sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Santo Irineu de Lião é proclamado Doutor da Igreja

Na sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, foi publicado o Decreto através do qual o Papa Francisco concede o título de Doutor da Igreja a Santo Irineu de Lião, Bispo e Mártir.

Vitral da igreja de Santo Irineu em Lião (França)

Já em outubro de 2021, no encontro com um grupo de estudos ortodoxo-católico, Francisco havia expressado seu desejo de conceder esse título a Santo Irineu, destacando-o como Doctor unitatis, Doutor da unidade.

Irineu, com efeito, nasceu no Oriente, em torno ao ano 130, sendo discípulo de São Policarpo de Esmirna (que, por sua vez, foi discípulo do Apóstolo João). Exerceu, porém, seu ministério no Ocidente, como Bispo de Lugdunum, a atual Lyon (ou Lião), na França, onde teria sido martirizado no ano 202, durante a perseguição do Imperador Septímio Severo.

Francisco destacou, portanto, o papel de Irineu como “ponte espiritual e teológica entre cristãos orientais e ocidentais”. Além disso, ressaltou o Papa, seu próprio nome “traz impressa a palavra paz”: Ειρηναίος, em grego, significa pacificador.

Com efeito, além de seus importantes escritos condenando a heresia do gnosticismo e reafirmando a fé da Igreja (Contra as Heresias e Demonstração da Pregação Apostólica), Santo Irineu exerceu a função de mediador entre Oriente e Ocidente durante as controvérsias sobre a data da Páscoa.

Segue, pois, o breve Decreto do Papa Francisco, retomando na essência seu discurso de 07 de outubro de 2021:

Decreto do Santo Padre para a concessão do título de Doutor da Igreja a Santo Irineu de Lião

Santo Irineu de Lião, vindo do Oriente, exerceu seu ministério episcopal no Ocidente: ele foi uma ponte espiritual e teológica entre cristãos orientais e ocidentais. O seu nome, Irineu, exprime aquela paz que vem do Senhor e que reconcilia, reintegrando na unidade. Por estes motivos, depois de ter recebido o parecer da Congregação das Causas dos Santos, com a minha Autoridade Apostólica o declaro Doutor da Igreja com o título de Doctor unitatis.
Que a doutrina de tão grande Mestre possa encorajar cada vez mais o caminho de todos os discípulos do Senhor rumo à plena comunhão.

Do Vaticano, 21 de janeiro de 2022.

FRANCISCO


Sobre o título de Doutor da Igreja

Atualmente 37 santos que se destacaram por sua doutrina integram o insigne grupo dos “Doutores da Igreja”.

Em 1298 o Bonifácio VIII concedeu o título aos “Quatro Grandes Doutores do Ocidente”: Agostinho, Ambrósio, Gregório Magno e Jerônimo. Três séculos depois, em 1568, o Papa Pio V acrescentaria os “Quatro Grandes Doutores do Oriente”: Atanásio, Basílio Magno, Gregório Nazianzeno e João Crisóstomo.

Nos séculos seguintes os Papas concederiam esse título a outros tantos homens e mulheres do Oriente e do Ocidente que, ao longo de toda a história da Igreja, foram um exemplo de santidade de vida e de sabedoria.

Antes de Irineu, o último santo a receber o título de Doutor da Igreja havia sido São Gregório de Narek, Abade, em 2015.

Para acessar nossa postagem com todas as celebrações dos Doutores da Igreja, clique aqui.

Alguns Doutores da Igreja recebem um particular título, que descreve o seu campo de atuação. Por exemplo, Santo Agostinho é referido como Doctor gratiae (Doutor da Graça) e Santo Tomás de Aquino como Doctor angelicus (Doutor Angélico). Assim, em seu Decreto o Papa Francisco especifica Santo Irineu como Doctor unitatis (Doutor da unidade).

Uma vez que a doutrina dos Doutores é proposta a toda a Igreja, sua celebração sempre é inscrita no Calendário Romano Geral. No caso de Santo Irineu, sua celebração já consta como Memória obrigatória no dia 28 de junho, com a eucologia menor própria (oração do dia, oração sobre as oferendas e oração após a Comunhão; cf. Missal Romano, p. 603). O Prefácio, por sua vez, pode ser tanto dos Mártires (p. 453) como o dos Pastores (p. 454).

Oração:
Ó Deus, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém (Missal Romano, p. 603).

Mosaico de Santo Irineu
Capela da Nunciatura Apostólica em Paris (França)

Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário