segunda-feira, 30 de março de 2020

Jubileu e Liturgia: Encontro de Pastoral Litúrgica 2000

Em nossa série de postagens sobre os Encontros de Pastoral Litúrgica (ENPL) promovidos pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, apresentamos neste mês o 26º ENPL, que aconteceu de 24 a 28 de julho de 2000, com o tema “O Jubileu da Encarnação na Liturgia da Igreja”.

O tema escolhido insere-se naturalmente no contexto do Grande Jubileu do ano 2000, convocado pelo Papa João Paulo II para celebrar os dois mil anos da Encarnação do Verbo e para introduzir a Igreja no terceiro milênio da era cristã.

Seguem os áudios de quatro conferências do Encontro:

Pe. Dr. Mário Tavares de Oliveira
Nesta primeira conferência o palestrante reflete sobre a dimensão trinitária do Jubileu da Encarnação, proposta pelo Papa João Paulo II na Carta Apostólica Tertio Millennio Adveniente.

Côn. José Ferreira
Partindo do conceito de mistério como manifestação de Deus, o palestrante reflete sobre as manifestações de Deus na história da salvação à luz das leituras da Vigília Pascal, culminando na Encarnação do Filho.

Pe. Dr. Luís Manuel Pereira da Silva
À luz do ano jubilar, o palestrante reflete aqui sobre a centralidade do domingo como o “dia do Senhor”, o “primeiro” e o “oitavo” dia, resgatando os testemunhos da Sagrada Escritura e da Tradição da Igreja.

Pe. Dr. Manuel Joaquim F. da Costa
Por fim, nesta última conferência o palestrante reflete sobre a estreita relação entre o ano jubilar e a piedade popular, desde as suas origens, sobretudo no que se refere à peregrinação, e sua relação com o ano litúrgico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário