quarta-feira, 5 de abril de 2017

Missas de Nossa Senhora: Maria junto à Cruz I

11. Bem-aventurada Virgem Maria junto à Cruz do Senhor (I)
(Para o tempo da Quaresma)

Introdução
Na Quaresma a piedade dos fieis volta-se espontaneamente para o mistério da Paixão de Cristo. Portanto, as Missas de Nossa Senhora no Tempo da Quaresma contemplam sobretudo a participação da Virgem Maria neste mistério.
Este primeiro formulário é retirado do Próprio das Missas da Ordem dos Servos da Bem-aventurada Virgem Maria (Servitas). Esta ordem, fundada em 1223, tem como carisma promover a devoção a Nossa Senhora das Dores, devoção esta diretamente ligada ao mistério da Paixão.
Os textos desta Missa recordam a participação dos membros de Cristo em seu sofrimento, como recorda a Carta aos Colossenses (Cl 1,24), recordada na coleta e na antífona da Comunhão. Se os membros do Corpo de Cristo, isto é, a Igreja estão unidos à sua Paixão, de modo eminente está a sua Mãe.
Maria é invocada como “servidora da redenção” (oração sobre as oferendas), como “modelo da Igreja esposa” unida ao seu Esposo (Prefácio), como “Mãe de Sião” (Prefácio), pois aos pés da cruz ela é confiada como Mãe da nova Sião, a Igreja.
Mas talvez a referência mais eloquente a Maria seja como a “nova Eva” (Prefácio). Assim como Eva, junto ao primeiro madeiro, contribuiu para a morte, Maria junto ao madeiro da cruz, contribui para a vida.

Antífona de entrada (Jo 19,25)
Junto à cruz de Jesus estavam a sua Mãe,
a irmã de sua Mãe, Maria de Cleofas, e Maria Madalena.

Oração do dia
Ó Deus, que completais, por misterioso desígnio, a paixão do vosso Filho em seus membros atormentados por inúmeras angústias da vida, concedei, vos pedimos, que assim como quisestes que a Mãe dolorosa estivesse junto a vosso Filho morrendo na cruz, assim também nós, à imitação da Virgem Maria, assistamos sempre, com a nossa caridade e conforto, os irmãos que sofrem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*
Aceitai com bondade, Senhor, as oferendas de vossa família, e transformai-as em sacramento da redenção humana, da qual a Virgem Maria, no altar da cruz, foi generosa servidora. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, por Cristo Senhor nosso. Por desígnio da vossa providência quiseste que junto da cruz estivesse fielmente, em pé, a Mãe do vosso Filho, dando cumprimento às antigas figuras e oferecendo novos exemplos de vida. Ao pé da cruz, ela é a Virgem santa que resplandece como nova Eva, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, assim também outra mulher contribuísse para a vida. Ao pé da cruz, ela é a verdadeira Mãe de Sião, que acolhe com amor materno os homens dispersos, reunidos pela morte de Cristo. Ao pé da cruz, ela é modelo da Igreja esposa, que contemplando a fortaleza da Virgem Maria, guarda total fidelidade ao Esposo, sem temer as ameaças nem sucumbir nas perseguições. Por isso, com a multidão dos anjos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Cl 1,24)
Completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, em favor da Igreja que é seu corpo.

Oração após a Comunhão*
Tendo recebido o penhor da salvação, nós vos pedimos Senhor, que a plenitude do Espírito Consolador presente em vossa Igreja que, pelo sacrifício da cruz, com a Mãe compadecida, Cristo Sumo Sacerdote nos mereceu, transborde com largueza em todos os povos. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: Rm 8,31b-39 (“Nem a morte... poderá nos separar do amor de Deus”)
Salmo: Sl 17,2-3.5-6.7.19-20 (R: 7a)
Evangelho: Jo 19,25-27 (“Perto da cruz de Jesus estava em pé a sua Mãe”)

*Nas orações sobre as oferendas e após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, nn. 77 e 89. A oração após a Comunhão, além disso, possui duas frases invertidas, que na sequência que foram apresentadas tornavam a oração sem sentido.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 54-56.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 77-80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário