quinta-feira, 30 de abril de 2020

Deus Pai na Liturgia: Encontro de Pastoral Litúrgica 1999

Continuando nossa série de postagens retrospectivas dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica (ENPL), promovidos anualmente pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, apresentamos neste mês o 25º ENPL, que aconteceu de 26 a 30 de julho de 1999, com o tema “Deus Pai na Liturgia”.
                                          
A escolha do tema estava em sintonia com o triênio preparatório ao Grande Jubileu do ano 2000. O Papa João Paulo II convocou um ano dedicado a cada uma das Pessoas da Trindade como preparação próxima ao Jubileu: o ano de Jesus Cristo (1997), o ano do Espírito Santo (1998) e o ano de Deus Pai (1999).

Infelizmente foram divulgados os áudios de apenas três conferências deste encontro:

Pe. Dr. José de Leão Cordeiro
Sobretudo à luz da Palavra de Deus e da história, nesta primeira conferência o palestrante reflete sobre o amor e a misericórdia do Pai manifestados no sacramento da Reconciliação.
                 
Pe. Dr. Carlos Fernando M. Correia
Percorrendo os seus diversos tempos (Advento-Natal, Quaresma, Páscoa, Tempo Comum), o palestrante reflete sobre a presença do Pai no Ano Litúrgico, particularmente nas orações a Ele dirigidas.

Pe. Dr. Manuel Joaquim F. da Costa
Por fim, nesta última conferência, como o título já indica, o palestra reflete sobre a Liturgia das Horas como oração de louvor da Igreja dirigida ao Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário