sábado, 9 de fevereiro de 2019

Homilia: V Domingo do Tempo Comum - Ano C

São Patrício
Confissões
“Por mim muitos povos renasceram para Deus”

E estou em muita dívida com Deus, que foi quem me deu uma graça tão grande, a saber: que por mim muitos povos renasceram para Deus e logo foram confirmados; que em todas as partes por eles foram ordenados clérigos, para toda a multidão que recém chegou à fé e que o Senhor tomou dos extremos da terra, como antes tinha prometido por seus profetas: Virão a ti povos dos extremos da terra e dirão: nossos pais prepararam para si ídolos e não existe utilidade neles; e novamente: Coloquei-te como luz entre os povos, para que sejas salvação até o extremo da terra.
E ali quero aguardar a promessa daquele que em verdade nunca engana, como promete no Evangelho: Virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão com Abraão, Isaac e Jacó. Assim cremos que os crentes virão de todo o mundo.
Por isso, na verdade convém pescar bem e com empenho, como adverte e ensina o Senhor, dizendo: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens; e novamente diz pelos profetas: Eis aqui que envio muitos pescadores e caçadores, afirma Deus... Por isso convinha muito que entendêssemos nossas redes, para que uma copiosa multidão e povo fossem capturados para Deus e em todas as partes houvesse clérigos que batizassem e exortassem a um povo indigente e ansioso, como o Senhor no Evangelho diz, adverte e ensina: Ide e ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que ordenei. Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo. E novamente afirma: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura: quem crer e for batizado, será salvo; quem não crer, será condenado. E de novo: Será anunciado o Evangelho do reino em todo o mundo como testemunho para todos os povos, e então virá o fim. E o Senhor novamente preanuncia através do profeta: E será nos últimos dias, diz o Senhor; derramarei meu espírito sobre toda carne e vossos filhos e filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e vossos anciãos sonhos; naqueles dias derramarei o meu Espírito sobre meus servos e sobre minhas escravas, e profetizarão. E em Oseias diz: Chamarei “meu povo” ao que não é meu povo; e ao que não alcançou misericórdia, “o que alcançou misericórdia”; e no mesmo lugar onde se disse: “vós sois meu povo”, ali serão chamados “filhos do Deus vivo”.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 634-635. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Agostinho para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário