quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Sugestão de leitura: A Liturgia da Igreja - Julián López Martín

A última sugestão de leitura do nosso blog no ano de 2019 foi a obra “Liturgia: História, celebração, teologia, espiritualidade”, de autoria do Padre Matias Augé. Nesta primeira sugestão do ano de 2020, propomos outro grande manual: “A Liturgia da Igreja: Teologia, história, espiritualidade e pastoral”, de Dom Julián López Martín, Bispo de León (Espanha), publicado no Brasil pela Editora Paulinas em 2006.

Esta obra foi publicada originalmente em 1994, em espanhol, como parte da célebre coleção de Manuais de Teologia “Sapientia Fidei”, editados pela BAC (Biblioteca de Autores Cristianos). Esta é a razão pela qual o tema dos sacramentos é apresentado de maneira muito introdutória neste livro, uma vez que eles possuem volumes próprios na referida coleção.

Esta informação é indicada na Introdução (pp. 31-37), a qual delineia o plano da obra. Suas mais de 500 páginas constituem-na em um manual de Liturgia muito completo, omitido apenas o Tratado dos Sacramentos.


A seguir apresentamos brevemente os trinta capítulos que compõem o livro, os quais são divididos em cinco partes (sendo a quarta parte subdividida em duas seções):

1. Ciência litúrgica e formação litúrgica (pp. 47-64)
Neste capítulo introdutório o autor destaca a importância da formação litúrgica e apresenta a história e as dimensões do seu estudo: histórica, teológica e antropológica.

I parte: O mistério na história

2. A Liturgia na economia da salvação (pp. 67-82)
Partindo do conceito de “história da salvação”, aqui a Liturgia é apresentada como obra da Santíssima Trindade.

3. A plenitude do culto verdadeiro (pp. 83-98)
São apresentados aqui os conceitos de “culto” e de “Liturgia” à luz da Sagrada Escritura e da Tradição da Igreja.

4. A Liturgia na história (pp. 99-115)
Breve histórico da Liturgia cristã, desde suas origens até a reforma do Concílio Vaticano II.

5. Ritos e famílias litúrgicas (pp. 117-134)
Complementando o capítulo anterior, são apresentados brevemente aqui os diversos ritos litúrgicos do Oriente e do Ocidente.

II parte: A celebração do mistério

6. A celebração (pp. 137-148)
O conceito de “celebração” é abordado sob o duplo ponto de vista antropológico e teológico, destacando-se a centralidade do mistério de Cristo.

7. A Palavra de Deus na celebração (pp. 149-162)
A partir deste capítulo, nesta segunda parte do livro o autor passa a elencar os elementos que compõem a celebração, começando pela sua fonte primordial: a Palavra de Deus.

8. A assembleia celebrante (pp. 163-176)
Passa-se aqui à dimensão eclesial da celebração litúrgica, considerando sobretudo o conceito de “participação” revalorizado pelo Concílio Vaticano II.

9. O canto e a música na celebração (pp. 177-190)
Partindo das suas raízes bíblicas e históricas, elencam-se algumas características da música a serviço da celebração.

10. A prece litúrgica (pp. 191-204)
O mesmo procedimento do capítulo anterior é agora aplicado às orações litúrgicas, consideradas em suas várias dimensões: trinitária, cristológica, eclesial, antropológica...

11. A comunicação e a linguagem litúrgica (pp. 205-219)
Aqui se contempla a Liturgia como interpelação aos cinco sentidos humanos (visão, audição, tato, olfato e paladar), sendo portanto um autêntico fenômeno comunicativo.

12. O simbolismo litúrgico (pp. 221-234)
Ainda dentro do universo da comunicação, a Liturgia é compreendida em sua fundamental dimensão simbólica, a qual possui profundas raízes bíblicas e históricas.

13. O tempo da celebração (pp. 235-247)
Por fim, os últimos dois capítulos desta segunda parte versam sobre o continuum espaço-temporal no qual está inserida toda ação litúrgica. Começa-se pela categoria tempo, aqui introduzida e que será aprofundada na quarta parte da obra.

14. O lugar da celebração (pp. 249-261)
Indissociável da categoria tempo está o espaço, aqui introduzido brevemente em seus fundamentos bíblicos e desenvolvimentos históricos e teológicos.

III parte: Os sinais do mistério

15. A Eucaristia (pp. 265-279)
Como afirmamos anteriormente, aos sacramentos seriam dedicados outros volumes da coleção da qual fazia parte originalmente esta obra. Assim, a Eucaristia é aqui apresentada através de um breve histórico e de um olhar às quatro partes da Missa (ritos iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia do Sacrifício e ritos finais).

16. Os sacramentos (pp. 281-293)
Os outros seis sacramentos (Batismo, Confirmação, Penitência, Unção dos Enfermos, Matrimônio e Ordem) são abordados através de uma breve apresentação dos respectivos Rituais.

17. Os sacramentais (pp. 295-307)
Por fim, os sacramentais são apresentados em três grandes grupos: constitutivos relacionados a pessoas (como a profissão religiosa), constitutivos relacionados a coisas (como a dedicação de igreja) e invocativos (bênçãos em geral, exorcismos e exéquias).

Capa da edição original espanhola

IV parte: A santificação do tempo

1ª seção: O Ano Litúrgico

18. O Ano Litúrgico (pp. 313-325)
Após introduzir o tema do tempo no capítulo 14, Julián Martín passa a considerar o Ano Litúrgico, visto em seu desenvolvimento histórico e teológico.

19. O domingo (pp. 327-339)
Primeira das festas cristãs, a “Páscoa semanal” é estudada, além de em sua história, em uma abordagem muito interessante: o autor recompila todos os nomes que este dia recebeu para compreender os vários aspectos da sua teologia.

20. O Tríduo Pascal e o Tempo Pascal (pp. 341-355)
Após estudar o ritmo semanal da Liturgia, centrado no domingo, a partir daqui se consideram os vários ciclos do ritmo anual, começando naturalmente pela “mãe de todas as festas”, a Páscoa.

21. A Quaresma (pp. 357-366)
Complementando o capítulo 20, que trouxe a história e a teologia do Tríduo Pascal e do Tempo Pascal, aqui o ciclo se completa com o estudo do Tempo da Quaresma.

22. Advento, Natal e Epifania (pp. 367-382)
Como feito com o Ciclo Pascal, aqui se estudam a história e a teologia do Ciclo da manifestação do Senhor em seus três momentos: Advento, Natal e Epifania.

23. Tempo Comum, Solenidades e Festas do Senhor (pp. 383-400)
Após apresentar a teologia do Tempo Comum, centrada na Palavra de Deus, Dom Martín elenca todas as solenidades e festas do Senhor celebradas ao longo do ano.

24. A memória da Virgem Maria e dos santos (pp. 401-416)
Concluindo a exposição sobre o ritmo anual do Ano Litúrgico, contemplam-se o culto da Virgem Maria e dos santos, elencando suas principais solenidades e festas.

2ª seção: A Liturgia das Horas

25. História e teologia do Ofício Divino (pp. 419-432)
Por fim, após estudar os ritmos semanal e anual do tempo litúrgico, o autor dedica espaço ao ritmo diário, representado pela Liturgia das Horas. Neste capítulo, como o título indica, esta é estudada a partir da sua história e teologia.

26. As Horas do Ofício Divino (pp. 433-447)
Aqui são apresentadas cada um das horas que compõem o Ofício: Laudes e Vésperas, Ofício das Leituras, Hora Média e Completas.

27. Elementos da Liturgia das Horas (pp. 449-463)
O autor conclui a tríade de capítulos sobre a Liturgia das Horas com os seus elementos constitutivos: salmos e cânticos, leituras bíblicas e patrísticas, hinos, orações...

V parte: A vivência do mistério

28. Evangelização, catequese e experiência litúrgica da fé (pp. 467-479)
A última parte do livro trata de aspectos mais práticos ou “vivenciais” da Liturgia, começando por sua relação intrínseca com a evangelização e a catequese, à luz do célebre axioma lex orandi, lex credendi (a lei da oração é a lei da fé)

29. Espiritualidade litúrgica, oração e exercícios piedosos (pp. 481-493)
As características da espiritualidade litúrgica são aqui apresentadas junto à piedade popular e à oração pessoal, chamadas a serem iluminadas por ela.

30. A pastoral litúrgica (pp. 495-510)
Por fim, o último capítulo da obra versa sobre a pastoral litúrgica enquanto exercício do múnus sacerdotal de Cristo pelos batizados, além de apresentar alguns princípios de direito litúrgico.

Apêndice: Glossário litúrgico (pp. 513-547)
Como apêndice da obra, Julián Martín compilou um breve glossário com alguns termos relacionados a Liturgia, incluindo vários nomes de alfaias e paramentos.

Bibliografia: Geral e brasileira (pp. 549-567)
A bibliografia original apresentada no livro traz obras em diversas línguas (grande parte, naturalmente, em espanhol). A edição brasileira acrescentou, porém, um valioso elenco de obras pós-conciliares sobre Liturgia publicadas em nosso país.

Sobre o autor
Julián López Martín nasceu em 21 de abril de 1945 na Espanha. Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1968, para a Diocese de Zamora. Foi professor de Liturgia em diversas faculdades espanholas.
Em 15 de julho de 1994 foi nomeado Bispo de Ciudad Rodrigo, recebendo a Ordenação Episcopal em 25 de setembro do mesmo ano. Em 19 de março de 2002 foi transferido para a Diocese de León.
Desde 2014 é o Presidente da Comissão de Liturgia da Conferência Episcopal Espanhola e desde 2011 é membro da Congregação para o Culto Divino.

Dom Julián López Martín

Infelizmente este livro não está mais disponível para ser adquirido no site da editora. Nossos leitores podem procurá-lo em bibliotecas ou livrarias especializadas em livros usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário