Papa
Bento XVI
Audiência
Geral
Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006
A
Cátedra de Pedro, dom de Cristo à sua Igreja
Queridos irmãos e irmãs
A Liturgia
latina celebra hoje a festa da Cátedra de São Pedro. Trata-se de uma tradição
muito antiga, testemunhada em Roma desde o século IV, com a qual se dá graças a
Deus pela missão confiada ao Apóstolo Pedro e aos seus sucessores.
Literalmente, a “cátedra” é a sede fixa do Bispo, posto na igreja matriz de uma
Diocese, que por isso é chamada “catedral”, e constitui o símbolo da autoridade
do Bispo e, em particular, do seu “magistério”, ou seja, do ensinamento
evangélico que ele, enquanto sucessor dos Apóstolos, é chamado a conservar e a
transmitir à Comunidade cristã. Quando o Bispo toma posse da Igreja particular
que lhe foi confiada, ele, com a mitra e o báculo, senta-se na cátedra. Como
mestre e pastor, daquela sede ele orientará o caminho dos fiéis, na fé, na
esperança e na caridade.
Portanto, qual
foi a “cátedra” de São Pedro? Escolhido por Cristo como “rocha” sobre a qual
edificar a Igreja (cf. Mt 16,18), ele
começou o seu ministério em Jerusalém, depois da Ascensão do Senhor e do
Pentecostes. A primeira “sede” da Igreja foi o Cenáculo, e provavelmente
naquela sala onde também Maria, a Mãe de Jesus, rezou juntamente com os
discípulos para que fosse reservado um lugar especial a Simão Pedro. Em
seguida, a sé de Pedro tornou-se Antioquia, cidade situada à margem do rio
Oronte, na Síria, hoje na Turquia, naquela época terceira metrópole do império
romano, depois de Roma e de Alexandria do Egito. Daquela cidade, evangelizada
por Barnabé e Paulo, onde “os discípulos receberam, pela primeira vez, o nome
de cristãos” (At 11,26), onde,
portanto, nasceu para nós o nome de cristãos, Pedro foi o primeiro Bispo, a tal
ponto que o Martirológio Romano, antes da reforma do calendário, previa também
uma celebração específica da Cátedra de Pedro em Antioquia. Dali, a Providência
conduziu Pedro até Roma. Portanto, temos o caminho de Jerusalém, Igreja
nascente, em Antioquia, primeiro centro da Igreja acolhida pelos pagãos e ainda
unida com a Igreja proveniente dos judeus. Depois Pedro dirigiu-se para Roma,
centro do Império, símbolo do “Orbis”
- a “Urbis” que expressa o “Orbis”, a terra - onde ele terminou com
o martírio a sua corrida ao serviço do Evangelho. Por isso a sede de Roma, que
tinha recebido a maior honra, acolheu também o ônus confiado por Cristo a
Pedro, de se colocar ao serviço de todas as Igrejas particulares, para a
edificação e a unidade de todo o Povo de Deus.
A sede de Roma,
depois destas migrações de São Pedro, torna-se assim reconhecida como a do
sucessor de Pedro, e a “cátedra” do seu Bispo representou a do Apóstolo
encarregado por Cristo, de apascentar todo o seu rebanho. Testemunham-no os
mais antigos Padres da Igreja, como por exemplo Santo Ireneu, Bispo de Lião,
proveniente porém da Ásia Menor, que no seu tratado Contra as heresias descreve a Igreja de Roma como “a maior e a mais
antiga, conhecida por todos; ...fundada e constituída em Roma pelos dois
gloriosíssimos Apóstolos Pedro e Paulo”; e acrescenta: “Com esta Igreja, pela
sua exímia superioridade, deve conciliar-se a Igreja universal, ou seja, os
fiéis que estão em toda a parte” (III, 3, 2-3). Tertuliano, um pouco mais
tarde, por sua vez, afirma: “Como é feliz esta Igreja de Roma! Foram os
próprios Apóstolos que derramaram nela, com o próprio sangue, toda a doutrina”
(A prescrição dos hereges, 36).
Portanto, a cátedra do Bispo de Roma representa não apenas o seu serviço à
comunidade romana, mas a sua missão de guia de todo o Povo de Deus.
Celebrar a “Cátedra”
de Pedro, como fazemos hoje, significa, portanto, atribuir-lhe um forte
significado espiritual e reconhecer-lhe um sinal privilegiado do amor de Deus,
Pastor bom e eterno, que quer reunir toda a sua Igreja e orientá-la no caminho
da salvação. Entre os numerosos testemunhos dos Padres, apraz-me evocar o de
São Jerônimo, tirado de uma das suas epístolas escritas ao Bispo de Roma,
particularmente interessante porque faz referência explícita precisamente à “cátedra”
de Pedro, apresentando-a como segura meta de verdade e de paz. Assim escreve
Jerônimo: “Decidi consultar a cátedra de Pedro, onde se encontra aquela
fé que a boca de um Apóstolo exaltou; agora venho pedir um alimento para a
minha alma ali, onde outrora recebi a veste de Cristo. Não busco outro primado,
a não ser o de Cristo; por isso, ponho-me em comunhão com a tua
bem-aventurança, ou seja, com a cátedra de Pedro. Sei que sobre esta pedra está
edificada a Igreja” (Cartas I, 15,
1-2).
Amados irmãos e
irmãs, na abside da Basílica de São Pedro, como sabeis, encontra-se o monumento
à Cátedra do Apóstolo, obra adulta de Bernini, realizada em forma de um grande
trono de bronze, sustentado pelas imagens de quatro Doutores da Igreja, dois do
Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do Oriente, São João
Crisóstomo e Santo Atanásio. Convido-vos a deter-vos diante desta obra
sugestiva, que hoje é possível admirar decorada com numerosas velas, e rezar de
maneira particular pelo ministério que Deus me confiou. Elevando o olhar ao
vitral de alabastro que se abre precisamente acima da Cátedra, invocai o
Espírito Santo a fim de que sustente sempre com a sua luz e a sua força o meu
serviço quotidiano a toda a Igreja. Por isto, bem como pela vossa atenção devota,
agradeço-vos de coração.
Fonte: Santa Sé.
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