domingo, 31 de agosto de 2014

A cruz peitoral

A segunda insígnia episcopal é a cruz peitoral, uma cruz de metal, com a imagem do Crucificado ou não, munida de cordão que o Bispo usa sempre ao pescoço.


O sentido da cruz peitoral é recordar que, aonde o Bispo for ele é representante de Jesus Cristo. Da mesma forma, a cruz recorda ao Bispo sua missão de anunciar o mistério da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, nela representado.

É muito difícil precisar quando a cruz tornou-se uma insígnia episcopal. Sabe-se que desde o século IV os cristãos levavam ao pescoço pequenos relicários em formato de cruz contendo trechos do Evangelho, relíquias de mártires ou mesmo relíquias da Santa Cruz. Com o tempo, esta insígnia foi passando a ser de uso exclusivo dos bispos.

Papa Francisco com sua característica cruz peitoral
O uso da cruz pelo Bispo nas celebrações litúrgicas é assim determinado pelo Cerimonial: “A cruz peitoral usa-se por baixo da casula ou da dalmática, ou por baixo do pluvial, mas por cima da mozeta” (Cerimonial dos Bispos, n. 61). Ou seja, na Missa, o Bispo usa a cruz por baixo da casula; se usa também a dalmática, por baixo desta; em celebrações solenes fora da Missa, por baixo do pluvial; e quando usa suas vestes corais, sobre a mozeta.

Sobre a questão do uso da cruz sob a casula, vemos que a prática mais comum é a contrária: a grande maioria dos Bispos usa a cruz por cima da casula. Por isso, em 16 de julho de 1997, a Congregação para o Culto Divino emitiu uma nota permitindo aos Bispos que usem a cruz tanto por baixo quanto por cima da casula. Para ler a nota, clique aqui.

Bispos com a cruz sobre a casula, como foi permitido pela Santa Sé
Quando se usa a cruz com as vestes corais, o Cerimonial dos Bispos prescreve o uso de um cordão verde com dourado para os Bispos (n. 1199) e vermelho e dourado para os Cardeais (n. 1205). O Papa, se o desejar, pode usar um cordão inteiramente dourado. O uso deste cordão, porém, só é obrigatório com as vestes corais: sem elas, pode-se usar um cordão mais simples.

A cruz é a única insígnia que não é entregue ao Bispo durante o rito de sua Ordenação. Ele a reveste antes da Missa, sob a casula.

Bispo e Cardeal  em vestes corais (notam-se os cordões)

24 comentários:

  1. os padres podem usar cruz com a batina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ordinariamente não, Weliton. Apenas os Bispos e os Abades. Um padre só pode usar as insígnias episcopais, em casos raríssimos, com permissão do Papa.

      Explicamos sobre isso aqui: http://pilulasliturgicas.blogspot.com.br/2014/08/as-insignias-episcopais.html

      Excluir
    2. Mas se for uma cruz simples?

      Excluir
    3. Mesmo uma cruz simples não seria correta. O objetivo das insígnias e paramentos é distinguir os ministros. Se um presbítero porta uma cruz, ainda que pequena, sobre a batina, poderia ser confundido com um Bispo.

      Excluir
    4. Não a Cruz Peitoral, mas um crucifixo comum sem cordão

      Excluir
  2. Somente bispos podem usar cruz ou podemos também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente bispos e abades podem usar a cruz peitoral propriamente dita. Mas nada impede que os fiéis usem uma cruz simples como devoção. Porém, não se pode usar esta cruz com paramentos litúrgicos, só com as vestes civis.

      Excluir
    2. Todos podem, mas não a Cruz Peitoral

      Excluir
  3. E para os coroinhas temos várias fotos de coroinha e acólitos que usa com seu paramento. Na iniciacao dos coroinhas tem a benção da cruz.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está previsto que coroinhas e "acólitos" usem cruz. Porém, as vestes dos coroinhas são regulamentadas pelo Bispo Diocesano. Se ele permitir em um decreto, é possível. Aqui na Arquidiocese de Curitiba, por exemplo, é proibido.

      Excluir
    2. Não pode, o "CRUCIFIXO" se o usa diariamente pode ser usado por baixo da veste

      Excluir
  4. Oi André! Já vi muitos bispos usarem a cruz presa no segundo ou terceiro botão da batina, por que isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apenas para deixar a cruz mais fixa. Presa no botão ela não fica solta diante do peito.

      Excluir
  5. A cruz do coroinha é obrigatoria e tem ser uma em especifica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está previsto que coroinhas usem uma cruz. Apenas se for uma norma específica da Diocese, aprovada pelo Bispo.

      Excluir
  6. Eu conheço vários cônegos que usam cruz peitoral. Eles podem usar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vestes dos cônegos são determinadas pelo estatuto de cada Cabido. Recentemente publicamos uma série sobre as vestes talares e corais na qual tratamos desse assunto.

      Excluir
  7. Peço esclarecimento, nem os Coroinhas e nem os Acólitos podem usar crucifixo por cima das vestes? Isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vestes dos coroinhas e dos "acólitos" são determinadas pelo Bispo de cada Diocese.
      Se o Bispo decreta que a veste dos coroinhas em sua Diocese inclui o uso de um crucifixo, então estes podem usá-lo.
      Se as normas da Diocese não indicam o uso do crucifixo, os coroinhas não podem usá-lo por cima das vestes.
      Você precisa ver quais são as normas em sua Diocese.

      Excluir
  8. Boa tarde! Se um padre é consagrado em uma Nova Comunidade/Fraternidade ele pode usar o "sinal" dessa consagração sobre a batina? Mesmo não sendo uma cruz? Ou não se pode usar nada sobre a batina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria preciso ver o que indicam os estatutos da respectiva fraternidade a respeito.

      Excluir
  9. Os Mac’s (ministros das comunidades)podem usar a Cruz peitoral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vestes e insígnias dos ministros leigos são determinadas pelo Bispo Diocesano. Você precisa ver se o uso de uma cruz por parte dos ministros é permitido ou não em sua Diocese.
      De toda forma não se trata aqui de uma cruz peitoral, insígnia própria dos Bispos e de alguns sacerdotes, como os Abades, mas sim de uma cruz ou crucifixo mais simples.

      Excluir