sábado, 16 de dezembro de 2017

Oração do Papa Francisco à Imaculada 2017

Ato de veneração à Imaculada Conceição
Oração do Papa Francisco
Praça da Espanha, Roma
Sexta-feira, 08 de dezembro de 2017

Mãe Imaculada, pela quinta vez venho aos teus pés como Bispo de Roma, prestar-te homenagem em nome de todos os habitantes desta cidade.

Queremos agradecer-te a atenção constante com que acompanhas o nosso caminho, o caminho das famílias, das paróquias, das comunidades religiosas; o caminho de quantos, todos os dias, às vezes com dificuldade, atravessam Roma para ir trabalhar; dos doentes, dos idosos, de todos os pobres, de tantas pessoas que imigraram para cá de terras de guerra e de fome.

Obrigado porque, assim que te dirigimos um pensamento ou um olhar, ou uma Ave-Maria fugaz, sentimos sempre a tua presença materna, terna e forte.

Ó Mãe, ajuda esta cidade a desenvolver os “anticorpos” contra alguns vírus dos nossos tempos: a indiferença, que diz: “não me diz respeito”; a má educação cívica que despreza o bem comum; o medo do diverso e do estrangeiro; o conformismo disfarçado de transgressão; a hipocrisia de acusar os outros, quando se fazem as mesmas coisas; a resignação à degradação ambiental e ética; a exploração de tantos homens e mulheres.

Ajuda-nos a rejeitar estes e outros vírus com os anticorpos que derivam do Evangelho.

Leva-nos a adquirir o bom hábito de ler todos os dias um trecho do Evangelho e, a teu exemplo, conservar no coração a Palavra, para que, como uma boa semente, dê fruto na nossa vida.

Virgem Imaculada, há 175 anos, pouco distante daqui, na igreja de Santo André “delle Fratte”, tocaste o coração de Afonso Ratisbonne, que naquele momento de ateu e inimigo da Igreja, se tornou cristão.
A ele mostraste-te como Mãe de graça e de misericórdia.

Concede também a nós, especialmente na provação e na tentação, fixar o olhar nas tuas mãos abertas, que deixam descer sobre a terra as graças do Senhor, e despojar-nos de qualquer arrogância orgulhosa, para nos reconhecermos como somos realmente: pequenos e pobres pecadores, mas sempre teus filhos.

E assim, pegar na tua mão para nos deixarmos reconduzir rumo a Jesus, nosso Irmão e Salvador, e ao Pai celeste, que nunca se cansa de nos esperar e de nos perdoar, quando voltamos para Ele.

Obrigado, ó Mãe, porque nos ouves sempre!
Abençoa a Igreja que está em Roma, abençoa esta Cidade e o mundo inteiro.
Amém!


Fonte: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário