quinta-feira, 16 de abril de 2020

Sugestão de leitura: Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã

O Ciclo Pascal é, dentro do Ano Litúrgico, o período catequético por excelência. O Tempo da Quaresma é de iluminação, isto é, de preparação próxima para a recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã na Vigília Pascal, enquanto o Tempo Pascal é o tempo da mistagogia, do aprofundamento nos sagrados mistérios.

Portanto, neste mês de abril, apresentamos como sugestão de leitura uma obra que faz a ponte entre catequese e Liturgia. Trata-se do livro “Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã: O que é e como fazer”, de autoria do Padre Thiago Faccini Paro, Assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB. A obra foi publicada em 2018 pela Editora Vozes.

A obra, de forma muito didática, está dividia em três capítulos, que apresentamos brevemente a seguir:

Capítulo 1: A Iniciação Cristã
Aqui são apresentados alguns conceitos básicos sobre a Iniciação Cristã: o conceito geral de “iniciação” (fundamento antropológico), o conceito de “iniciação cristã” (fundamento teológico) e o conceito de “mistagogia”, além do catecumenato na Igreja primitiva, sua crise e consequências hoje.

Capítulo 2: Ritos e símbolos na dinâmica iniciática
Neste capítulo são conceituados alguns dos elementos da Liturgia: o rito e o símbolo, além da apresentação da proposta de uma catequese mistagógica, isto é, em sintonia com a Liturgia.

Capítulo 3: Itinerário de inspiração catecumenal
Por fim, neste terceiro capítulo são apresentadas algumas propostas mais práticas para a harmonização entre catequese e Liturgia, como o tempo (valorizando o Ano Litúrgico), o espaço (com a inserção de uma estante para a Palavra de Deus com um frontal da cor litúrgica), as celebrações adaptadas do Ritual da Iniciação Cristã de adultos para a catequese infantil (como as entregas do Creio e do Pai nosso), etc.

Em suma, um excelente subsídio tanto para os catequistas quanto para as equipes de Liturgia, a fim de que o diálogo entre estas dimensões tão fundamentais na vida da Igreja possa efetivamente acontecer.


Para adquirir o livro no site da editora, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário