sábado, 30 de novembro de 2019

40 anos do Vaticano II: Encontro de Pastoral Litúrgica 2004

Continuando nossa série de postagens retrospectivas dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica (ENPL), promovidos anualmente pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, chegamos neste mês ao 30º ENPL, que aconteceu em julho de 2004, com o tema: "Liturgia para o Terceiro Milênio - 40 anos do Concílio Vaticano II".

O tema foi escolhido no contexto das comemorações dos 40 anos do Concílio Vaticano II (1962 a 1965). Os temas das palestras, como veremos abaixo, retomam algumas das contribuições fundamentais da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, promulgada em 04 de dezembro de 1963.

O encontro também é devedor da Carta Apostólica Spiritus et sponsa, promulgada pelo Papa João Paulo II em dezembro de 2003, avaliando a caminhada da Igreja no campo da Liturgia 40 após a Sacrosanctum Concilium.

Seguem os áudios de quatro conferências, disponibilizados pelo Secretariado Nacional de Liturgia:

Pe. Dr. António José da Rocha Couto

Esta primeira conferência reflete sobre as duas dimensões da Liturgia: memória do passado (dimensão anamnética) e profecia do futuro (dimensão escatológica), as quais se encontram no presente através do louvor e ação de graças (dimensão doxológica) e da súplica ou invocação (dimensão epiclética).

Pe. Dr. Carlos A. de Pinho M. Azevedo

Partindo da história do n. 10 da Constituição Sacrosanctum Concilium, que apresenta a Liturgia como “cume e fonte da vida cristã”, o palestrante reflete sobre a Liturgia como “cume” (epifania do amor de Deus) e como “fonte” (perene iniciação ao mistério), e sobre sua relação com as diversas dimensões da vida cristã: evangelização, caridade, espiritualidade e piedade popular.

Pe. Dr. Francisco Hipólito S. Machado Couto

Aqui o palestrante conduz-nos a um “passeio” por diversos números da Sacrosanctum Concilium, pelos quais nos apresenta o fundamento teológico da participação litúrgica (o Batismo), as suas características (ativa, plena, consciente...) e suas dimensões interna e externa, concluindo com uma palavra em defesa da formação litúrgica dos fiéis.

4ª Conferência: A reforma da Sagrada Liturgia
Pe. Dr. Luís Ribeiro de Oliveira

Por fim, nesta palestra se traça a história da reforma litúrgica empreendida pelo Concílio Vaticano II, destacando os aspectos positivos dos diversos livros litúrgicos promulgados: o Missal Romano, os Rituais dos sacramentos e dos sacramentais, o Lecionário e a Liturgia das Horas, além da reforma do Ano Litúrgico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário