Santo Hipólito de Roma
Sermão VI na Páscoa
Ó mística liberalidade! Ó Páscoa divina!
Já brilham os
raios da sagrada luz de Cristo, já aparecem às puras luminárias do Espírito
puro, que nos abrem os tesouros da glória celeste e da régia divindade.
Dissipou-se a densa e sombria noite, e a odiosa morte foi relegada à
obscuridade; brinda-se a todos a vida, tudo transborda de luz imutável, e os
que estão nascendo entram em posse do universo dos renascidos. E Aquele nascido
antes da aurora, grande e imortal, Cristo, resplandece para todos mais que o
sol. Por isso, n’Ele alvoreceu para os crentes um dia resplandecente,
interminável, eterno, a Páscoa mística, já prefigurada e celebrada pela Lei; a
Páscoa, obra admirável da força e do poder da divindade, é realmente a festa e
o memorial legítimo e sempiterno; é a passagem da paixão para a
impassibilidade, da morte para a imortalidade, da juventude para a maturidade;
é a cura após a ferida, ressurreição após a queda, ascensão após a descida. É
assim que Deus realiza grandes coisas, assim é como do impossível cria coisas
admiráveis, para demonstrar que Ele é o único que pode tudo o que quer.
E assim, fazendo
uso de seu régio poder, rompe, após a vida, os vínculos da morte, como quando
gritou: Lázaro, vem para fora, ou Menina, levanta-te, demonstrando a
eficácia de seu poder. Por isso se entregou totalmente à morte: para matar em
si mesmo a essa fera voraz e desfazer o nó insolúvel. Naquele corpo impecável,
a morte buscava incansavelmente os manjares que lhe são próprios: procurava ver
se havia nele sensualidade, ira, desobediência; se havia finalmente pecado, que
é o alimento preferido da morte: O
aguilhão da morte é o pecado. Mas, como nada encontrava nele do que
alimentar-se, prisioneira de si mesma e extenuada por falta de alimento, ela
mesma foi sua própria morte, tal como muitos justos vinham anunciando e
profetizando que aconteceria quando o Primogênito ressuscitasse dentre os
mortos. Ele realmente permaneceu três dias debaixo da terra, para salvar em si
mesmo o gênero humano, inclusive aos que existiram antes da Lei.
As mulheres
foram as primeiras a ver o ressuscitado. Para que assim como foi uma mulher que
introduziu no mundo o primeiro pecado, a mulher fosse também a primeira em
anunciar ao mundo a vida. Por isso as mulheres ouvem a voz sagrada, alegrai-vos, para que a dor primeira
fosse suplantada pela alegria da Ressurreição; e para que os incrédulos cressem
na sua Ressurreição corporal dentre os mortos. Quando teve transformado em homem
celestial a imagem inteira do homem velho que tinha assumido, então subiu ao
céu levando consigo aquela imagem desta forma transformada. E vendo as
potências angélicas àquele magnífico mistério de um homem que ascendia
juntamente com Deus, receberam alegres a missão de gritar aos exércitos
celestiais: Portões! Erguei os frontões,
que se ergam as antigas comportas: o Rei da glória vai entrar!
E elas, por sua
vez, vendo um novo milagre, ou seja, a um homem unido a Deus, gritam e dizem: Quem é esse Rei da glória? E as
potências angélicas interrogadas voltam a contestar: O Senhor dos exércitos! Ele é o Rei da glória, o herói valoroso, o
herói da guerra!
Ó mística
liberalidade! Ó espiritual solenidade! Ó Páscoa divina, que descendo do céu à
terra e de novo ascende a partir da terra! Ó Páscoa, nova iluminação das
lâmpadas, decoro virginal das candeias! Por isso, já não se extinguem as
lâmpadas das almas, porque por um efeito divino e espiritual em todos é visível
o fogo da graça, alimentado pelo corpo, o espírito e o óleo de Cristo.
Portanto, te
rogamos, Senhor Deus, Cristo, Rei espiritual e eterno, que estendas tuas mãos
poderosas sobre tua santa Igreja e sobre o teu povo santo, defendendo-o,
guardando-o e conservando-o sempre. Exibe agora teus troféus em nosso favor, e
concede-nos a graça de poder cantar com Moisés o canto da vitória, porque tua é
a glória e o império pelos séculos dos séculos. Amém.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 88-90. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.
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