domingo, 15 de setembro de 2019

Sugestão de leitura: Manual de Liturgia do CELAM (3)

Dando sequência às nossas sugestões de leitura mensais, continuamos a recomendar o Manual de Liturgia do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), publicado em 4 volumes.

Já abordamos aqui os primeiros dois volumes: “Introdução à celebração litúrgica” e “Fundamentos teológicos e elementos constitutivos”. No terceiro volume, que apresentamos nesta postagem, se reflete sobre os sete sacramentos, que são uma parte fundamental da Liturgia da Igreja.

A organização deste volume é ligeiramente diferente dos anteriores, embora continue contando com a contribuição de autores de diversos países da América Latina. O texto é dividido em quatro partes (Iniciação Cristã, Eucaristia, Sacramentos de cura e Sacramentos de serviço e comunhão), cada uma dividida em capítulos (12 ao todo). Alguns destes são bastante breves se comparados com os capítulos dos outros volumes.

Segue, pois, uma síntese deste terceiro volume, intitulado “A celebração do Mistério Pascal: Os Sacramentos, sinais do Mistério Pascal”, publicado no Brasil pela Editora Paulus em 2005. Ele conta com a colaboração de 07 autores provenientes de 05 países.

Parte I: Os Sacramentos da Iniciação Cristã

1. A Iniciação Cristã (pp. 15-22)
Autor: Roberto Russo (Uruguai)
Neste primeiro capítulo o autor define o conceito de “Iniciação Cristã” a partir da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.

2. O desenvolvimento histórico da Iniciação Cristã (pp. 23-38)
Continuando a apresentar o tema da Iniciação Cristã, o autor traça seu perfil histórico em suas várias etapas, desde o início da Igreja até o Concílio Vaticano II.

3. A Iniciação Cristã de adultos (pp. 39-46)
Autor: Gilson Camargo (Brasil)
Neste breve capítulo o autor apresenta as quatro etapas que integram atualmente a Iniciação Cristã (Pré-Catecumenato, Catecumenato, Iluminação e Mistagogia) com os principais ritos que as caracterizam.

4. O Batismo (pp. 47-65)
Autor: Héctor Muñoz (Argentina)
Primeiro dos Sacramentos da Iniciação Cristã, o Batismo é aqui considerado sobretudo a partir da sua celebração, com o autor analisando cada parte do rito (com ênfase na oração de bênção da água batismal).

5. Confirmação (pp. 67-115)
Autor: Roberto Russo (Uruguai)
Sobre a Confirmação, segundo dos Sacramentos da Iniciação Cristã, são abordados os fundamentos bíblicos e teológicos e a celebração (com ênfase nos dois sinais sacramentais: imposição das mãos e unção), além de uma breve análise da oração de consagração do óleo do crisma.

6. A Eucaristia, sacramento da iniciação (pp. 117-118)
Autor: Héctor Muñoz (Argentina)
Por fim, encerrando a primeira parte, há uma breve introdução à Eucaristia (sacramento que será aprofundado na segunda parte), considerada aqui como ápice da Iniciação Cristã.

Parte II: O Mistério Eucarístico

1. A Celebração Eucarística (pp. 121-186)
Autor: Miguel Ángel D’Annibale (Argentina)
A Celebração Eucarística ou Missa é apresentada pelo autor a partir de quatro abordagens: desenvolvimento histórico (desde o Novo Testamento até o Concílio Vaticano II), a celebração com suas diversas partes, as atuais Orações Eucarísticas do Missal Romano e, por fim, a teologia da celebração, memorial da Páscoa do Senhor.

2. A Comunhão e o culto eucarístico fora da Missa (pp. 187-328)
Autor: Carlos Abad (Argentina)
Neste capítulo o autor analisa as diversas formas de culto do Mistério Eucarístico fora da Missa (Comunhão aos enfermos, adoração eucarística, etc.), entendidas como prolongamento desta. São considerados seus fundamentos teológicos e desenvolvimento histórico.

Parte III: Os Sacramentos de Cura

1. Penitência e reconciliação (pp. 205-238)
Autor: Christian Precht Bañados (Chile)
Para falar da Penitência ou Reconciliação, o autor parte justamente dos diversos nomes que este sacramento recebeu ao longo da história a fim de que possamos compreender seu desenvolvimento. Segue a reflexão sobre a celebração, considerando suas formas individual e comunitária.

2. Unção dos enfermos (pp. 239-264)
Autor: Roberto Russo (Uruguai)
O Sacramento da Unção dos Enfermos, por sua vez, é estudado a partir do seu desenvolvimento histórico, passando-se a uma breve análise do rito atual. O autor reflete, então, sobre a teologia deste sacramento (incluindo uma análise da oração de bênção do óleo). O capítulo conclui-se com um texto sobre o Viático, isto é, a Unção e a Comunhão conferidas aos agonizantes.

Parte IV: Os Sacramentos a serviço da comunidade

1. Matrimônio (pp. 267-294)
Autor: Conrado Fernández (México)
A última parte deste volume começa com o Sacramento do Matrimônio. O autor inicia com uma reflexão histórica, desde a tradição judaica até a reforma do Concílio Vaticano II, com suas novidades. Segue-se um texto sobre a teologia do Matrimônio apresentada a partir do texto da bênção nupcial.

2. Ordem (pp. 295-364)
Autor: Roberto Russo (Uruguai)
 Por fim, o último capítulo deste volume versa sobre a Ordem. O autor parte mais uma vez do desenvolvimento histórico deste sacramento, considerando desde o sacerdócio da antiga Aliança e o sacerdócio de Cristo até a reforma do Concílio Vaticano II. Passa-se então à análise da celebração, com ênfase nas orações consecratórias dos três graus da Ordem (episcopado, presbiterado e diaconado).

Infelizmente este livro não está mais disponível para ser adquirido no site da editora. Nossos leitores podem procurá-lo em bibliotecas ou livrarias especializadas em livros usados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário