terça-feira, 30 de junho de 2020

Jesus Cristo na Liturgia: Encontro de Pastoral Litúrgica 1997

Dando sequência à nossa série de postagens sobre os Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica (ENPL), promovidos anualmente pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, gostaríamos de recordar neste mês o 23º ENPL, que aconteceu de 28 de julho a 01 de agosto de 1997, com o tema “Jesus Cristo na Liturgia”.

Este tema estava em sintonia com o primeiro ano do triênio de preparação próxima ao Grande Jubileu do ano 2000, sendo cada ano dedicado a uma das Pessoas da Santíssima Trindade: Jesus Cristo em 1997, o Espírito Santo em 1998 e Deus Pai em 1999.

Segue o áudio de seis conferências proferidas durante este encontro:

1ª Conferência: O Jubileu do Ano 2000
Pe. Dr. Joaquim Carreira das Neves
Nesta primeira conferência o palestrante reflete sobre o jubileu bíblico (Antigo Testamento) e sobre o “ano da graça do Senhor” proclamado por Cristo (Novo Testamento).

Dra. Maria Manuela Dias de Carvalho
Ao refletir sobre Cristo como único Salvador do mundo, a palestrantes faz uma síntese da cristologia no “ano de Jesus Cristo” em preparação ao Jubileu do ano 2000.

Pe. Dr. Luís Manuel Pereira da Silva
Depois das duas palestras introdutórias, aqui se entra no tema da presença de Cristo na Liturgia, entendida como atualização do seu Mistério Pascal.

D. Manuel Pelino Domingues
Partindo da história da Iniciação Cristã, o palestrante reflete sobre a centralidade da fé em Cristo e da pertença à Igreja nos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia.

Pe. Dr. Manuel Joaquim F. da Costa
Nesta conferência o palestrante apresenta o mistério de Cristo celebrado no Ano Litúrgico, tanto pelo Lecionário (leituras) quanto pelo Missal (orações).

Côn. José Ferreira
Por fim, nesta última conferência se considera a dimensão trinitária e doxológica da Liturgia: oração por Cristo, no Espírito Santo, ao Pai.


Fonte: Secretariado Nacional de Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário