sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Acolhida da relíquia da manjedoura em Jerusalém

No dia de hoje, 29 de novembro de 2019, foi acolhida na cidade de Jerusalém um fragmento de uma relíquia que, segundo a tradição, pertenceu à manjedoura de Jesus.

Esta relíquia foi doada por São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém, ao Papa Teodoro I (642-649) e se conserva desde então logo abaixo do altar da Basílica de Santa Maria Maior em Roma, onde o Papa celebrava sempre a Missa da Noite de Natal.

Foi desejo do Papa Francisco doar um fragmento desta relíquia para a Custódia Franciscana da Terra Santa, a ser conservada na igreja de Santa Catarina, junto à Basílica da Natividade em Belém.

Neste dia 29 de novembro, pela manhã, o Núncio Apostólico na Terra Santa, Dom Leopoldo Ghirelli, celebrou a Missa na capela de Nossa Senhora da Paz no Instituto Notre-Dame em Jerusalém. À tarde houve na mesma capela a cerimônia de entrega da relíquia ao Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton.

O Padre Patton conduziu então a relíquia até a igreja do Santíssimo Salvador, sede da Custódia, onde presidiu as Vésperas da Festa de todos os Santos Franciscanos,celebrada hoje em comemoração à aprovação definitiva da Regra em 29 de novembro de 1223.

Relicário da manjedoura (note-se o brasão do Papa Francisco na base)
Detalhe do fragmento 
Missa presidida pelo Núncio Apostólico
Cerimônia de entrega da relíquia à Custódia
Palavras do Padre Francesco Patton
Assinatura da ata de entrega da relíquia

O Custódio da Terra Santa venera a relíquia
Entrega da relíquia
Procissão com a relíquia até a igreja do Santíssimo Salvador



Diácono coloca a relíquia em um altar
Incensação

Procissão de entrada das Vésperas
Fiéis com velas acesas durante as Vésperas

Neste sábado, dia 30 de novembro, a relíquia será levada para a cidade de Belém, onde o Custódio presidirá as Vésperas na igreja de Santa Catarina, dando início ao tempo do Advento.

Imagens: Custódia da Terra Santa e Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário