sábado, 30 de maio de 2020

O Espírito Santo na Liturgia: Encontro de Pastoral Litúrgica 1998

Sempre no final do mês estamos recordando em nosso blog, de maneira retrospectiva, os Encontros de Pastoral Litúrgica (ENPL) promovidos anualmente pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal. Neste mês recordamos o 24º ENPL, realizado de 27 a 31 de julho de 1998 com o tema “O Espírito Santo na Liturgia”.

Este foi o segundo ano do triênio de preparação próxima para o Grande Jubileu do ano 2000, sendo cada ano dedicado a uma das Pessoas da Santíssima Trindade: Jesus Cristo (1997), o Espírito Santo (1998) e Deus Pai (1999).

Segue o áudio de seis conferências proferidas durante o encontro:

Pe. Dr. Joaquim Carreira das Neves, OFM
Nesta primeira conferência o palestrante, passando por diversos textos do Antigo e do Novo Testamentos, reflete sobre o Espírito Santo revelado nas Sagradas Escrituras.

2ª Conferência: O Espírito Santo e a Igreja
Pe. Dr. Jacinto Farias, SCJ
Aqui o palestrante reflete sobre a presença do Espírito Santo na Igreja enquanto Espírito da verdade e Espírito da liberdade, além da síntese entre os dois: Espírito de amor.

Côn. José Ferreira
Depois das duas palestras introdutórias, aqui se entra no tema da ação do Espírito Santo na Liturgia, relacionando-a ao exercício do múnus sacerdotal de Cristo.

Pe. Dr. José António Dionísio Sousa
Nesta palestra se refletiu sobre a presença do Espírito Santo na Missa, tanto na mesa da Palavra (enfatizando sua ação na proclamação da Palavra e no silêncio) quanto na mesa da Eucaristia (enfatizando a dupla epiclese, invocação do Espírito sobre os dons do pão e do vinho e sobre a assembleia).

Côn. Dr. João da Silva Peixoto
Aqui o palestrante reflete sobre a compreensão da presença e da ação do Espírito Santo nos sacramentos em geral ao longo da história da teologia, sobretudo relacionado ao tema da eficácia sacramental.

Pe. Dr. Carlos Fernando M. Correia
Por fim, nesta última conferência reflete-se sobre a presença do Espírito Santo nos vários tempos do Ano Litúrgico: Advento-Natal, Quaresma e Páscoa (com ênfase no Pentecostes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário