quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Evangeliário

O Evangeliário ou Evangeliarium (do grego evangelion, boa notícia) é o livro que contém as perícopes evangélicas, isto é, os trechos do Evangelho lidos nas celebrações. O Evangeliário contém especificamente o Evangelho para as Celebrações Eucarísticas dos domingos e solenidades em seu ciclo trienal (anos ABC)
.

Por conter as palavras do próprio Cristo, “a leitura do Evangelho constitui o ponto alto da Liturgia da Palavra, para o qual a assembleia se prepara com as outras leituras” (OLM n.13). Assim, “sendo sempre o anúncio evangélico o ponto alto da Liturgia da Palavra, as duas tradições litúrgicas, a ocidental e a oriental, mantiveram uma diferença entre o Evangelho e as demais leituras. Com efeito, o livro dos Evangelhos era elaborado com grande cuidado, adornado e venerado mais do que qualquer outro Lecionário” (OLM n.36).

Assim, convém que nas celebrações mais solenes utilize-se um Livro dos Evangelhos distinto do livro das leituras, a fim de manifestar a primazia do Evangelho sobre os demais livros da Sagrada Escritura. Este Livro dos Evangelhos distinga-se dos Lecionários tanto pela nobreza de sua confecção quanto pelos sinais de veneração. 


Para a Celebração Eucarística, o Evangeliário é conduzido elevado à procissão de entrada pelo diácono ou, na sua falta, por um leitor. À chegada ao altar, é depositado sobre este e aí permanece até a aclamação ao Evangelho.

Durante o canto da aclamação, o diácono ou o sacerdote toma o Evangeliário sobre o altar e, precedido pelos acólitos com incenso e velas, o conduz elevado até o ambão. Na proclamação do Evangelho, o livro recebe os sinais de reverência da incensação e do beijo do diácono ou do sacerdote.

Após a proclamação do Evangelho, se o celebrante for bispo, pode dar a bênção com o Evangeliário à assembleia, traçando com ele o sinal da cruz. Em seguida, o Evangeliário é conduzido a um lugar digno, na credência ou mesmo na sacristia.


Em algumas celebrações mais solenes, como na Solenidade do Natal do Senhor, na qual se recorda que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1, 14), a íntima ligação entre a Palavra de Deus e a Encarnação pode ser ressaltada colocando-se o Evangeliário à vista dos fieis em um lugar destacado, inclusive junto à imagem do Menino Jesus, no Natal. Esta  prática é adotada no Vaticano para as celebrações do tempo do Natal.


Outros usos do Evangeliário na Liturgia são:
  • Proclamação do Evangelho nos sacramentos e sacramentais, quando celebrados com maior solenidade;
  • É entregue como insígnia ao Diácono e ao Bispo nas respectivas Ordenações;
  • É sustentado sobre a cabeça do Bispo durante a Oração Consecratória em sua ordenação;
  • É entregue ao pároco quando de sua posse;
  • Pode ser colocado sobre o féretro na celebração das exéquias, quando o defunto é sacerdote;
  • É exposto em uma estante no centro do presbitério nos Concílios e Sínodos.

14 comentários:

  1. Olá. Gostaria de saber se é possivel o uso do Livro dos Evangelhos na Celebração da Palavra, presidida por um Seminarista. Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa clara a respeito. Contudo, o uso do Evangeliário é um indicativo de solenidade e a Celebração da Palavra "presidida" por um seminarista é uma situação extraordinária, que não deve de forma alguma equiparar-se à Missa. Portanto (e aqui trata-se de opinião pessoal), julgamos o uso do Evangeliário na Celebração da Palavra pouco adequado.

      Excluir
  2. Leitores ou outras pessoas podem entrar com o envangeliario? Ou é o diácono e na falta do mesmo um acólito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que o diácono está presente, é ele a levar o Evangeliário. Na falta do diácono, é conduzido pelo leitor instituído ou, na falta deste, por um sacerdote concelebrante, se houver. Apenas em último caso pode ser levado por um leitor não-instituído.
      Nunca deve ser levado por um acólito, a menos que este seja também leitor instituído.

      Excluir
  3. Qual a diferença do evangeliário para o evangelho tradicional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi sua pergunta, mas o Evangeliário é basicamente um livro que organiza os trechos do Evangelho lidos nas Missas dos domingos e solenidades.

      Excluir
  4. Bom dia!
    Gostaria de saber quais os momentos/celebrações que se faz uso do Evangeliário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como indicamos no texto, tecnicamente o Evangeliário contém os Evangelhos dos domingos e solenidades. Portanto, pode sempre ser usado nas Missas destas dias. Outras celebrações prescrevem diretamente o uso do Evangeliário, como as Ordenações de Diáconos e Bispos. Mas pode ser usado também em outras celebrações mais solenes.

      Excluir
  5. Só o bispo pode dar a bênção com o evangeliario ou o padre também pode!!!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas o Bispo. Isto fica claro no n. 175 da Introdução Geral do Missal Romano.

      Excluir
    2. O n. 175 da Introdução Geral do Missal Romano trata da oração eucarística Primeira (Cânon Romano).

      Excluir
    3. O n. 175 da segunda edição da IGMR (1975) realmente fala da Oração Eucarística I na Missa concelebrada.
      Aqui no blog sempre nos referimos à terceira edição da IGMR (2000), traduzida oficialmente pela CNBB em 2004, sendo portanto esta a versão em vigor atualmente.
      A versão da IGMR impressa no Missal, por exemplo, é a segunda edição, que está desatualizada.

      Excluir
    4. Saiba mais aqui:
      http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2019/03/sugestao-de-leitura-introducao-geral-do.html

      Excluir
  6. Sua reflexão é sempre bem vinda e também as temáticas muito obrigado ao seminárista André.

    ResponderExcluir