terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A viagem do Papa ao Panamá


Entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2019 o Papa Francisco realiza sua vigésima sexta Viagem Apostólica fora da Itália com destino ao Panamá para participar da 34º Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Esta será a 3ª edição da JMJ presidida por Francisco (depois dos encontros do Rio de Janeiro em 2013 e Cracóvia em 2016) e sua 2ª viagem à América Central (depois da viagem a Cuba em 2015).

Logo oficial da JMJ 2019
Esta é a 15ª edição internacional da JMJ e a primeira a realizar-se na América Central. Tem como tema “Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

A Jornada inicia-se no dia 22 de janeiro, um dia antes da chegada do Papa, com a Missa de abertura presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta (cf. aqui sua Homilia e as Fotos da celebração).

Além de Francisco o único Papa a visitar o Panamá foi São João Paulo II no dia 05 de março de 1983, no contexto de uma viagem a diversos países da região.

Programa da viagem:

Dia 23, quarta-feira:
Chegada do Papa ao Aeroporto Internacional Tocumen na Cidade do Panamá.

Dia 24, quinta-feira:
Pela manhã, cerimônia de boas-vindas no Palácio das Garças, sede da Presidência, encontro com as autoridades na sede do Ministério das Relações Exteriores e encontro com os Bispos da América Central na igreja de São Francisco de Assis. No fim da tarde, Cerimônia de acolhida com os jovens participantes da JMJ na região costeira da Cidade do Panamá, denominada para a ocasião Campo Santa Maria la Antigua (cf. a Homilia do Papa e as Fotos da Cerimônia).

Jovens panamenhos na JMJ 2016
Dia 25, sexta-feira:
Pela manhã, Celebração Penitencial com jovens presidiários do Centro Correcional de Menores Las Garças na cidade de Pacora (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da celebração).
No fim da tarde, de volta à Cidade do Panamá, Via Sacra com os jovens da JMJ no Campo Santa Maria la Antigua (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da celebração).

Dia 26, sábado:
Pela manhã, Santa Missa com os sacerdotes e religiosos na Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua. Nesta celebração o Papa dedicará o altar restaurado da Catedral, sendo a primeira vez que preside este rito como Romano Pontífice (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da celebração). 
Após a Missa, almoço com alguns jovens no Seminário Maior São José e, à noite, Vigília com os jovens da JMJ no Metro Park, nomeado para a ocasião de Campo São João Paulo II (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da cerimônia).

Dia 27, domingo:
Pela manhã, Missa de encerramento da JMJ no Campo São João Paulo II. No final da celebração Francisco anunciará a data e o local do próximo encontro internacional (cf. aqui a Homilia do Papa e as Fotos da celebração).
[Atualização: A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa (Portugal) em 2022.]
Após a Missa o Papa visita um centro de assistência social (Lar do Bom Samaritano), onde rezará o Ângelus. À tarde encontra-se com os voluntários da JMJ no Estádio Rommel Fernandez. Por fim, despede-se no fim da tarde no Aeroporto Internacional do Panamá, retornando a Roma.

Catedral de Santa Maria la Antigua (Panamá)
Alguns dados da Igreja Católica no Panamá:

Número de católicos: 3.629.000 (88,6% da população)
Dioceses: 08
Paróquias: 194
Outros centros de pastoral: 164

Bispos: 15
Sacerdotes diocesanos: 234
Sacerdotes religiosos: 186
Diáconos permanentes: 81
Religiosos (as): 499
Seminaristas: 220

Escolas católicas: 132 (27.283 estudantes)
Ambulatórios: 04
Asilos: 06
Orfanatos: 09
Outras instituições sociais: 09

Santa Maria la Antigua (Padroeira do Panamá)
Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário