sábado, 19 de janeiro de 2019

Monsenhor Guido Marini responsável pelo Coro da Capela Sistina

Na manhã de hoje, 19 de janeiro, foi divulgada uma Carta Apostólica do Papa Francisco na qual ele anexa o Coro da Capela Sistina (Capela Musical Pontifícia) ao Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, sob a responsabilidade do Monsenhor Guido Marini.


Atualmente o Coro da Sistina, formado por adultos e crianças, estava sob a responsabilidade da Prefeitura da Casa Pontifícia, possuindo porém certa autonomia administrativa e econômica. Seu regente continua a ser o Monsenhor Massimo Palombella, agora subordinado ao Ofício de Celebrações Litúrgicas Pontifícias.


Caberá agora ao Monsenhor Guido Marini redigir um novo estatuto para o Coro, levando em conta primeiramente seu serviço à Liturgia, particularmente nas celebrações presididas pelo Papa. A Carta Apostólica recorda a Constituição Sacrosanctum Concilium, afirmando que o fim primário da música sacra “é a glória de Deus e a santificação dos fiéis” (SC, n. 112).

Unida à sua atuação na Liturgia está a promoção da herança artístico-musical, que o Coro realiza através de concertos e gravação de discos. Como houve recentemente uma gestão questionável da renda vinda destes, o Papa nomeou ao mesmo tempo Dom Guido Pozzo, até então Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei (que foi unida à Congregação para a Doutrina da Fé), como Superintendente de Economia para o Coro.


Que o Coro da Capela Sistina possa trilhar um novo caminho sob a guia do Monsenhor Guido Marini, auxiliado por Dom Guido Pozzo e pelo Maestro Massimo Palombella, a fim de que a preocupação espiritual seja a principal razão de ser do Coro, que há séculos presta seu serviço nas celebrações litúrgicas presididas pelo Romano Pontífice.


Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário