No último dia 18 de julho foram celebradas no altar da Cátedra da Basílica Vaticana as Exéquias do Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito Emérito da Congregação para a Educação Católica, falecido no dia 17 de julho aos 80 anos.
A Santa Missa Exequial foi presidida pelo Cardeal Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício. No final da celebração o Papa Francisco presidiu os ritos da Última Encomendação e Despedida.
O Santo Padre foi assistido pelo Monsenhor Diego Giovanni Ravelli.
Caixão com o Evangeliário |
Homilia do Cardeal Sandri |
Rito da Última Encomendação |
Aspersão |
Incensação |
* * *
O Cardeal Zenon Grocholewski nasceu a 11 de outubro de 1939 em Bródki (Polônia). Foi ordenado sacerdote a 27 de maio de 1963 para a Arquidiocese de Poznań.
Após obter seu Doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, começou a trabalhar no Tribunal da Rota Romana.
Em 21 de dezembro de 1982 o Papa João Paulo II o nomeou Secretário do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica com dignidade episcopal. O próprio Papa lhe conferiria a Ordenação Episcopal em 06 de janeiro do ano seguinte.
Em 05 de outubro de 1998 foi promovido a Prefeito do Tribunal da Assinatura Apostólica. Um ano depois, em 15 de novembro de 1999 foi nomeado Prefeito da Congregação para a Educação Católica, ofício que exerceria pelos seguintes 16 anos, até renunciar em 2015 por limite de idade.
O Papa João Paulo II o criou Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, concedendo-lhe o título de Cardeal Diácono de São Nicolau in Carcere. Participou dos conclaves de 2005 e 2013.
Cardeal Zenon Grocholewski (1939-2020) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário