quinta-feira, 6 de abril de 2017

Missas de Nossa Senhora: Recomendação de Maria

13. Recomendação da Bem-aventurada Virgem Maria
(Para o tempo da Quaresma)

Introdução
Esta Missa celebra as palavras de Jesus na cruz: “Este é o teu filho.. Esta é a tua mãe” (Jo 19,26-27). Trata-se de um “sagrado testamento” do Senhor, como nos diz o Prefácio da Missa, pelo qual Ele recomenda, isto é, entrega a Virgem Maria como Mãe a todos os seus discípulos.
Trata-se, na verdade, de uma dupla recomendação ou herança: herança de Maria, que nos recebe como filhos; e nossa herança, de todos os fiéis, que a recebemos por Mãe. Na cruz Cristo deu-nos tudo: deu-nos inclusive “seu amor para com a Mãe” (oração sobre as oferendas). E através dessa dupla herança, estabelece-se entre a Mãe e seus filhos adotivos um “estreito vínculo de amor”.
Merece destaque nas orações desta Missa o belíssimo Prefácio, que resume de maneira magistral esta dupla entrega. O Prefácio nos exorta a acolher Maria como “preciosa herança do Mestre”, ela que nos recebe como filhos no Filho. Ela será sempre a Mãe dos que creem, se nela buscarmos refúgio. Ela sempre nos amará e nós dela aprenderemos a ouvir os ensinamentos do Filho.

Antífona de entrada (Sl 112/113, 4.9)
O Senhor eleva-se sobre todos os povos,
a sua glória está acima dos céus.
Na Igreja Ele deu um lugar à Virgem Maria,
Como ditosa Mãe de muitos filhos.

Oração do dia
Senhor, Pai santo, que realizastes no mistério pascal a salvação do gênero humano, concedei que sejamos contados entre os vossos filhos adotivos que Jesus Cristo, ao morrer na cruz, confiou à Virgem Maria, sua Mãe. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*
Recebei, Senhor, estes dons que vos oferecemos com alegria, para que se convertam no Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pregado na cruz, na pessoa de João confiou à Virgem Maria como filhos todos os seus discípulos e os constituiu herdeiros do seu amor para com a Mãe. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, por Cristo Senhor nosso. Junto à cruz de Jesus, por seu sagrado testamento, entre a santíssima Virgem e os fiéis discípulos se estabelece estreito vínculo de amor: ela é recomendada como Mãe aos discípulos, e estes a recebem como preciosa herança do Mestre. Ela será para sempre a Mãe dos que creem, e estes encontrarão sempre nela refúgio seguro. Ela ama nestes filhos o seu Filho, e estes, escutando os conselhos da Mãe, guardam a palavra do Mestre. Por isso, com a multidão dos anjos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (2Tm 2,10)
Tudo suporto por causa dos eleitos,
para que obtenham a salvação em Cristo Jesus, com a glória eterna.

Oração após a Comunhão*
A participação nesta mesa celeste, Senhor, onde recebemos o Corpo e Sangue de Cristo, aumente em nós o amor de filhos, pois Ele, ao expirar no altar da cruz, entregando-se em vossas mãos, nos confiou como filhos à Virgem Mãe. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: 2Mb 7,1.20-29 (“Tudo suportou valorosamente por causa da esperança que depositou no Senhor”)
Salmo: Sl 17,2-3.5-6.7.19-20 (R: 7a)
Evangelho: Jo 19,25-27 (“Este é o teu filho... Esta é a tua Mãe”)

*Nas orações sobre as oferendas e após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, nn. 77 e 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 59-62.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 85-87.

Nenhum comentário:

Postar um comentário