Agostini.
Aspersão |
Incensação |
Procissão de saída |
O Cardeal Achille Silvestrini nasceu no dia 25 de outubro de 1923, na Itália, e foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1943. Após concluir seu doutorado em Direito Canônico, começou a trabalhar na Secretaria de Estado da Santa Sé em 1953.
O Papa João Paulo II o nomeou Secretário da Seção para as relações com os Estados da Santa Sé em 04 de maio de 1979, recebendo ao mesmo tempo a ordenação episcopal do próprio Papa em 27 de maio do mesmo ano.
O mesmo João Paulo II o criou Cardeal no Consistório de 28 de junho de 1988, sendo-lhe concedida a Diaconia de São Bento fora da Porta de São Paulo. Logo em seguida, em 01 de julho, é nomeado Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.
Em 24 de maio de 1991 foi nomeado Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, ofício que desempenhou até 25 de novembro de 2000, quando teve sua renúncia aceita por limite de idade.
Com sua morte o Colégio Cardinalício fica reduzido a 215 membros, sendo 118 eleitores em um eventual Conclave e 97 não eleitores. No próximo dia 05 de outubro tal número será alterado com o Consistório convocado pelo Papa Francisco.
Cardeal Achille Silvestrini (1923-2019) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário