sábado, 2 de fevereiro de 2019

A viagem do Papa aos Emirados Árabes


Entre os dias 03 e 05 de fevereiro de 2019 o Papa Francisco realiza sua 27ª Viagem Apostólica fora da Itália com destino aos Emirados Árabes Unidos. Esta será sua 8ª viagem à Ásia, mas a 1ª viagem de um Papa não apenas a este país, mas a toda Península Arábica, de maioria muçulmana.

O tema central da viagem será sem dúvida o diálogo inter-religioso e a promoção da paz, como o demonstra o logotipo oficial do evento: a pomba, símbolo da paz, com as cores da bandeira dos Emirados Árabes, além do lema, tirado da oração comumente atribuída a São Francisco: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz”.


Programa da viagem:

Dia 03, domingo:
Após a oração do Ângelus com os fiéis em Roma, o Papa parte para os Emirados Árabes, chegando no Aeroporto da capital, Abu Dhabi, no início da noite.

Dia 04, segunda-feira:
Pela manhã, cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial e encontro com o Príncipe herdeiro. À tarde, encontro privado com membros do Conselho Muçulmano de Anciãos na Grande Mesquita do Sheikh Zayed, seguido de Encontro inter-religioso no Memorial do Fundador (Sheikh Zayed).

Dia 05, terça-feira:
Pela manhã, visita privada à Catedral de São José, sede do Vicariato Apostólico da Arábia Meridional. Em seguida, o Papa celebrará a Santa Missa no Zayed Sports City, um estádio local (confira aqui a Homilia do Papa e as Fotos da celebração). Após a Missa, o Santo Padre dirige-se ao Aeroporto de Abu Dhabi para o voo de retorno a Roma.

Alguns dados da Igreja Católica nos Emirados Árabes:

Número de católicos: 901.000 (9,8% da população)
Dioceses: 01(*)
Paróquias: 08
Outros centros de pastoral: 15

Bispos: 01
Sacerdotes diocesanos: 11
Sacerdotes religiosos: 57
Diáconos permanentes: 01
Religiosos (as): 44
Seminaristas: 03

Escolas católicas: 27 (20.883 estudantes)
Ambulatórios: 02
Outras instituições sociais: 04

(*) Trata-se do Vicariato Apostólico da Arábia Meridional, formado pelos Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Omã. Para saber mais confira aqui o excelente texto do site Sempre Família sobre a presença da Igreja na Península Arábica, escrito especialmente para esta viagem.

O Papa com o Príncipe-herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed bin Zayed

Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário