terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Homilia do Papa: Festa do Batismo do Senhor

Festa do Batismo do Senhor
Celebração da Santa Missa e Batismo de algumas crianças
Homilia do Papa Francisco
Capela Sistina
Domingo, 09 de janeiro de 2022

Hoje nós comemoramos o Batismo do Senhor. Há um hino litúrgico muito bonito, para a festa de hoje, que diz que o povo de Israel ia ao Jordão “com os pés descalços e a alma descalça”, isto é, uma alma que desejava ser banhada por Deus, que não tinha nenhuma riqueza, que tinha necessidade de Deus. Essas crianças hoje vêm aqui também elas com “a alma descalça” para receber a justificação de Deus, a força de Jesus, a força de ir avante na vida. Vêm para receber a identidade cristã. É isto, simplesmente. Os vossos filhos receberão hoje a identidade cristã. E vós, pais e padrinhos deveis guardar esta identidade. Esta é a vossa tarefa durante a vossa vida: guardar a identidade cristã dos vossos filhos. É um compromisso para todos os dias: fazê-los crescer com a luz que hoje receberão. Queria dizer-vos apenas isto, esta é a mensagem de hoje: guardar a identidade cristã que vós trouxestes hoje os vossos filhos para receber.
Esta cerimônia é um pouco longa, e as crianças se sentem estranhas aqui, em um ambiente que não conhecem. Por favor, são elas as protagonistas: fazei de modo que elas não sintam muito calor, que se sintam confortáveis... E se tiverem fome, amamentai-as tranquilamente aqui, diante do Senhor, não há problema. E se chorarem, deixai-as gritar, porque elas têm um espírito de comunidade, digamos um “espírito de grupo”, um espírito de conjunto, e basta que uma comece  - porque todas são músicas - e logo vem a orquestra! Deixai-as chorar tranquilas, que se sintam livres. Mas que não sintam muito calor e, se têm fome, que não passem fome.
E assim, com esta paz, vamos em frente nesta cerimônia. E não esqueçais: receberão a identidade cristã e sua tarefa será guardar esta identidade cristã. Obrigado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário