quarta-feira, 5 de abril de 2017

Missas de Nossa Senhora: Maria, discípula do Senhor

10. Santa Maria, Discípula do Senhor
(Para o tempo da Quaresma)

Introdução
Durante o tempo da Quaresma, os cristãos são chamados a recordar a graça que receberam no Batismo através da escuta frequente da Palavra de Deus e da oração (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 109). Em uma palavra, a Quaresma é o tempo por excelência para renovarmos nosso identidade de discípulos de Cristo.
Portanto, a celebração da Virgem Maria na Quaresma recorda que ela é modelo de discípula que guarda fielmente a Palavra da vida, como reza a coleta. Maria não foi apenas Mãe de Cristo, mas também sua “primeira e perfeitíssima discípula” (Paulo VI, Exortação Marialis Cultus, n. 35). Nas palavras de Santo Agostinho, “valeu mais a Maria ter sido discípula de Cristo do que Mãe de Cristo” (Sermão 25).
As orações e leituras da Missa destacam a centralidade da Palavra de Deus na vida de Maria e na vida dos discípulo. Pede-se reiteradas vezes a Deus a graça de acolher sempre a sua Palavra, ao mesmo tempo em que se exorta aos fiéis colocá-la em prática, à exemplo de Maria.
Embora a Introdução não indique, é razoável supor que, de maneira análoga à Missa de Santa Maria de Nazaré, este formulário possa celebrar-se também no Tempo Comum, recordando a identidade de Maria como discípula e ouvinte da Palavra de Deus.

Antífona de entrada
Bendita és tu Maria, que, ao receberes o anúncio do anjo,
Te tornaste Mãe do verbo divino!
Bendita és tu que, meditando em silêncio as palavras celestes,
Te tornaste discípula do Verbo divino!

Oração do dia
Senhor nosso Deus, que na santíssima Virgem Maria nos destes o modelo do discípulo que guarda fielmente a Palavra da vida. Abri, vos pedimos, nossos corações para receber a Palavra da salvação. Que pelo poder do Espírito Santo, ela ressoe cada dia em nós e produza abundantes frutos em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*
Olhai propício, Senhor, para os dons que vos apresentamos com alegria em memória da santíssima Virgem, mãe e discípula do vosso Filho. Concedei que alcancemos por ela a graça e a sabedoria que por nossas forças não podemos alcançar. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, por Cristo Senhor nosso. A sua Mãe, a gloriosa Virgem Maria, com razão é proclamada bem-aventurada, porque concebeu o vosso Filho em seu seio imaculado. Mas, com maior razão é proclamada ditosa, porque, tornando-se discípula do Verbo encarnado, buscou sempre a vossa vontade e a cumpriu fielmente. Por isso, com a multidão dos anjos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Lc 11,28)
Felizes os que ouvem a Palavra de Deus
e a põem em prática.

Oração após a Comunhão*
Senhor, que nos encheis de alegria com os vossos sacramentos, humildemente vos pedimos que, seguindo os exemplos da santíssima Virgem, sejamos verdadeiros discípulos de Cristo que ouvem solícitos sua Palavra e fielmente a põem em prática. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: Eclo 51,13-22 (“Procurei abertamente a sabedoria”)
Salmo: Sl 118,8-9.10-11.15 (R: Jo 6,63)
Evangelho: Lc 2,41-52 (“Sua mãe conservava no coração todas estas coisas”) ou Mt 12,46-50 (“Todo aquele que faz a vontade do Pai”)

*Nas orações sobre as oferendas e após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, nn. 77 e 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 50-53.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 73-75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário