terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Homilia do Papa: Festa do Batismo do Senhor

Festa do Batismo do Senhor
Santa Missa e Batismo de algumas crianças
Homilia do Papa Francisco
Capela Sistina
Domingo, 13 de janeiro de 2019

No início da celebração, vos foi feita uma pergunta: “O que pedis para os vossos filhos?” E todos vós dissestes: “A fé”. Vós pedis à Igreja a fé para os vossos filhos, e hoje eles recebem o Espírito Santo, e o dom da fé cada um no próprio coração, na própria alma. Mas esta fé deve desenvolve-se, deve crescer. Sim, alguém pode dizer-me: “Sim, sim, devem estudá-la...”. Sim, quando forem à Catequese estudarão bem a fé, aprenderão a catequese. Mas antes de ser estudada, a fé é transmitida, e este é um dever que corresponde a vós. É uma tarefa que vós hoje recebeis: transmitir a fé, a transmissão da fé. E isto se faz em casa. Porque a fé sempre é transmitida “em dialeto”: o dialeto da família, o dialeto da casa, no clima da casa.
Esta é a vossa tarefa: transmitir a fé com o exemplo, com as palavras, ensinando a fazer o sinal da cruz. Isto é importante. Vede, há crianças que não sabem fazer o sinal da cruz. “Faz o sinal da cruz”: e fazem uma coisa qualquer, que não se sabe o que é. Primeira coisa: ensinai-os isto.
Mas o importante é transmitir a fé com a vossa vida de fé: que vejam o amor dos cônjuges, que vejam a paz na casa, que vejam que Jesus está ali. E me permitam um conselho – me desculpem, mas eu vos aconselho isto – não brigueis em frente às crianças, nunca. É normal que os esposos briguem, é normal. Seria estranho o contrário. Fazei-o, mas que eles não ouçam, que eles não vejam. Vós não sabeis a angústia que recebe uma criança quando vê brigarem os pais. Isto, me permitam, é um conselho que vos ajudará a transmitir a fé. É ruim discutir? Nem sempre, é normal, é normal. Mas que as crianças não vejam, não ouçam, por causa da angústia.
E agora continuaremos a cerimônia do Batismo, mas tenhais isto em mente: a vossa tarefa é transmitir-lhes a fé. Transmiti-a em casa, porque ali se aprende a fé; depois se estuda na Catequese, mas em casa se recebe a fé.
E antes de continuar gostaria de dizer-vos outra coisa: vós sabeis que as crianças se sentem hoje em um ambiente que é estranho: um pouco quente, estão cobertas... E sentem o ar abafado... Depois choram porque têm fome, têm fome. E um terceiro motivo para chorar é um “pranto preventivo”. Uma coisa estranha: não sabem o que acontecerá, e pensam: “Eu choro primeiro, depois veremos...”. É uma defesa. Vos digo: que estejam cômodos. Estai atentos para não cobri-los demais. E se choram por fome, amamentai-os. Às mães digo: Amamentem as crianças, tranquilas, o Senhor quer isto. Por que - onde está o perigo? - elas têm uma vocação polifônica: começa uma a chorar, e outra faz o contraponto, e depois outra, e por fim é um coro de pranto!
E assim vamos em frente com esta cerimônia, em paz, com a consciência que cabe a vós a transmissão da fé.


Tradução livre a partir do original italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário