sábado, 10 de março de 2012

O Primeiro Escrutínio e a Entrega do Creio

O Primeiro Escrutínio

Dando continuidade às etapas do período da Purificação e Iluminação dos catecúmenos, celebra-se no Terceiro Domingo da Quaresma o Primeiro Escrutínio (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos - RICA, nn. 160-166). Os escrutínios têm uma finalidade espiritual, purificando os corações dos catecúmenos, fortalecendo-os nas tentações e orientando-os em seu propósito de unir-se a Cristo.

Nas comunidades em que se celebram os escrutínios, tomam-se sempre as leituras do ano A, centradas no encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4,5-42 ou Jo 4,5-26.39-42) e no simbolismo da água. As orações podem ser tomadas da Missa ritual para os escrutínios (Missal Romano, pp. 788-791), sobretudo se, por razões pastorais, os escrutínios não forem celebrados no domingo.


A Missa celebra-se como de costume até a homilia. Após esta, os eleitos com seus padrinhos aproximam-se do sacerdote, que convida a assembleia a rezar alguns instantes em silêncio por eles. Em seguida, convida os eleitos a ajoelharem-se ou inclinarem-se para a oração.

Enquanto os padrinhos colocam a mão direita sobre o ombro dos eleitos, um leitor profere as preces pelos eleitos, utilizando uma das fórmulas propostas pelo RICA (n. 163 ou 378).

Concluídas as preces, o sacerdote recita a oração de exorcismo sobre os eleitos (RICA, n, 164 ou 379) e, se possível, impõe as mãos sobre cada um dos eleitos.

O rito encerra-se com a despedida dos catecúmenos, que devem deixar a igreja, tal como no rito da inscrição do nome, a menos que tal gesto gere muita dificuldade.

A celebração da Missa, após a saída dos catecúmenos, prossegue com a oração dos fiéis (que, se oportuno, pode ser omitida), a Profissão de Fé e o Ofertório, a partir do qual faz-se tudo como de costume.

A Entrega do Símbolo (Creio)

Durante a Terceira Semana da Quaresma pode realizar-se a Entrega do Símbolo (Traditio Symboli), isto é, da Profissão de Fé, o Creio, a menos que tal entrega tenha sido realizada durante o período de catequese (cf. RICA, n. 181-187).


A Entrega pode ser feita na Missa ou em uma Liturgia da Palavra. As leituras podem ser as do dia ou, se não forem apropriadas, as propostas no RICA (n. 185).

Após a homilia, os catecúmenos aproximam-se do sacerdote, que convida-os a acolherem a Profissão de Fé com pureza de coração. Em seguida, inicia o Creio, o qual é continuado pelos fiéis, mas não pelos catecúmenos, que devem apenas ouvi-lo: eles vão recitá-lo apenas no Sábado Santo. Pode-se recitar tanto o Símbolo Apostólico quanto o Símbolo Niceno-Constantinopolitano.

Embora não seja previsto, é comum em algumas comunidades entregar aos catecúmenos o texto do Símbolo em um pedaço de papel. Onde houver este costume, pode ser mantido.

Por fim, os catecúmenos ajoelham-se e o sacerdote recita a oração sobre os catecúmenos. Se for celebrada a Missa, segue-se a despedida dos catecúmenos e a Missa prossegue a partir da Liturgia Eucarística. Se a entrega foi feita em uma Liturgia da Palavra, o sacerdote abençoa e despede a todos.


REFERÊNCIA:
Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA). Tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2007, pp. 70-74 e 48-56.

Postagem atualizada em 19 de fevereiro de 2018.

Confira também:
O Rito da Eleição ou da Inscrição do Nome
O Segundo Escrutínio
O Terceiro Escrutínio e a Entrega do Pai Nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário