Santo Agostinho
Tratado sobre o Evangelho de São João
“Para
que nasçam os homens de Deus foi preciso que primeiro nascesse Deus dos homens”
Estes não nasceram nem da vontade da carne
nem da vontade do homem, mas de Deus. Mas para que nasçam os homens de Deus
foi preciso que primeiro nascesse Deus dos homens. Cristo é Deus, e ele nasceu
dos homens. Somente procurou mãe na terra, quem já tinha Pai nos céus. Aquele
mesmo que nasceu de Deus, é nosso Criador, é também nosso reparador, nascido de
uma mulher. Não te estranhe, ó homem, ser filho de Deus pela graça: não te
estranhe o teu nascimento de Deus à semelhança de seu Verbo. É o mesmo Verbo
quem consentiu nascer primeiro do homem coma finalidade de assegurar-te mais sobre
o teu divino nascimento.
Agora sim, podes
perguntar-te a ti mesmo por que razão Deus quis nascer do homem. É que foi
tanto o que me amou que, para fazer-me imortal, quis nascer ele mesmo por mim
de uma vida mortal. O evangelista depois disse: Eles nasceram de Deus, como previa nossa admiração, nosso assombro
e estremecimento em presença de graça tão singular, até o ponto de parecer-nos
incrível que os homens nasçam de Deus; e com a finalidade de dar-nos, a partir
desta verdade garantias de segurança, prosseguiu: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Porque estranhar-se
que o homem nasça de Deus? Vede que é o mesmo Deus quem nasce dos homens: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,
e seu nascimento é o colírio que limpa os olhos de nosso coração, e desta forma
já podem ver sua grandeza através de suas humilhações. O Verbo feito carne, que
viveu entre nós, é quem curou os nossos olhos. E o que diz o evangelista na
continuação? E vimos sua glória.
Ninguém pode ver sua glória se não for curado pelas humilhações de sua carne. E
por que não podemos vê-la. Atenção, meus irmãos, e compreendereis o que quero
dizer. A poeira e a terra que caíram nos olhos do homem foram o que lhes
lesionou e obstaculizou a contemplação da luz. A estes olhos se lhes dá,
depois, uma unção com o pó da terra para que curem, porque também foi a terra a
causa de suas feridas. Os colírios e os remédios não são mais do que terra. O
pó fez perder a vista e o pó a devolverá. A carne foi a causa de tua cegueira,
e a carne será o que a fará desaparecer. O consentimento nos afetos carnais fez
que a alma fosse carne, e disso veio a cegueira do coração.
O Verbo se fez carne: eis aqui o médico
que te preparou o colírio. O Verbo veio desta maneira para extinguir por sua
carne os vícios da carne, e destruir com sua morte o império da morte. Por
isso, graças ao produzido em ti pelo Verbo
feito carne, tu podes dizer: Contemplamos
a sua glória. Que glória é esta? É a glória de ser filho do homem? Ora,
isto é mais humilhação do que glória. Até onde alcança a vista do homem curado
pela carne? Temos visto, diz, a sua glória, glória do Filho único do ai,
cheio de graça e verdade... Por agora o que foi dito basta. Transformai-vos
em Cristo, e que se fortaleça a vossa fé, e permanecei sempre em vigilância e
no exercício das boas obras. Não vos separeis nunca do lenho, que é o único
meio de passar o mar.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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