quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Homilia: Missa de abertura da JMJ 2019

Jornada Mundial da Juventude
Homilia da Missa de Boas-Vindas aos Peregrinos
Campo Santa Maria la Antigua
22 de janeiro de 2019

A nossa alegria é imensa na presença de todos vocês. Hoje, o Panamá recebe todos vocês de corações e braços abertos. Obrigado por aceitarem o convite para nos encontrarmos neste pequeno país, em que a fé veio da mão da Virgem Maria, sob a invocação de Santa Maria la Antigua. Um país que fez o melhor para que cada um de vocês tenha um encontro com Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida.
Nós somos a primeira Diocese em terra firme e daqui o Evangelho foi espalhado para o resto do continente americano, sempre sob a proteção da Virgem Maria, a Mãe. Ela sempre nos acompanhou, por isso não é estranho que neste encontro com Jesus Cristo, nesta Jornada Mundial da Juventude, Maria nos encoraje e continuará a encorajar-nos a celebrar este acontecimento histórico, que todos viveremos juntos: os jovens de todo o mundo.
Agradecemos a Deus por sediar a primeira Jornada Mundial da Juventude, onde Maria - "a estrela da evangelização" - foi proposta como modelo de valentia e coragem, que estava disponível para cumprir o plano de Deus para aquele que o escolheu e cuja resposta é o lema desta JMJ: "Eis-me aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". Obrigado Papa Francisco por confiar e nos dar a oportunidade de fazer uma Jornada para a juventude das periferias existenciais e geográficas. Esperamos que seja um bálsamo para a difícil situação com a qual muitos deles vivem sem esperança, especialmente os jovens indígenas e afrodescendentes, os jovens que migram devido à resposta quase nula dos seus países de origem, que os lançam para depositar as suas esperanças nos outros países, expondo-os ao tráfico de drogas, ao tráfico de seres humanos, ao crime e a muitos outros males sociais.
Para a Igreja Católica, como para outras comunidades de fé no nosso país, mas particularmente para a comunhão do Secretariado do Episcopado da América Central, que inclui todos os bispos da região, vocês são muito importantes. Por vocês, toda uma “maquinaria humana” foi organizada para possibilitar que tenham as condições mínimas necessárias para viverem esta peregrinação neste país pequeno.
Vocês, queridos peregrinos de diferentes países do nosso planeta Terra, encontrarão no Panamá um pouco do mundo inteiro. A nossa história de serviço, de ser um ponto de encontro, de unidade na diversidade, sem distinção de credo, raça, idade, sexo, torna-nos uma nação abençoada.
Graças a presença de todos vocês, este país é agora a capital da juventude do mundo, onde com o calor humano e também o clima para este tempo, criam condições favoráveis ​​para que possam coexistir com os seus pares, partilhando sonhos, esperanças e projetos que, pela força do Espírito Santo, os comprometem a fazer a revolução do amor, o que não será fácil, mas tão pouco será impossível se depositarmos confiança em Deus.

Que país os peregrinos encontrarão?
Uma amostra do que os peregrinos vão viver neste pequeno país, teve aqueles que tiveram a experiência nos Dias nas Dioceses, tanto no Panamá como na Costa Rica.
O nosso povo está preparado para recebê-los, compartilhar as suas tradições, riqueza multi-étnica e pluricultural, mas especialmente para compartilhar a alegria da fé em um só Deus, que está atuando entre nós, na nossa história pessoal e comunitária.
Nas paróquias e nos lares adotivos, tivemos a preparação necessária para dar o melhor de nós mesmos, o afeto, a proximidade, a fraternidade, a adoção como família verdadeira, a família de Deus.

Disponibilidade para ouvir a Deus
Nestes dias da JMJ, vocês, jovens, terão a oportunidade de estar na catequese com bispos de diferentes países; poderão contar com uma formação interessante; acesso ao Parque do Perdão, com os lugares para a confissão e reconciliação com Deus; o Festival da Juventude em que a variedade de talentos de diferentes países oferece possibilidades de nutrir o espírito. E o encontro especial com Jesus, a Eucaristia, alimento espiritual para enfrentar os desafios da vida.
Este encontro de vocês, jovens, com Jesus Cristo deve levar-vos ao confronto interior e à doutrinação do sistema anti-valores que prevalece na busca de uma falsa felicidade, tão fugaz que os leva a experimentar desesperadamente tantas coisas que danificam o mundo, mente e espírito e que, em última análise, não preenchem o vácuo existencial.
Jovens, o chamamento ainda é válido, constante, intenso, cheio de uma ternura que faz com que comuniquemos Cristo a todos. Talvez, como Igreja, não tenhamos conseguido transmitir isso com clareza suficiente, porque às vezes os mais velhos pensam que os jovens não querem ouvir, que são surdos e vazios. No entanto, a realidade é diferente. Os jovens precisam de orientação, acompanhamento e, acima de tudo, de ser escutados.
Sabemos que vocês não são facilmente impressionados. As frases feitas, os discursos teatrais ou os slogans preparados para estimular emoções não funcionam.
Sabemos que, como no tempo de Jesus, os jovens procuram testemunhas e referências com conteúdo e experiência; com caminho percorrido a pé, com quilometragem, e não um Deus instruído e intelectualizado; os jovens procuram quem lhes mostre a Deus com a sua própria vida, e não quem só fale Dele.

Jovens protagonistas reais da JMJ
Na Igreja, esperamos por esta “primavera jovem”. Confiamos nos jovens, esperamos muito deles, porque estamos plenamente convencidos de que os verdadeiros protagonistas das mudanças e transformações que a humanidade e a Igreja exigem estão nas suas mãos, nas suas capacidades, na sua visão de um mundo melhor.
Para assumir este grande desafio, devem preparar-se conscientemente, conhecendo a sua história pessoal, familiar, social e cultural, mas acima de tudo, a sua história de fé. Só então, nas mãos dos seus avós e dos anciãos, podem transformar com alegria do evangelho as situações de injustiça que ferem a sociedade.
A Virgem Maria, a jovem de Nazaré, é um modelo confiável a ser seguido devido à sua entrega ao plano de Deus. Maria, é a jovem que se atreveu a dar o SIM ao projeto de Deus. Ela não temia, apesar dos riscos que isso significava naquele momento. Ainda assim, Ela disse sim, porque sabia que a promessa de Deus feita ao seu povo se realizaria com o envio do Salvador. A sua vida de fé deu-lhe força e a confiança em Deus sustentou-a para assumir ser a mãe de Deus feito homem.
Aos olhos de Maria, cada jovem pode redescobrir a beleza do discernimento. Com todo o coração, vocês podem experimentar a ternura da intimidade e a coragem do testemunho e da missão.
Portanto, esta JMJ foi confiada a Maria. Confiar em Maria não é apenas pedir que Ela nos ajude ou pedir a sua intercessão em tudo; é também agir como Ela. Vamos imitar a sua vontade de servir, como Ela fez com a sua prima Isabel. Estamos dispostos a que uma espada perfure os nossos corações como fez a Maria, quando viveu a paixão do seu Filho e esperar pacientemente pela alegria da sua Ressurreição?
Na Igreja, durante a preparação da JMJ, vimos e descobrimos jovens capazes de se dar aos outros. Têm-se visto os talentos e a liderança juvenil que sustentaram a organização deste dia. Esta é uma amostra valiosa de que podemos assumir projetos impensáveis.

Jovens indígenas e afrodescendentes
Uma maravilhosa experiência também foi vivida com os jovens indígenas e afrodescendentes. Eles tiveram as suas reuniões antes da JMJ para abordar realidades específicas. Isto deixa um marco na Conferência, porque, pela primeira vez, estas comunidades têm um espaço específico.
A Jornada Mundial da Juventude neste país não poderia existir sem estas comunidades, pois representam um número significativo da população do continente, que vive em situações de exclusão e discriminação, que os colocam na marginalidade e na pobreza.
No Fórum JMJ, afrodescendentes, jovens líderes de diferentes religiões e ideologias mostraram a sua capacidade de gerar respostas conjuntas à sua situação de discriminação e exclusão, exigindo políticas públicas no âmbito da justiça, educação, trabalho, que não só nos espaços sociais, mas também religiosos. A importância de recuperar a memória histórica com os avós e idosos também tem sido de vital importância para os jovens afrodescendentes.
A juventude indígena realizou o seu Encontro Mundial, onde também se concentraram na memória viva dos seus povos, na luta para manter a harmonia com a Mãe Terra a partir da riqueza das suas culturas à luz do Laudato Si e a importância da sua participação ativa na construção de outro mundo possível. Para a juventude indígena, a mensagem do Papa Francisco tem sido encorajadora.

Uma ferramenta de treinamento: DOCAT
No acompanhamento da formação da nossa juventude, estamos propondo a aprendizagem da Doutrina Social da Igreja, através de uma ferramenta tecnológica que fortalecerá a liderança juvenil.
Este é um sonho do Papa Francisco, que queremos também assumir por vós jovens peregrinos, especialmente da região centro-americana, porque uma maneira de enfrentar as adversidades da fé é conhecer o pensamento social da Igreja, fazer da revolução do amor uma realidade.
O presente do Papa para jovens centro-americanos é o DOCAT Book e DOCAT App que será entregue durante a JMJ e é uma oportunidade para eles assumirem responsavelmente o seu papel de liderança.

Santos para transformar a realidade
Na exortação apostólica sobre "O chamado à santidade no mundo de hoje", o Papa Francisco enfatiza que a santidade tem os seus riscos, desafios e oportunidades. Porque a cada um de nós, o Senhor nos escolheu "para que fossemos santos e inculpáveis ​​diante dele por amor" (Ef 1,4).
E ser santo não é ter rostos de figuras dos selos que compramos. Não, queridos irmãos e queridos jovens. Todos nós podemos ser santos, mesmo quando pensamos que a nossa existência não tem grande valor para todos os pecados cometidos. Todos nós podemos viver e alcançar a santidade.
O Santo Padre diz-nos que, para sermos santos, devemos ir contra a corrente; vocês têm de saber chorar e sair da lógica de "parar de sofrer", o que nos faz gastar "muitas energias para escapar das circunstâncias onde o sofrimento está presente". Ser santo faz-nos sair da corrupção espiritual e material, de tudo que nos causa o mal e ofende a Deus.
Um santo defende o indefeso: o não-nascido, mas também o nascido na miséria; defende os migrantes, busca a justiça; reza, vive e ama a comunidade; Ele é alegre e tem senso de humor; sempre luta, sai da mediocridade, vive a misericórdia de Deus e compartilha-a com o seu próximo.
Ser santo não é um mito, é uma realidade palpável. O testemunho de vida dos santos da JMJ são prova disso: São Martin de Porres, Santa Rosa de Lima, São Juan Diego, São José Sánchez del Río, São João Bosco, Beata Irmã Maria Romero Meneses, São Oscar Romero, São João Paulo II. Todos eles nos mostram que a vida de santidade é possível em todas as culturas e grupos étnicos, sem diferença de sexo ou idade. A generosa entrega das suas vidas a Deus e ao próximo levou-os à santidade.
Não tenham medo queridos jovens, tenham a coragem de ser santos no mundo de hoje, sem desistir da sua juventude ou da sua alegria. Pelo contrário, devemos mostrar ao mundo que é possível ser feliz com tão pouco, porque Jesus Cristo é a razão para a nossa felicidade, e nós ganhamos a vida eterna, a sua Ressurreição.
Queridos jovens que se prepararam para a Jornada Mundial da Juventude, eu convido-vos a estarem dispostos a viver a partir deste momento com humildade e disponibilidade esta experiência histórica no Panamá, onde mais de 500 anos atrás, veio a fé. Esperamos poder dizer, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude, que enviamos ao mundo esses novos discípulos de Jesus Cristo para irradiar em toda a terra a alegria do evangelho. O evangelho da misericórdia e o amor de Deus.
Durante estes dias a cidade do Panamá será uma grande "Casa de oração e promoção cristã". A palavra de Deus ressoará em todos os momentos e em todos os cantos do Panamá.
Tudo está pronto para viver a festa do amor de Deus no meio de nós. Mas, não esqueçamos que será a Nossa Senhora e o Papa Francisco, como Vigário de Jesus Cristo, aqueles que nos irão fortalecer e ajudar a nossa confirmação na fé.

Dom José Domingo Ulloa Mendieta, Arcebispo do Panamá

Fonte: Jornada Mundial de la Juventud - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário