sábado, 17 de março de 2012

O Segundo Escrutínio


No Quarto Domingo da Quaresma prossegue-se o caminho da Purificação e Iluminação dos catecúmenos com o Segundo Escrutínio (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos - RICA, nn. 167-173). Como já dito anteriormente, os escrutínios têm uma finalidade espiritual, purificando os corações dos catecúmenos e fortalecendo-os nas tentações e orientando-os em seu propósito de unir-se a Cristo.

Nas comunidades em que se celebram os escrutínios, tomam-se sempre as leituras do ano A, centradas na cura do cego de nascença (Jo 9,1-41 ou Jo 9,1.6-9.13-17.34-41) e no simbolismo da luz. As orações podem ser tomadas da Missa ritual para os escrutínios (Missal Romano, pp. 788-791), sobretudo se, por razões pastorais, os escrutínios não forem celebrados no domingo.


Tudo se faz como no Primeiro Escrutínio:

A Missa celebra-se como de costume até a homilia. Após esta, os eleitos com seus padrinhos aproximam-se do sacerdote, que convida a assembleia a rezar alguns instantes em silêncio por eles. Em seguida, convida os eleitos a ajoelharem-se ou inclinarem-se para a oração.

Enquanto os padrinhos colocam a mão direita sobre o ombro dos eleitos, um leitor profere as preces pelos eleitos, utilizando uma das fórmulas propostas pelo RICA (n. 170 ou 382).

Concluídas as preces, o sacerdote recita a oração de exorcismo sobre os eleitos (RICA, n, 171 ou 383) e, se possível, impõe as mãos sobre cada um dos eleitos.


O rito encerra-se com a despedida dos catecúmenos, que devem deixar a igreja, tal como no rito da inscrição do nome, a menos que tal gesto gere muita dificuldade.

A celebração da Missa, após a saída dos catecúmenos, prossegue com a oração dos fiéis (que, se oportuno, pode ser omitida), a Profissão de Fé e o Ofertório, a partir do qual faz-se tudo como de costume.

REFERÊNCIA:
Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA). Tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2007, pp. 74-77.

Nenhum comentário:

Postar um comentário