sexta-feira, 31 de maio de 2019

A viagem do Papa à Romênia


Entre os dias 31 de maio e 02 de junho de 2019 o Papa Francisco realiza sua 30ª Viagem Apostólica fora da Itália e 12ª viagem na Europa, com destino à Romênia.


A viagem de Francisco acontece 20 anos após a visita de João Paulo II entre 07 e 09 de maio de 1999. Na ocasião, o Papa polonês foi recebido pelo então Patriarca Ortodoxo Romeno, Teoctist, e pelos gritos dos fiéis no final da Missa em Bucareste, que pediam: “Unitate! Unitate!” (Unidade! Unidade!).

Papa João Paulo II e Patriarca Teoctist
A maioria dos romenos (cerca de 86%) pertence à Igreja Ortodoxa Romena, um dos 14 Patriarcados Ortodoxos, atualmente sob a guia do Patriarca Daniel. O lema da visita de Francisco recorda justamente este alcance ecumênico da viagem: “Să mergem împreună” (Caminhemos juntos).

Além disso, há no país uma das mais importantes igrejas católicas orientais, com cerca de 500 mil fiéis: a Igreja Greco-Católica Romena, guiada por seu Arcebispo-Maior, Cardeal Lucian Mureşan.

Programa da viagem:

Dia 31 de maio (sexta-feira):
Pela manhã o Papa chega ao Aeroporto da capital romena, Bucareste, de onde dirige-se ao Palácio Presidencial para o encontro com as autoridades civis e o corpo diplomático.
Na parte da tarde acontece o encontro com o Patriarca Daniel na sede do Patriarcado, seguida da visita à nova Catedral Ortodoxa, para a construção da qual o próprio João Paulo II contribuiu financeiramente (cf. aqui o Discurso do Papa e as Fotos da visita à Catedral).
Os compromissos do dia se concluem com a celebração da Santa Missa da Festa da Visitação da Virgem Maria na Catedral Católica de São José (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da Missa).

Dia 01 de junho (sábado):
No segundo dia da viagem o Papa dirige-se à cidade de Miercurea-Ciuc, onde celebra a Santa Missa votiva de Maria Mãe da Igreja no Santuário Mariano de Sumuleu-Ciuc (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da Missa).
Na parte da tarde Francisco se desloca à cidade de Iasi, onde visita a Catedral de Santa Maria Rainha e encontra-se com os jovens e as famílias. No fim da tarde, retorna a Bucareste.

Celebração no Santuário de Sumuleu-Ciuc
Dia 02 de junho (domingo):
O último dia da viagem começa com a partida do Papa para a cidade de Blaj, onde presidirá uma Divina Liturgia em Rito Bizantino com o rito da Beatificação de sete Bispos Grego-Católicos Romenos que foram mártires durante a perseguição do regime comunista no país: Valeriu Traian Frențiu, Vasile Aftenie, Ioan Suciu, Tit Liviu Chinezu, Ioan Bălan, Alexandru Rusu e Iuliu Hossu.
Será a primeira vez durante seu pontificado que Francisco preside uma Divina Liturgia em rito oriental. (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da Divina Liturgia).
Na parte da tarde deste domingo o Papa encontra-se ainda com a comunidade cigana de Blaj, antes de retornar a Roma.

Alguns dados da Igreja Católica na Romênia:

Número de católicos: 1.445.000 (7,4% da população)
Dioceses: 13
Paróquias: 2.031

Bispos: 18
Sacerdotes diocesanos: 1.792
Sacerdotes religiosos: 265
Diáconos permanentes: 04
Religiosos (as): 1.142
Seminaristas: 2.855

Escolas católicas: 94 (9.894 estudantes)
Universidades católicas: 07 (894 estudantes)

Hospitais e ambulatórios: 57
Asilos: 34
Orfanatos: 35
Outras instituições sociais: 53

Com informações do site da Santa Sé. O Missal para a Viagem Apostólica pode ser visto aqui.

Confira também um vídeo com algumas imagens da viagem de João Paulo II à Romênia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário