quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A Eucaristia, vida da Igreja: Encontro de Pastoral Litúrgica 2005

Sempre no final do mês estamos recordando em nosso blog, de maneira retrospectiva, os Encontros de Pastoral Litúrgica (ENPL) promovidos anualmente pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.

Neste mês recordamos o 31º ENPL, realizado em julho de 2005 com o tema: "A Eucaristia: vida da Igreja".

A escolha deste tema estava em sintonia com o "Ano da Eucaristia" convocado pelo Papa João Paulo II de outubro de 2004 a outubro de 2005. Este ano culminou no Sínodo sobre a Eucaristia, presidido por seu sucessor, Bento XVI, e que teve como fruto a Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis.

São referidas também nas conferências a Encíclica Ecclesia de Eucharistia e a Carta Apostólica Mane Nobiscum Domine, ambas do Papa João Paulo II.

Seguem os áudios de quatro conferências, disponibilizados pelo Secretariado Nacional de Liturgia:

D. António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Viseu

Nesta primeira palestra o Bispo reflete sobre a Eucaristia a partir de três dimensões: memorial da Páscoa, banquete de comunhão e penhor da glória futura, centrando-se na primeira. Esta é o fundamento da presença real, uma vez que Cristo está presente no dom total de Si mesmo. A Eucaristia não é “algo”, é “alguém”: é uma Pessoa viva. A Celebração Eucarística é, pois, o encontro com Cristo vivo!

Dr. José Carlos da Silva Carvalho, Universidade Católica Portuguesa - Porto

Partindo das afirmações do Concílio Vaticano II sobre as duas mesas, da Palavra e da Eucaristia, o palestrante busca os fundamentos desta dupla mesa na Sagrada Escritura e seu desenvolvimento na Tradição da Igreja, sobretudo nos Padres. Segundo o palestrante, a unidade das duas mesas da celebração é uma “crítica” a reducionismos da fé: gnosticismo (só a palavra) e pelagianismo (só a ação).

D. Manuel Madureira Dias, Bispo emérito do Algarve

A relação entre Eucaristia e comunhão é aqui abordada partindo dos seus fundamentos nas Páscoas judaica e cristã, passando por alguns pontos da eclesiologia do Concílio Vaticano II e destacando a pessoa do Bispo: sua menção na Oração Eucarística, vínculo de comunhão na Igreja particular, e a Eucaristia por ele presidida com o presbitério e o Povo de Deus, especialmente na Missa Crismal.

4ª Conferência: A Igreja da Eucaristia
Pe. Dr. Dário Pedroso, SJ

Por fim, nesta conferência se reflete sobre a interdependência entre os mistérios da Eucaristia e da Igreja: “Sem Igreja celebrante não há Eucaristia; sem Eucaristia celebrada não há Igreja”. O palestrante aborda três “polos” eucarísticos: celebração, comunhão e adoração, concluindo com algumas afirmações acerca da Eucaristia em sua relação com a Igreja: fonte de vida, escola de misericórdia, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário