quinta-feira, 30 de junho de 2022

Fotos da Solenidade de São Pedro e São Paulo no Vaticano

No dia 29 de junho de 2022 o Papa Francisco presidiu a Santa Missa da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo na Basílica Vaticana, durante a qual abençoou os pálios destinados aos Arcebispos Metropolitanos nomeados durante o último ano.

O Santo Padre, assistido pelos Monsenhores Diego Giovanni Ravelli e Krzysztof Marcjanowicz, presidiu a Missa sem celebrar, conforme indicado no Cerimonial dos Bispos (nn. 175-185): revestido de pluvial, o Papa presidiu os ritos iniciais e a Liturgia da Palavra e concedeu a bênção no final da Missa.

A Liturgia Eucarística, por sua vez, foi presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, assistido pelo Monsenhor Ján Dubina.

O livreto da celebração pode ser visto aqui, incluindo a lista dos 44 Arcebispos que receberam o pálio, a maioria dos quais estava presente na celebração.

A celebração contou também com a presença de uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, presidida pelo Metropolita Job de Telmessos.


Bênção dos pálios

Liturgia da Palavra
Delegação do Patriarcado de Constantinopla

Evangelho
Homilia do Santo Padre


Apresentação das oferendas
Incensação
Oração sobre as oferendas
Consagração

Bênção
Abraço da paz entre o Papa e o Metropolita Job

Entrega do pálio aos Arcebispos




O Papa e o Metropolita rezam diante da entrada para o túmulo de São Pedro

Confira também o vídeo da celebração:


Imagens: Vatican News.

2 comentários:

  1. Caríssimo,
    Fora de lugar e fora do tempo, mas não encontro outra forma de saber se não te perguntar...
    Quinta-feira Santa, translado do Santíssimo Sacramento...
    Como se deve proceder quando se faz necessário um elevado número de cibórios, visto que a orientação cita apenas um e este coberto pelo veu umeral? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tradicionalmente, após a Comunhão se houver mais cibórios estes conservados na sacristia ou em outro lugar adequado, com a devida dignidade.
      Após a celebração, podem ser transladados para o próprio sacrário da reposição ou conservadas em outro lugar adequado.
      Por exemplo, em uma das paróquias que trabalhei conservávamos os demais cibórios em um sacrário simples de madeira na casa paroquial, que era anexa à igreja.

      Excluir