terça-feira, 23 de abril de 2019

Homilia do Papa: Missa da Ceia do Senhor 2019

Santa Missa in Coena Domini
Homilia do Papa Francisco
Centro Penitenciário de Velletri (Roma)
Quinta-feira Santa, 18 de abril de 2019

Saúdo-vos a todos e vos agradeço pela acolhida.
Recebi uma bela carta, há alguns dias, de alguns de vós que hoje não estão aqui, mas que disseram coisas tão belas e agradeço por aquilo que escreveram.
Nesta oração estou muito unido a todos: àqueles que estão aqui e àqueles que não estão.

Escutamos que coisa fez Jesus. É interessante. Diz o Evangelho: “Sabendo Jesus que o Pai havia colocado tudo em suas mãos”, ou seja, Jesus tinha todo o poder, todo. E depois começa a fazer este gesto de lavar os pés. É um gesto que faziam os escravos naquele tempo, porque não havia asfalto nas estradas e as pessoas, quando chegavam, tinham a poeira nos pés; quando se chegava em uma casa para uma visita ou para uma refeição, havia o escravo que lavava os pés. E Jesus faz este gesto: lava os pés. Faz um gesto de escravo: Ele, que tinha todo o poder, Ele, que era o Senhor, faz o gesto do escravo. E depois aconselha a todos: “Fazei este gesto também entre vós”. Isto é, servi uns aos outros, sede irmãos no serviço, não na ambição, como de quem domina o outro ou de quem pisa no outro, sede irmãos no serviço. Tu tens necessidade de qualquer coisa, de um serviço? Eu te faço. Isto é fraternidade. A fraternidade é humilde, sempre: está a serviço. E eu farei este gesto – a Igreja quer que o Bispo o faça todos os anos, uma vez ao ano, pelo menos na Quinta-feira Santa – para imitar o gesto de Jesus e também para fazer o bem com o exemplo também a si mesmo, porque o Bispo não é o mais importante, mas deve ser o mais servidor. E cada um de nós deve ser servidor dos outros.

Esta é a regra de Jesus e a regra do Evangelho: a regra do serviço, não do dominar, do fazer mal, do humilhar os outros. Serviço! Uma vez, quando os Apóstolos brigavam entre si, discutindo “quem era o mais importante”, Jesus toma uma criança e diz: “A criança. Se o vosso coração não é um coração de criança, não sois meus discípulos”. Coração de criança, simples, humilde, servidor. E ali acrescenta uma coisa interessante que podemos relacionar com este gesto de hoje. Diz: “Estai atentos: os chefes das nações dominam... mas entre vós não deve ser assim. O maior deve servir o menor. Aquele que se sente maior, deve ser servidor”. Todos nós devemos ser servidores. É verdade que na vida temos problemas: brigamos entre nós... mas isto deve ser uma coisa que passa, uma coisa passageira, porque no nosso coração deve sempre haver este amor de servir o outro, de estar a serviço do outro.

Que este gesto que hoje farei seja para todos nós um gesto que nos ajude a ser mais servidores uns dos outros, mais amigos, mais irmãos no serviço. Com estes sentimentos, continuemos a celebração com o Lava-pés.


(Tradução nossa a partir do original italiano divulgado pela Santa Sé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário