quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Missas de Nossa Senhora: Maria, Mãe e mestra espiritual

32. Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e mestra espiritual
(Para o Tempo Comum)

Introdução
Os irmãos e irmãs carmelitas veneram principalmente a Virgem Maria sob o título do “Monte Carmelo” (Nossa Senhora do Carmo). Porém, meditando o mistério todo de Maria, sobretudo sua atitude de contemplação, de oração, de recolhimento, sempre a veneraram igualmente como “Mãe e Mestra Espiritual”. Este formulário, portanto, é tomado do Próprio dos Irmãos Descalços da Ordem da Beatíssima Virgem Maria do Monte Carmelo (Carmelitas Descalços). Notem-se as referências ao “monte” na antífona de entrada e na Coleta.
A Virgem Maria é celebrada como Mãe e Mestra Espiritual porque foi a perfeita discípula de Cristo e, com seu exemplo, atrai os seus filhos à perfeita caridade. Ela é a “Mãe” que “não cessa de gerar os novos filhos da Igreja” (Prefácio) e conduzi-los com seu amor e exemplo na subida “do monte que é Cristo” (Coleta). Ela é a “Mestra” que “guarda no coração as palavras do Senhor” (Ant. de Comunhão, Lc 2,19.51), é “a imagem sublime da vida evangélica” (Prefácio): olhando para ela, para seu exemplo, sua atitude espiritual, seu coração, aprendemos a amar Deus e os irmãos. Em suma, com esta celebração pedimos “imitar fielmente as virtudes bem-aventurada Virgem Maria” (Oração após a Comunhão).

Antífona de entrada (Sl 33/34,12; Is 2,3)
Vinde, filhos, ouvi-me:
Eu vos ensinarei o temor do Senhor.
Vinde, subamos ao monte do Senhor
e andemos em seus caminhos.

Oração do dia
Ajude-nos, Senhor, nós vos rogamos, a valiosa intercessão da gloriosa Virgem Maria, para que, fortalecidos por seu auxílio, possamos chegar ao monte que é Cristo. Pelo mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas
Por estes dons que vos apresentamos com alegria, nós vos rogamos, santificai Senhor os vossos servos, que a Virgem Maria ensina com seus exemplos e guarda com a sua proteção, para que cumprindo fielmente as promessas do Batismo, sirvam de coração sincero a vós e aos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-vos graças, sempre e em toda a parte. Nós vos louvamos, vos bendizemos, vos glorificamos, na memória da bem-aventurada sempre Virgem Maria.
Associada intimamente ao mistério de Cristo, não cessa de gerar para vós os novos filhos da Igreja, que estimula com amor e ensina com seu exemplo, para os conduzir à caridade perfeita. Ela é a imagem sublime da vida evangélica e, olhando para ela suplicantes, aprendemos os vossos caminhos: com a sua inspiração, ela nos ensina a amar-vos sobre todas as coisas; com a sua atitude espiritual, nos convida a contemplar o vosso Verbo; e com o seu coração, nos anima a servir os irmãos.
Por Ele, com os coros dos anjos, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) com alegria:

Antífona de Comunhão (Lc 2,19)
Maria guardava todas estas palavras,
meditando-as em seu coração.

Oração após a Comunhão*
Alimentados, Senhor, neste sacramento com o precioso Corpo e Sangue do vosso Filho, humildemente suplicamos da vossa bondade a graça de imitar fielmente as virtudes da bem-aventurada Virgem Maria. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: Pv 8,17-21.34-35 (“Quem me encontrar, encontrará a vida”) ou Is 56,1.6-7 (“Cumpri o dever e praticai a justiça”)
Salmo: Sl 14,2-3a.3bc-4.5 (R: v. 1b)
Evangelho: Mt 12,46-50 (“Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe”) ou Jo 19,25-27 (“Esta é a tua Mãe”)

*Na oração após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, n. 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 131-134.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 171-173.

4 comentários:

  1. Olá!
    Há um tempo procuro informações sobre a celebração litúrgica da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo no Brasil, porém, sem muito sucesso. O autor deste blog saberia dizer qual a motivação para, no Missal brasileiro, a memória facultativa ser elevada ao grau de festa, e quando se deu tal elevação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saberia dizer. Realmente é um pouco estranho esse grau de Festa, considerando que a celebração de 16 de julho tem poucos textos próprios. Também não sei se haverá alguma alteração na 3ª edição do Missal Romano, cuja tradução entrará em vigor em alguns meses.

      Excluir
    2. Se a intenção foi valorizar a devoção do povo brasileiro a este título mariano e o apreço por sua festa, certamente torná-la memória obrigatória seria suficiente (esta é minha opinião).
      Sobre a 3ª edição do Missal, recentemente a Edições CNBB divulgou em seu Facebook o arquivo com os novos formulários para o mês de julho. Ao que me parece, para completar a eucologia de 16 de julho, as orações e as antífonas foram tomadas do Comum da Bem-aventurada Virgem Maria.

      Excluir
    3. Agradeço a indicação. Vi agora o arquivo e de fato a celebração permanece com o grau de Festa.
      Também creio que o grau de Memória seria mais adequado. Não pretendo diminuir sua importância, mas não creio que seja a devoção mariana mais difundida no Brasil.

      Excluir