São Clemente de Alexandria
O Pedagogo
Em seguir a Cristo está a nossa salvação
Batizados, somos
iluminados; iluminados, recebemos a adoção filial; adotados, conduzidos à
perfeição; aperfeiçoados, recebemos o dom da imortalidade. Diz a Escritura: Eu declaro: Sois deuses e todos filhos do
Altíssimo. Esta operação (o Batismo) recebe nomes diversos: graça,
iluminação, perfeição, banho.
Banho, porque
nele nos purificamos de nossos pecados; graça, porque nos são perdoadas as
penas devidas pelos pecados; iluminação, a qual nos facilita a visão daquela
santa e salvífica luz, isto é, que nos possibilita a contemplação de Deus; e
chamamos perfeito ao que não carece de nada. Seria realmente absurdo chamar
“graça de Deus” a uma graça que não seja perfeita e completa em todos os
sentidos: Aquele que é perfeito distribuirá normalmente dons perfeitos.
Se no plano da
palavra bastou ordenar e tudo veio à existência, no plano da graça bastará que
Ele queira concedê-la para que essa graça seja plena. O que há de acontecer no
futuro é antecipado graças ao poder de sua vontade. Acrescente-se a isto que a
libertação dos males já é o começo da salvação. Nem pisamos direito os limiares
da vida e já somos perfeitos: e começamos a viver no mesmo instante em que
somos subtraídos ao império da morte. Portanto, em seguir a Cristo está a nossa
salvação. O que nele se fez, é vida. Eu
vos asseguro, disse, quem escuta
minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não será
condenado, porque passou da morte para a vida. Portanto, somente o fato de
crer e de ser regenerado é a perfeição na vida, pois Deus jamais é deficiente.
Do mesmo modo que
seu querer já é uma realidade, e uma realidade que chamamos mundo, da mesma
forma seu projeto é a salvação dos homens, uma salvação que se chama Igreja.
Ele conhece, pois, aos que chamou e salvou: porque os chamou e salvou ao mesmo
tempo. Vós mesmos, diz o Apóstolo, fostes instruídos por Deus. Na verdade,
seria blasfemo considerar imperfeito o ensinamento do próprio Deus. E o que
dele aprendemos é a eterna salvação do Salvador eterno: a Ele a graça pelos
séculos dos séculos. Amém. Alguém apenas está regenerado quando – como seu
mesmo nome o indica – fica iluminado, quando é imediatamente libertado das
trevas e é gratificado automaticamente com a luz.
Somos totalmente
lavados de nossos pecados e, no mesmo instante, deixamos de ser maus. Esta é a
graça singular da iluminação: nossa conduta não é a mesma que antes de descer
às águas batismais. Mas como o conhecimento se origina ao mesmo tempo em que a
iluminação, ilustrando a inteligência, e nós que éramos rudes e ignorantes,
imediatamente fomos chamados discípulos, isto é devido a que a iniciação
sobredita nos foi concedida previamente? Impossível precisar o momento.
O certo é que a
catequese conduz à fé, e que a fé, no momento do santo Batismo, é formada pelo
Espírito Santo. Contudo, que a fé é o único e universal caminho de salvação da
natureza humana, e que é um dom do Deus justo e filantropo para com todos
igualmente, o expôs muito claramente Paulo, dizendo: Antes que chegasse a fé, estávamos prisioneiros, custodiados pela lei,
à espera da fé que devia ser revelada. Assim, a lei foi nosso pedagogo, que nos
conduziu a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Uma vez que a fé
chegou, já não estamos submetidos ao pedagogo. Não acabais de ouvir que já
não estamos sob a lei do temor, mas sim sob o Logos, que é o pedagogo do
livre-arbítrio? Na continuação Paulo acrescenta uma expressão livre de qualquer
tipo de parcialidade: Porque todos sois
filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Vós que fostes incorporados a Cristo
pelo Batismo, vos revestistes de Cristo. Já não há distinção entre judeus e
gentios, escravos e livres, homens e mulheres, porque todos sois um só em
Cristo Jesus.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 97-98. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.
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