Em nossa sugestão de leitura mensal, propusemos no mês de
janeiro a obra “A Liturgia da Igreja: Teologia, história, espiritualidade e pastoral”,
de Dom Julián López Martín, primeiro volume da coleção “Liturgia Fundamental” da
editora Paulinas.
Neste mês propomos o segundo volume: “Introdução à Teologia Litúrgica”,
do Padre Juan Javier Flores, editada em português em 2006. A obra foi publicada
originalmente em espanhol em 2003, como parte da coleção “Biblioteca Litúrgica”
da editora do Centro de Pastoral Litúrgica de Barcelona.
O livro é fruto das aulas
ministradas pelo autor no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, na
matéria que leva o mesmo nome da obra: “Introdução
à Teologia Litúrgica”. Como indica o autor na Apresentação, o objetivo aqui
não é aprofundar a teologia sacramental mas, partir “da compreensão da Liturgia
como locus theologicus para chegar à
compreensão da teologia como locus
liturgicus”, com ênfase na contribuição do Movimento Litúrgico que culminou
na reforma do Concílio Vaticano II.
A obra não está dividida em capítulos, mas sim em cinco
partes, além de uma conclusão, as quais apresentamos sinteticamente na
sequência:
I parte: Os antecedentes da Teologia Litúrgica
Esta primeira parte da obra traça um histórico dos
antecedentes do Movimento Litúrgico, primeiramente do início da Igreja até o
Concílio de Trento, em seguida a partir do Iluminismo, com ênfase na
contribuição de Dom Próspero Guéranguer (1805-1875) e sua interpretação
histórico-filológica da Liturgia.
A primeira parte conclui-se com os antecedentes mais
próximos do Movimento Litúrgico, a partir do Motu proprio Tra le sollecitudini, do Papa Pio X, que abriu a
discussão sobre a participação litúrgica.
II parte: Os teóricos da Teologia Litúrgica
Na segunda parte do livro são apresentadas as linhas
teológico-litúrgicas de oito pensadores do Movimento Litúrgico, em ordem
cronológica:
a) Linha
teológico-pastoral de Dom Lambert Beauduin (1873-1960): Sua contribuição está centrada nos temas da pastoral
litúrgica e na eclesiologia fundamentada no conceito de economia da salvação.
b) Linha
teológico-pastoral de Dom Emanuele Caronti: Continuador do pensamento de
Beauduin.
c) Linha
estético-espiritual de Romano Guardini (1885-1968):
Destaca-se sua célebre obra “O Espírito
da Liturgia”, de 1918, na qual reflete sobre a dimensão simbólica da
Liturgia.
d) Linha
filosófico-antropológica de Dom Maurice Festugière (1870-1950): Reflete sobre os fundamentos da Liturgia
e) Linha teológico-sacramental
de Dom Odo Casel (1886-1948): Sua
contribuição se dá sobretudo na reflexão sobre o conceito de “mistério” em sua
obra “O mistério do culto cristão”.
f) Linha
metodológico-escolástica de Cipriano Vagaggini (1909-1999): Aprofunda a metodologia para o estudo da relação entre
teologia e Liturgia, sobretudo em sua obra “O
sentido teológico da Liturgia”.
g) Linha
teológico-celebrativa de Salvatore Marsili (1910-1983): Prosseguiu com as reflexões de Casel e Vagaggini,
chegando a uma autêntica Teologia Litúrgica centrada na sacramentalidade da
Revelação.
III parte: A realização da Teologia Litúrgica
Nesta parte da obra estudam-se dois documentos fundamentais
para a Teologia Litúrgica: a Encíclica Mediator
Dei do Papa Pio XII (1947) e a Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II (1963).
A Mediator Dei é
analisada sobretudo em sua primeira parte, intitulada “Natureza, origem, desenvolvimento da Liturgia”, com suas reflexões
sobre a Liturgia como culto público, como culto interno e externo, etc.
Da Sacrosanctum
Concilium, igualmente, é estudado o capítulo primeiro - “Princípios gerais para a reforma e fomento
da Sagrada Liturgia” -, repassando cada um dos parágrafos mais importantes
no que se refere à Teologia Litúrgica (nn. 5-13).
Ainda nesta terceira parte o autor prossegue a reflexão sobre
três conceitos-chave da Liturgia: a história da salvação, a presença de Cristo
e a realização do mistério pascal (eficácia sacramental).
IV parte: As consequências da Teologia Litúrgica
A quarta parte da obra está dividida em quatro partes:
a) Teologia Litúrgica
em alguns documentos da Igreja pós-conciliar: O autor analisa a teologia
litúrgica presente no Catecismo da Igreja Católica (1992), no Diretório Geral
para a Catequese (1997) e no Ritual da Penitência (1974).
b) A Teologia
Litúrgica em alguns teólogos recentes: Aqui se verificam as contribuições
de quatro teólogos não liturgistas: Yves Congar, Henri de Lubac, Hans Urs von
Balthasar e Jean Marie Roger Tillard.
c) A Teologia Litúrgica
em relação às demais teologias: A Teologia litúrgica é aqui relacionada com
outras quatro áreas da teologia: sistemática, fundamental, sacramentária e
ecumênica.
d) Da Teologia
Litúrgica à espiritualidade litúrgica para chegar à vida litúrgica: Como o título
indica, este último texto da quarta parte apresenta a relação entre teologia,
espiritualidade e vida no que concerne à Liturgia.
V parte: Os componentes essenciais de uma ação litúrgica
Na quinta e última parte da obra se retomam dois elementos fundamentais
da Teologia Litúrgica: a eclesiologia e a cristologia. Primeiramente, no campo
da eclesiologia, se considera a Liturgia enquanto ação cultual da Igreja,
enquanto na dimensão cristológica se recorda o aspecto da atualização do
mistério de Cristo.
Conclusão:
Por fim, a conclusão da obra é elaborada através de sete
leis da Teologia Litúrgica:
a) Uma teologia
que se alimente da Liturgia e, ao mesmo tempo, uma Liturgia que se alimente da
teologia;
b) Uma teologia
litúrgica que apele para o texto, enquanto a Palavra é veículo de transmissão
da mensagem divina;
c) Uma teologia
que, partindo da celebração, manifeste-a como epifania da Igreja;
d) Uma teologia
que parta da Páscoa de Cristo e termine nela;
e) Uma teologia
que faça da celebração uma Páscoa permanente;
f) Uma teologia
litúrgica com fundamento na história, centrada na celebração, aberta para o “eschaton”;
g) Uma teologia
que nos permita entrar no mistério de Cristo através de uma celebração que é
Páscoa total.
* * *
Sobre o autor
Juan Javier Flores Arcas nasceu em Linares (Espanha) em 07
de março de 1951. Ingressando na Abadia Beneditina de Santo Domingo de Silos
(Burgos), professou seus votos em 1978 e foi ordenado sacerdote em 1981.
Obtendo o doutorado em Liturgia pelo Pontifício Instituto
Litúrgico Santo Anselmo (Roma) em 1995, tornou-se professor do mesmo, exercendo
o ofício de presidente de 2000 a 2008.
É ainda Consultor da Congregação para o Culto Divino e a
Disciplina dos Sacramentos (confirmado pelo Papa Francisco em 2016), tendo
atuado como experto nos Sínodos sobre a Eucaristia (2005) e a Palavra de Deus
(2008).
Colabora com diversas revistas de Liturgia, sendo membro do
Conselho da Revista «Phase» do Centro
de Pastoral Litúrgica de Barcelona.
Infelizmente este
livro não está mais disponível para ser adquirido no site da editora. Nossos
leitores podem procurá-lo em bibliotecas ou livrarias especializadas em livros
usados.
Confira também nossa análise da obra "Teologia da Liturgia", primeiro volume da Opera Omnia de Joseph Ratzinger, clicando aqui.
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