segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Missal Romano

O Missal Romano ou Missale Romanum (do latim missale, relativo a Missa) é o livro litúrgico que contém todas as orações utilizadas na Celebração Eucarística.

O Missal foi reformado após o Concílio Vaticano II, tendo sua primeira edição típica (em latim) aprovada em 1970. Em 1975 foi aprovada a segunda edição típica, a qual foi traduzida para o português em 1991 e que ainda é utilizada no Brasil. Em 2002 foi aprovada a terceira edição típica do Missal, ainda sem tradução portuguesa.


Estrutura do Missal Romano:

Constituição Apostólica Missale Romanum (1969) do Papa Paulo VI, apresentando o novo Missal elaborado de acordo com a reforma litúrgica do Vaticano II. É precedida pelos decretos de aprovação da edição típica e da tradução, promulgados pela Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Instrução Geral sobre o Missal Romano (IGMR), que apresenta a teologia e as normas para a Celebração Eucarística. Cumpre notar que a 3ª edição da IGMR, publicada na forma típica em 2000, foi traduzida para o português em 2004, sendo a versão atual, ainda que não haja tradução da 3ª edição do Missal.

Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral (NALC), precedidas de uma Carta Apostólica do Papa Paulo VI apresentando-as. As NALC trazem as orientações sobre o Ano Litúrgico e a ordem de precedência das diversas celebrações.

Próprio do Tempo, com as orações específicas para as celebrações dos diversos tempos litúrgicos: Advento, Natal, Quaresma, Semana Santa, Páscoa e Tempo Comum, além das Solenidades do Senhor durante o Tempo Comum.

Rito da Missa, contendo o Ordinário da Missa (partes fixas), os Prefácios (conforme o tempo litúrgico ou a solenidade) e as Orações Eucarísticas I à V (sendo a I à IV comuns a toda a Igreja e a V própria do Brasil). Seguem o rito da Missa celebrada sem povo, as fórmulas de bênção para os vários tempos litúrgicos e as orações sobre o povo.

Próprio dos Santos, com os formulários para as memórias, festas e solenidades da Virgem Maria e dos Santos nos doze meses que compõem o ano civil.

Formulários Comuns, com as orações nas Missas no aniversário de Dedicação da igreja e da Virgem Maria e dos Santos sem formulário próprio.

Missas Rituais, com as orações para as Missas celebradas com administração de um sacramento ou sacramental (Batismo, Confirmação, Ordem, Matrimônio, Profissão religiosa, Dedicação de igreja, entre outros).

Missas e Orações para as Diversas Necessidades, com as Orações Eucarísticas VI à VIII e com os formulários das Missas para diversas circunstâncias.

Missas Votivas, com as orações para as Missas celebradas em honra de um mistério da vida de Cristo, em honra da Virgem Maria ou dos Santos.

Missas dos Fieis Defuntos, com os formulários para as várias Missas de exéquias ou em memória dos defuntos.

Apêndices: Rito para a bênção e aspersão da água, Modelos de Oração dos Fieis, Delegação de ministro ocasional da Sagrada Comunhão, Orações antes e após a Missa, Orações Eucarísticas para Missas com crianças, cantos do Ordinário e índices.


Para a Celebração Eucarística, o Missal Romano é colocado junto da cadeira do sacerdote celebrante, na credência, em uma estante ou em outro lugar adequado. Estando o sacerdote na cadeira, o acólito ou o coroinha toma o Missal e apresenta-o aberto ao sacerdote quando necessário. Durante a Liturgia Eucarística, o Missal é colocado sobre o altar na atril ou na pulvinária à esquerda do sacerdote.

Para facilitar o seu manuseio, o Missal possui algumas fitas, com as quais se devem marcar as páginas do formulário da Missa celebrada, além de linguetas ao lado marcando as Orações Eucarísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário