quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Inauguração da Torre da Virgem Maria na Basílica da Sagrada Família

No dia 08 de dezembro de 2021, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, foi inaugurada a Torre da Virgem Maria na Basílica da Sagrada Família em Barcelona (Espanha).

O ambicioso projeto do “Templo Expiatório da Sagrada Família”, realizado pelo grande arquiteto Antoni Gaudí (†1926), prevê 18 torres: 12 em honra dos Apóstolos (das quais já foram realizadas 8), 4 em honra dos Evangelistas, uma honra da Virgem Maria  e uma honra de Cristo, a maior de todas.


Por ocasião da inauguração da torre da Virgem Maria, encimada por uma grande estrela de 12 pontas, o Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo à Arquidiocese de Barcelona, que reproduzimos a seguir:

Papa Francisco
Mensagem por ocasião da inauguração da Torre da Virgem Maria da Basílica da Sagrada Família
08 de dezembro de 2021

Queridos irmãos e irmãs que peregrinam na Arquidiocese de Barcelona: Paz e bem!

Com esta cordial saudação franciscana, me uno a todos vós desde Roma neste momento no qual se acende a estrela da torre da Virgem Maria na Basílica da Sagrada Família.

Também quero fazer chegar minha saudação de modo especial aos mais pobres dessa grande cidade, aos enfermos, aos afetados pela pandemia do Covid-19, aos idosos, aos jovens que por diversas situações veem comprometido seu futuro, às pessoas que estão vivendo momentos de provação. Queridos amigos, para todos vós brilha hoje a estrela da torre de Maria.

Junto a meus irmãos - o Arcebispo, Cardeal Juan José Omella, e seus três Bispos Auxiliares - vós “caminhais juntos”, isto é, sinodalmente, tanto os fiéis leigos - crianças, adolescentes, jovens e adultos -, como os membros da vida consagrada, os seminaristas, os diáconos e sacerdotes. Neste caminho sinodal vos ilumina desde hoje esta estrela, que o grande arquiteto Antoni Gaudí sonhou que coroaria a torre da Virgem Maria.

Maria é, de fato, a “Estrela da nova evangelização”. Por isso, elevando nossos olhos à estrela que coroa a torre, vos convido a contemplar nossa Mãe, «porque cada vez que olhamos para Maria voltamos a acreditar na força revolucionário da ternura e do afeto» (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 288).

Hoje celebramos a solenidade de Maria Imaculada. Ela sim que é uma obra prima! Em perfeita harmonia com o desígnio de Deus para ela, a Virgem Maria tornou-se a mais santa, humilde, dócil e transparente diante de Deus. Gaudí quis que este mistério coroasse o portal da fé - o primeiro que construiu - para que, ao recitar a oração à Santíssima Trindade, que reescreve por toda a Basílica, aprendêssemos a ser, como Maria, templo deste mistério, e dar culto a Deus em espírito e em verdade.

Evangelho de São Lucas se refere a ela, com efeito, como a «cheia de graça» (Lc 1,28). Também nós nos dirigimos a ela desse modo em cada “Ave Maria” que rezamos, sentindo sempre sua presença materna e afetuosa. Ela está cheia da presença de Deus, que se fez carne em seu seio. Por isso, Gaudí também a coloca no centro do portal da caridade, oferecendo-nos o Menino Deus sob o olhar atento de São José, para que entremos em sua igreja inflamados de amor a Deus e aos homens.


Animo-vos a que também vós sigais o exemplo da Virgem Maria com gestos diários de amor e de serviço. A beleza imaculada de nossa Mãe é inimitável. E, ao mesmo tempo, nos atrai. Que esta estrela, que brilha a partir de hoje, vos ilumine para que, percorrendo as contas do rosário, digais “sim” de uma vez por todas à graça do Senhor e um decisivo “não” ao pecado. Rezando com Maria, meditamos os mistérios da vida de Jesus, mas também discernimos o caminho que Ele nos indica e recebemos a força para rejeitar as tentações da violência ou do benefício imediato.

Também eu me uno às vossas orações que, como inumeráveis rosas, se apresentam aos pés de Maria nesta bela Basílica. Rezo para que cada um de vós faça com que Barcelona seja mais habitável e acolhedora para todos. Confio de maneira especial àquelas pessoas com desempenham cargos de maior responsabilidade: que a Virgem Maria lhes obtenha sabedoria, prontidão no serviço e amplitude de visão.

Que Santa Maria vele com sua estrela luminosa pelas famílias. Ela, formando a Sagrada Família de Nazaré junto com o Menino Jesus e São José, viveu situações semelhantes às de tantas famílias como as vossas. Gaudí o representou no portal da esperança, expressando com o rosto dos trabalhadores os sofrimentos e as dificuldades que os punham em comunhão com os que a Sagrada Família sofreu: o desterro ao Egito de tantos pobres que buscam um futuro melhor ou fogem do mal; a morte de tantos inocentes que se unem aos de Belém. Que a Virgem Maria vele por seus lares, por suas escolas, universidades, locais de trabalho, comércios, hospitais, prisões. Percorrendo a coroa das dores da Virgem não deixem de rezar pelos pobres, pelos excluídos, porque eles estão no coração de Deus. E tantas vezes nós somos responsáveis por sua pobreza e exclusão. Aproveitemos para examinarmo-nos, quanta responsabilidade temos nisso.

Que esta estrela acesa da torre da Virgem Maria também vos ilumine para seguir dando vida ao Plano Pastoral Diocesano, irradiando por toda parte a alegria do Evangelho. Que a partir do encontro com Cristo cresçais em fraternidade, no anuncio da Boa Nova do Evangelho aos jovens, na acolhida aos pobres e marginalizados, a partir do discernimento próprio de quem tem o ouvido muito fino para saber escutar o Espírito e um coração totalmente disposto para cumprir o que Ele nos pede. Não vos esqueçais da árvore, não vos esqueçais dos idosos. Uma árvore sem raízes não cresce, não floresce. Não descartemos os idosos, eles não são material descartável, são memória viva. Deles vêm a seiva que faz tudo crescer. Ajudemos o diálogo entre jovens e idosos, para que seja transmitida essa sabedoria que os fará crescer e florescer.

Que Deus vos abençoe e que a Virgem Santa, nossa Mãe Imaculada, cuide de vós. E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim. Obrigado.


Tradução livre nossa a partir do original espanhol divulgado no site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário