No último dia 22 de abril, Segunda-feira da Semana Santa no calendário juliano, o Patriarca Kirill da Igreja Ortodoxa Russa dirigiu-se ao Mosteiro Donskoy em Moscou, onde presidiu o rito de preparação do Santo Myron (o equivalente ao óleo do crisma no Rito Romano), a ser consagrado na Quinta-feira Santa.
Diferentemente do óleo do crisma, o myron só pode ser consagrado pelo Patriarca, e não por todos os Bispos. Além disto, esta consagração não acontece todos os anos, mas apenas a cada dois ou três anos, conforme a necessidade de cada igreja (a última havia acontecido em 2017).
A preparação do myron inclui a mistura do óleo com água, vinho e perfume, depositada em um grande caldeirão e fervida até a Quinta-feira.
Durante estes dias, os monges revezam-se para ler os quatro evangelhos na íntegra diante do caldeirão. O Patriarca inicia a leitura do Evangelho de Mateus e depois os monges continuam. Assim, o myron recebe do Evangelho a força de santificar.
Mosteiro de Donskoy
À frente, recipiente com água benta e Evangeliário; ao fundo, os vasos de óleo
Início do rito
Incensação
Bênção da água
Óleo é derramado no caldeirão
Patriarca acende o fogo
Confira também o vídeo da cerimônia, que compreende ainda a Liturgia dos Pré-Santificados celebrada pelo Patriarca no Mosteiro (O rito de preparação do myron começa às 1h37min):
Nenhum comentário:
Postar um comentário