sábado, 16 de maio de 2020

Homilia: VI Domingo de Páscoa - Ano A

São Máximo de Turim
Sermão 55
 Cristo é comparado com a águia

Irmãos: Recordará vossa santidade que recentemente disse em minha pregação que o homem recupera sua juventude e que, mesmo debilitado pela idade, converte-se novamente em criança pela inocência de seus costumes; de maneira que, mediante o sacramento, vemos os anciãos transformarem-se em crianças. Realmente, abandonar o que alguém era para assumir o que antes tinha sido não deixa de ser uma espécie de inovação. É, repito, uma inovação. Por isso são chamados “neófitos”, pois graças a uma concreta novidade têm abandonado as marcas da velhice e assumido a graça da simplicidade, como diz o Apóstolo: Despojai-vos da velha condição humana, com suas obras, e vesti-vos da nova condição criada à imagem de Deus. E o santo Davi também afirma: E como uma águia se renova tua juventude, dando a entender que, pela graça do Batismo, é possível fazer reviver o que de envelhecido há em nossa vida, e renovar-se com uma nova juventude o que em nós estava arruinado pela caducidade do pecado. E para que compreendas que o profeta fala da graça do Batismo, compara a inovação batismal com a renovação da águia, da qual se diz que prolonga sua vida mediante a contínua troca de plumagem e que, ao irem-se caindo as plumas velhas, se rejuvenesce com a nova plumagem da qual vai se revestindo, de maneira que, depostos os sinais da velhice, veste-se o ornato da renovada novidade. De onde podemos deduzir que a velhice da águia se faz sentir não em seus membros, mas na plumagem. De fato, veste-se novamente, e, ao bater das asas, outra vez a velha mãe se converte em aguioto. Pois temos de compará-la aos franguinhos quando, com a plumagem aveludada recém-estreada, têm que treinar-se novamente em seus lentos voos e reduzir, como ave novata, a estreiteza do ninho e a algumas inseguras tentativas, os majestosos voos de outros tempos. Porque ainda que o costume lhe tenha dotado da arte de voar, a escassez da plumagem lhe diminui a confiança em si mesma.
Esta profecia do salmista se refere, pois, à graça do Batismo. De fato, também nós neófitos, batizados recentemente, depondo como a águia os sinais da velhice, revestiram-se das novas vestes da santidade; e enquanto as antigas marcas vão desprendendo-se quais leves plumas, ornam-se com a renascida graça da imortalidade. De tal maneira que neles somente envelhecem os caducos pecados da senilidade, não a vida. E assim como a águia se transforma em aguioto, assim eles voltam à infância. Estão inteirados da vida no mundo, porém lhes assiste a segurança da reencontrada justiça.
Mas examinemos ainda com maior atenção o que diz o santo Davi. Não diz: se renova como as águias, mas: como uma águia se renova tua juventude. Afirma, pois, que nossa juventude se há de renovar como a de uma só águia. E eu diria que esta só e única águia é em realidade Cristo o Senhor, cuja juventude se renovou quando ressuscitou dentre os mortos. Pois, depostos os mortais despojos da corrupção, voltou a florescer mediante a assunção da carne rediviva, como Ele mesmo diz pela boca do profeta: Minha carne floresceu novamente, lhe dou graças de todo o coração. Minha carne, diz, floresceu novamente. Observai que verbo utilizou. Não disse: “floresceu”, mas “refloresceu”, pois não refloresce a não ser o que já floresceu. Floresceu verdadeiramente a carne do Senhor quando, pela primeira vez, saiu do incontaminado seio da Virgem Maria, como diz Isaías: Brotará um renovo do tronco de Jessé, e de sua raiz florescerá um rebento. Refloresceu, ao invés, quando cortada pelos judeus a flor do corpo, germinou rediviva no sepulcro pela glória da ressurreição; e como uma flor, exalou sobre todos os homens o aroma e o esplendor da imortalidade, espargindo por toda parte com suavidade o odor das boas obras e manifestando com majestade a incorruptibilidade da eterna divindade.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 107-108. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São João Crisóstomo para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário