quinta-feira, 2 de abril de 2020

Intenção especial para a Oração Universal da Sexta-feira Santa 2020

Como já indicado no Decreto do dia 19 de março sobre as celebrações da Semana Santa em tempo de Covid-19, a Congregação para o Culto Divino propõe extraordinariamente para este ano de 2020 uma especial intenção para a Oração Universal da Sexta-feira Santa, que deve ser inserida entre a nona e a décima intenções já previstas no Missal Romano.

Segue o Decreto da Congregação e o texto da oração:

CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
Prot. n. 155/20

DECRETO
sobre a intenção especial a acrescentar à Oração Universal durante a celebração da Paixão do Senhor unicamente para o ano de 2020

A celebração da Paixão do Senhor em Sexta-feira Santa deste ano tem um significado especial por causa da terrível pandemia que atinge todo o mundo.
De fato, no dia em que se celebra a Paixão e Morte redentora de Jesus Cristo na cruz, o qual, como cordeiro imolado, tomou sobre si os nossos sofrimentos e o pecado do mundo, a Igreja eleva súplicas a Deus Pai omnipotente por toda a humanidade, de modo especial, por aqueles que sofrem, enquanto espera com fé a alegria da Ressurreição do seu Esposo.
Por isso esta Congregação, em razão das faculdades concedidas pelo Sumo Pontífice FRANCISCO, tendo em conta a possibilidade já concedida pelo Missal Romano ao Bispo diocesano em caso de uma necessidade pública grave, propõe uma intenção para acrescentar à Oração Universal da referida celebração, fazendo chegar a Deus Pai as súplicas daqueles que O invocam na sua tribulação e assim todos possam sentir, apesar das suas adversidades, a alegria da Sua misericórdia.
Acompanha este Decreto a intenção da oração e a oração.
Nada obste em contrário.
Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, 30 de março de 2020.

Robert Card. Sarah - Prefeito
Arthur Roche - Arcebispo Secretário

Proposta de oração para acrescentar à Oratio Universalis de Sexta-feira da Paixão do Senhor:

IX b. Pelas vítimas da atual pandemia
Oremos por todos os que sofrem as consequências da atual pandemia; para que Deus nosso Senhor, conceda a cura aos enfermos, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais.

Oração em silêncio. Depois o sacerdote diz:

Deus eterno e onipotente, único refúgio daqueles que sofrem, ouvi benignamente a aflição dos vossos filhos que sofrem esta pandemia; aliviai a dor de quem sofre, dai força a quem está a seu lado, acolhei na vossa paz os que já pereceram e fazei com que todos encontrem o auxílio da vossa misericórdia neste tempo de tribulação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Fonte: Secretariado Nacional de Liturgia - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário