quinta-feira, 27 de junho de 2019

Homilia: Sagrado Coração de Jesus - Ano C

São Clemente Romano
Carta aos Coríntios
Quem pode descrever o vínculo do amor de Deus

Portanto, desapeguemo-nos disto rapidamente (das divisões), e prostremo-nos diante do Senhor e lhe roguemos com lágrimas que se mostre propício e se reconcilie conosco, e que possa nos restaurar de volta à conduta pura e digna que corresponde ao nosso amor de irmãos. Porque esta é uma porta à justiça aberta para a vida, como está escrito: Abri-me as portas da justiça, para que eu possa entrar por elas e louvar o Senhor. Esta é a porta do Senhor; por ela entrarão os justos.
Sendo assim que se abrem muitas portas, esta é a porta que é da justiça, a saber, aquela que é em Cristo, e são bem-aventurados todos os que tenham entrado por ela, e dirigido seu caminho em santidade e justiça, executando todas as coisas sem agitação. Que um homem seja fiel, que possa demonstrar conhecimento profundo, que seja sábio no discernimento das palavras, que se esforce em seus atos, que seja puro; e naquilo em que parece ser maior, tanto mais deve demonstrar ser humilde; e deve procurar o benefício comum a todos, e não o seu próprio.
Que aquele que ama a Cristo cumpra os mandamentos de Cristo. Quem pode descrever o vínculo do amor de Deus? Quem é capaz de narrar a majestade de seu encanto? A altura à qual o amor exalta é indescritível. O amor nos une a Deus; o amor cobre uma multidão de pecados; o amor suporta todas as coisas, é paciente em todas elas. Não há nada grosseiro, nada de arrogante no amor. O amor não tem divisões, o amor não é rebelde, o amor faz todas as coisas de comum acordo. No amor foram feitos perfeitos todos os escolhidos de Deus; sem amor nada é agradável a Deus; no amor o Senhor nos assumiu para si; pelo amor que sentiu por nós, Jesus Cristo nosso Senhor deu seu sangue por nós segundo a vontade de Deus, e sua carne por nossa carne, e sua vida por nossas vidas.
Percebeis, pois, amados, que maravilhoso e grande é o amor, e que não há palavras para declarar sua perfeição. Quem pode ser achado nele, exceto aqueles a quem Deus o concedeu? Portanto, supliquemos e peçamos de sua misericórdia que possamos ser achados irrepreensíveis no amor, mantendo-nos afastados dos partidos dos homens.
Todas as gerações desde Adão até este dia passaram para a outra vida; mas os que pela graça de Deus foram aperfeiçoados no amor residem na mansão dos piedosos; e serão manifestados na visitação do Reino de Deus. Porque está escrito: Entra em teus aposentos durante um pouco de tempo, até que tenha passado a tua indignação, e eu recordarei (de vós) no dia propício, e vou erguer-vos de vossos sepulcros. Bem-aventurados somos, amados, se cumprimos os mandamentos de Deus em conformidade com o amor, a fim de que os nossos pecados sejam perdoados pelo amor. Porque está escrito: Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado, nem há engano em sua boca. Esta declaração de bem-aventurança foi pronunciada sobre os que foram eleitos por Deus mediante Jesus Cristo nosso Senhor, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 771-773. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Ambrósio para esta Solenidade clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário