“Esta é a vontade de
Deus: vivei na santidade” (1Ts 4,3)
Em nossa série de postagens sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura, retornamos ao Novo Testamento (após analisar as
três cartas joaninas no ano de 2019) com a análise da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts), considerada o primeiro escrito
neotestamentário, que foi tema do “Mês da Bíblia” de 2017.
1. Breve introdução à
Primeira Carta aos Tessalonicenses
A pregação de Paulo na cidade de Tessalônica, na província
romana da Macedônia, deu-se durante sua segunda viagem apostólica (At 17,1-9).
A redação da Carta aconteceu provavelmente pouco depois, entre os anos 50 e 51,
quando Paulo estava em Corinto, tornando-a portanto o primeiro escrito do Novo
Testamento.
A estrutura da Carta, com os típicos elementos do gênero
epistolar, é a seguinte:
a) 1Ts 1,110: Saudação e ação de graças;
b) 1Ts 2,1–3,13: Narração da atividade de Paulo e seus
colaboradores (Silvano e Timóteo);
c) 1Ts 4,1–5,22: Parênese: recomendações morais e apelo à
esperança;
d) 1Ts 5,23-28: Conclusão.
A grande maioria dos autores aceita a autoria paulina da Carta.
Contudo, ao compará-la com outros escritos do Apóstolo, nota-se a ausência dos
grandes temas da teologia paulina, como a justificação pela fé. O tema central
aqui é a parusia, isto é, a última
vinda do Senhor.
O Apóstolo utiliza-se de imagens da apocalíptica judaica,
como a “voz do arcanjo” e o “som da trombeta” (1Ts 4,16), embora
fundamente sua escatologia no querigma
cristão: “Se Jesus morreu e ressuscitou -
e esta é nossa fé - de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que
através dele entraram no sono da morte” (1Ts 4,14).
Como o Dia do Senhor virá “como ladrão” (1Ts 5,2), isto é, em um momento inesperado, Paulo
exorta os tessalonicenses à vigilância e à vivência das virtudes: “esta é a vontade de Deus: vivei na santidade”
(1Ts 4,3). São referidas particularmente ao longo da carta as três virtudes
teologais: fé, esperança e caridade.
Para saber mais, confira a bibliografia indicada no final da
postagem [1].
São Paulo, Apóstolo |
2. Leitura litúrgica
da 1Ts: Composição harmônica
São dois os critérios de escolha das leituras propostos no Elenco das Leituras da Missa (n. 66): a
composição harmônica e a leitura semicontínua [2]. Começamos com a composição
harmônica, que consiste na escolha do texto por sua sintonia com o tempo ou a festa
litúrgica.
a) Celebração
Eucarística
Seguindo o ciclo do Ano Litúrgico, encontramos primeiramente
duas leituras da 1Ts no tempo do
Advento. Segundo o Elenco das Leituras da
Missa (n. 93), aqui “as leituras do Apóstolo contêm exortações e
ensinamentos relativos às diversas características deste tempo” [3].
Assim, no III Domingo
do Advento do ano B lemos 1Ts 5,16-24, as últimas recomendações do Apóstolo
na Carta. Particularmente digno de nota aqui é o tema da alegria - “Estai sempre alegres!” (1Ts 5,16) -, presente
já na antífona de entrada deste dia (Fl 4,4.5) que recorda a proximidade da
vinda do Messias.
No I Domingo do
Advento do ano C, por sua vez, lê-se 1Ts 3,12–4,2, trecho no qual Paulo
exorta os tessalonicenses a progredirem no amor e na santidade.
Ainda no ciclo do Ano Litúrgico encontramos uma perícope do
nosso livro na Comemoração dos Fiéis
Defuntos (02 de novembro), proposta ad
libitum (à escolha), uma vez que para este dia há várias opções de leituras.
Trata-se de 1Ts 4,13-18, quando o Apóstolo instrui a respeito do destino dos
mortos, exortando à esperança: “estaremos
sempre com o Senhor” (1Ts 4,17).
Passando às celebrações dos santos, propõe-se uma leitura da
1Ts para o Comum dos Pastores: 1Ts 2,2b-8, parte da narração da atividade de
Paulo e seus colaboradores em Tessalônica: “Encontramos
em Deus a coragem de vos anunciar o Evangelho” (1Ts 2,2). A mesma leitura
consta, também ad libitum, na Missa pelos sacerdotes.
Por fim, na Missa
pela santificação do trabalho, temos a opção de ler 1Ts 4,1b-2.9-12, parte
das exortações morais presentes na Carta, dentre as quais o zelo no trabalho: “Procurai viver com tranquilidade, (...) trabalhando com as próprias mãos” (1Ts
4,12).
b) Sacramentos e
sacramentais
Nos demais sacramentos, encontramos o nosso livro em um rito
ligado ao Batismo: o Rito de Admissão,
pelo qual são acolhidas na Igreja pessoas já batizadas em outras comunidades eclesiais.
Aqui propõe-se como opção de leitura 1Ts 5,16-24 [4], com as últimas
recomendações de Paulo e sua bênção aos leitores: “Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente” (1Ts 5,23).
Igreja de São Paulo em Tessalônica |
Passando aos Sacramentais, temos primeiramente uma perícope
de 1Ts sugerida para duas celebrações
que compartilham as mesmas opções de leituras: a Consagração das virgens e a Profissão
religiosa. Trata-se de 1Ts 4,1-3a.7-12 [5], trecho no qual Paulo exorta à
santidade de vida.
É no Ritual de Bênçãos,
porém, que encontramos o maior número de leituras da nossa Carta, presente em
cinco celebrações. A primeira delas é a forma breve da Bênção de mulher após o parto, para a qual se sugere 1Ts 5,18 [6],
uma exortação a sempre dar graças a Deus.
Na Bênção de escritório,
fábrica ou casa comercial propõe-se, ad
libitum, 1Ts 4,9-12 [7], a exortação paulina ao zelo no trabalho. A mesma
perícope, ligeiramente abreviada (1Ts 4,9.10b-12), aparece na Bênção de instrumentos de trabalho [8].
Dentre as leituras para a Bênção da mesa antes das refeições encontramos 1Ts 5,16-18 [9],
exortando-nos a dar graças a Deus em todas as circunstâncias. Uma versão mais
longa desta perícope (1Ts 5,12-24) aparece naturalmente na Bênção em ação de graças por benefícios recebidos [10].
Por fim, no que se refere aos sacramentais, temos a
celebração das Exéquias, que
partilha as opções de leituras com a Comemoração dos Fiéis Defuntos. Como vimos
acima, encontramos aqui o texto escatológico de 1Ts 4,13-18 [11].
c) Liturgia das Horas
Na Liturgia das Horas encontramos uma leitura longa de 1Ts em composição harmônica no Ofício das Leituras do Comum dos Pastores
para
um Papa ou Bispo nos tempos de
Advento, Natal e Quaresma: 1Ts 2,1-13.19-20 [12], a narração da atividade
apostólica em Tessalônica.
As leituras breves de 1Ts
nas outras Horas são mais abundantes. Seguindo o ciclo do Ano Litúrgico,
encontramos nas I Vésperas dos domingos
do Advento e do dia 17 de dezembro o texto de 1Ts 5,23-24 [13], a bênção do
Apóstolo aos seus leitores em vista “da
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
A Hora Média (12h)
dos domingos do Advento e do dia 18 de dezembro, por sua vez, traz-nos a
perícope de 1Ts 3,12-13 [14], uma exortação ao amor e à santidade também em
vista “da vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo”.
No Ciclo Pascal a nossa Carta está presente na Hora Média (9h) dos domingos I-IV da
Quaresma, quando lemos 1Ts 4,1.7 [15], outra exortação do Apóstolo à
santidade.
Nas celebrações hagiológicas, temos a mesma perícope para a Hora Média (12h) das festas de três santos
do Novo Testamento: São Marcos (25
de abril), São Barnabé (11 de junho)
e São Lucas (18 de outubro). A
perícope em questão é 1Ts 2,2b-4 [16], parte da narração da atividade de Paulo
e seus colaboradores na cidade.
Por fim, a última leitura breve de 1Ts em composição harmônica encontra-se nas Laudes do ofício dos fiéis defuntos: 1Ts 4,14 [17], quando Paulo
fundamenta sua escatologia no querigma,
isto é, no Mistério Pascal da Morte-Ressurreição de Cristo.
Última vinda de Cristo (Porta da Basílica de São Marcos, Veneza) |
3. Leitura litúrgica
da 1Ts: Leitura semicontínua
O segundo critério de escolha dos textos bíblicos para as
celebrações do Rito Romano é a leitura semicontínua, a leitura dos principais
textos do livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a
Sagrada Escritura.
a) Celebração
Eucarística
A leitura semicontínua da 1Ts é prevista, primeiramente, entre o XXIX e o XXXIII Domingos do Tempo Comum do ano A, após a leitura da
Carta aos Filipenses, em sintonia com
a índole escatológica destes últimos domingos.
As cinco perícopes escolhidas aqui são:
XXIX Domingo: 1Ts
1,1-5b;
XXX Domingo: 1Ts
1,5c-10;
XXXI Domingo: 1Ts
2,7b-9.13;
XXXII Domingo: 1Ts
4,13-18;
XXXIII Domingo:
1Ts 5,1-6.
Nos dias feriais, por sua vez, uma leitura quase integral de
1Ts concentra-se entre a XXI e a XXII semanas do Tempo Comum no ano
ímpar, precedida pelo Livro de Rute
e sucedida pela Carta aos Colossenses.
As perícopes estão assim distribuídas:
XXI semana do Tempo
Comum (ano ímpar):
Segunda-feira: 1Ts
1,1-5.8b-10;
Terça-feira: 1Ts
2,1-8;
Quarta-feira: 1Ts
2,9-13;
Quinta-feira: 1Ts
3,7-13;
Sexta-feira: 1Ts
4,1-8;
Sábado: 1Ts 4,9-11.
XXII semana do Tempo
Comum (ano ímpar):
Segunda-feira: 1Ts
4,13-18;
Terça-feira: 1Ts
5,1-6.9-11.
b) Liturgia das Horas
Na Liturgia das Horas nossa Carta é lida integralmente no Ofício das Leituras da IV semana do Tempo
Comum, entre o Deuteronômio e a Segunda Carta aos Tessalonicenses, sendo
dividida em quatro perícopes [18]:
Domingo: 1Ts
1,1–2,12 - “Solicitude de Paulo pela igreja
de Tessalônica”;
Segunda-feira: 1Ts
2,13–3,13 - “Amizade entre Paulo e os
tessalonicenses”;
Terça-feira: 1Ts
4,1-18 - “Vida santa e esperança da
ressurreição”;
Quarta-feira: 1Ts
5,1-28 - “Maneira de viver dos filhos da
luz”.
No ciclo bienal do Ofício, que não foi traduzido para o
Brasil, encontramos as mesmas leituras do nosso livro na VI semana do Tempo Comum no ano par.
Encontramos também três trechos de 1Ts como leituras breves distribuídas ao longo das quatro semanas
do Saltério:
- Vésperas da
segunda-feira da II semana: 1Ts 2,13 [19], exortando à acolhida da Palavra;
- Laudes da
terça-feira da II semana: 1Ts
5,4-5 [20], exortando a viver como “filhos da luz”;
- Vésperas da
segunda-feira da IV semana: 1Ts 3,12-13
[21], exortando ao amor e à santidade.
Por fim, temos ainda outros dois trechos da nossa Carta
presentes todas as semanas na recitação das Completas:
- Completas da
segunda-feira: 1Ts 5,9-10 [22], trecho que retoma o valor salvífico da
morte de Cristo;
- Completas da
quinta-feira: 1Ts 5,23 [23], com a bênção de Paulo: “Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente”.
Vitral representando as virtudes teologais: "Recordamos... a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança" (1Ts 1,3) |
Referências:
[1] BOSCH, Jordi Sánchez. A Primeira Carta aos
Tessalonicenses. in: Escritos paulinos. 2ª ed. São Paulo: Ave
Maria, 2008, pp. 99-114. Coleção: Introdução
ao Estudo da Bíblia, v. 7. (cf.
também pp. 115-153: “A catequese primitiva”).
BROWN, Raymond. Primeira
carta aos Tessalonicenses. in: Introdução ao Novo Testamento. 2ª ed.
São Paulo: Paulinas, 2012, pp. 607-620.
VOUGA, François. A primeira
epístola aos Tessalonicenses. in:
MARGUERAT, Daniel [org.]. Novo
Testamento: História, escritura e teologia. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2015,
pp. 315-328.
[2] ALDAZÁBAL, José. A
Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São
Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[3] ibid., p. 94.
[4] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS. Tradução
portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2007, p. 294.
[5] LECIONÁRIO IV: Lecionário
do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o
Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 142.
[6] RITUAL DE BÊNÇÃOS. Tradução portuguesa da edição típica
para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, p. 91.
[7] ibid., p. 222.
[8] ibid., p. 257.
[9] ibid., p. 290.
[10] ibid., p.
456.
[11] NOSSA PÁSCOA: Subsídios
para a Celebração da Esperança. São Paulo: Paulus, 2008, p. 40.
[12] OFÍCIO DIVINO. Liturgia
das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição
típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. I, p. 1243; v. II, p. 1788. Para a Páscoa e o Tempo Comum são indicadas outras leituras, oferecendo
uma maior diversidade de textos.
[13] ibid., v. I,
pp. 108.163.219.269.291.
[14] ibid., pp.
118.171.228.274.297.
[15] ibid., v. II,
pp. 78.135.191.249.
[16] ibid., v. II,
p. 1545; v. III, p. 1354; v. IV, p. 1397.
[17] ibid., v. I,
p. 1394; v. II, p. 1948; v. III, p. 1772; v. IV, p. 1784.
[18] ibid., v.
III, p. 119.124.127.130.
[19] ibid., v.
III, p. 791; v. IV, p. 745.
[20] ibid., v.
III, p. 803; v. IV, p. 757.
[21] ibid., v.
III, p. 1068; v. IV, p. 1022.
[22] ibid., v. I,
p. 988; v. II, p. 1407; v. III, p. 1166; v. IV, p. 1120.
[23] ibid., v. I, p. 1006; v. II, p. 1416;
v. III, p. 1174; v. IV, p. 1128.
[Observação: Devido ao distanciamento social ocasionado pela atual pandemia de coronavírus (Covid-19), não temos acesso aos Lecionários I-III para indicar as páginas das leituras. Assim que a situação se normalizar, atualizaremos a postagem com as devidas referências]
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