12. Bem-aventurada Virgem Maria junto à
Cruz do Senhor (II)
(Para o tempo da Quaresma)
Introdução
Assim como o formulário anterior, esta Missa é tomada do Próprio das Missas da Ordem dos
Servos da Bem-aventurada Virgem Maria (Servitas) e celebra a participação de
Maria no mistério da Paixão, isto é, “as dores de Maria unida ao sacrifício do
Filho” (oração após a Comunhão).
As orações
recordam várias vezes que foi por desígnio de Deus que a Virgem se fez presente
junto à cruz, para que “junto à cruz do novo Adão estivesse a nova Eva”
(Prefácio).
A Virgem Maria é
invocada nesta Missa como “companheira” da Paixão do seu Filho (Prefácio).
Celebra-se, pois, a “com-paixão” de Maria, isto é, o seu sofrer junto com
Jesus. A antífona da comunhão chega a exaltá-la como “mártir”.
Digno de nota é
o paralelo que o Prefácio faz com o nascimento de Jesus, ao dizer que as dores
que Maria não sofreu ao dar à luz o seu Filho, as sentiu aos pés da cruz. Esta
oração reforçaria a tese de um nascimento miraculoso de Jesus, no qual Maria
não sentiu dores. Contudo, trata-se aqui de uma opinião teológica, e não de um
dogma de fé.
Antífona de entrada (Lc 2,34-35)
Disse Simeão a
Maria:
Eis que este
menino está destinado à ruína
e ao
reerguimento de muitos em Israel:
Ele deve ser
sinal de contradição,
e uma espada
transpassará a tua alma.
Oração do dia
Ó Deus de
misericórdia, que para resgatar o gênero humano, decaído pela astúcia do
demônio, associastes à paixão do vosso Filho as dores de sua Mãe, concedei ao
vosso povo que, tendo renunciado à antiga herança do pecado, se revista da vida
nova restaurada por Jesus Cristo. Que convosco vive e reina na unidade do
Espírito Santo.
Ou:
Ó Deus, que
junto de vosso Filho pendente da cruz quisestes que estivesse sua Mãe,
participando dos seus sofrimentos, conservai na vossa família os frutos da
redenção e fazei que eles aumentem sempre mais para a glória do vosso nome. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Oração sobre as oferendas*
Senhor, nós vos
pedimos, aceitai estes nossos dons e transformai-os com o fogo do Espírito
Santo, para que no sacrifício do altar, ao qual se une a Virgem Maria, sejam
perdoados os nossos pecados e abertas para nós as portas do céu. Por Cristo,
nosso Senhor.
Prefácio
Na verdade, Pai
santo, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa
salvação dar-vos glória, por Cristo Senhor nosso. Para renovar o gênero humano
quisestes, na vossa sabedoria, que junto à cruz do novo Adão estivesse a nova
Eva, a fim de que ela, que pela virtude do Espírito Santo foi sua Mãe, por novo
dom de vossa bondade fosse companheira da sua paixão, e as dores que não sofreu
ao dar à luz o Filho as sentisse cruelmente ao fazer-nos renascer para vós. Por
isso, com a multidão dos anjos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) a
uma só voz:
Antífona de Comunhão
Bendita sejais,
ó Virgem Maria,
que sem morrer
merecestes a coroa do martírio
junto à cruz do
Senhor.
Ou: (1Pd 4,13)
Alegrai-vos se
participardes nos sofrimentos de Cristo,
porque será
plena a vossa alegria, quando se manifestar a sua glória.
Oração após a Comunhão**
Guardai, Senhor,
os vossos servos que saciastes com os sacramentos pascais ao recordarem as
dores da Virgem Maria, unida ao sacrifício do seu Filho, e concedei-nos que
tomando a cruz todos os dias mereçamos participar da ressurreição de Cristo.
Que convosco vive e reina para sempre.
Leitura: 2Mb 7,1.20-29 (“Tudo suportou
valorosamente por causa da esperança que depositou no Senhor”)
Salmo: Sl 17,2-3.5-6.7.19-20 (R: 7a)
Evangelho: Jo 19,25-27 (“Perto da cruz
de Jesus estava em pé a sua Mãe”)
*Na oração sobre as oferendas a Coletânea
apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão
é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”,
como indica a IGMR, n. 77.
** Na oração após a Comunhão a Coletânea
apresenta a conclusão “Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”.
Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que
vive e reina para sempre.”, como indica a IGMR, n. 89.
Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora.
Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 59-62.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB:
Brasília, 2016, pp. 81-84.
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