terça-feira, 1 de agosto de 2017

Missas de Nossa Senhora: Imaculado Coração de Maria

28. Imaculado Coração de Maria
(Para o Tempo Comum)

Observação: Esta não é a Missa da Memória do Imaculado Coração de Maria, celebrada no sábado da III semana após o Pentecostes (neste ano de 2022, a 25 de junho). Neste dia tomam-se as orações indicadas no Missal Romano (p. 586) e as leituras do Lecionário III (Is 61,9-11; cântico de 1Sm 2,1.4-8; Lc 2,41-51).
A Missa descrita a seguir pode ser celebrada em outro momento do Tempo Comum, nos dias em que são permitidas as Missas votivas, para promover a devoção dos fiéis ao Coração de Maria.

Introdução
No sábado da III semana após o Pentecostes, com efeito, no dia seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebra-se a memória do Imaculado Coração de Maria . Além desta memória, muitos institutos possuem missas em honra ao Coração da Virgem. O formulário que aqui se propõe é tomado do Próprio da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos).
A expressão “Coração de Maria” deve ser entendida, de maneira análoga ao “Coração de Jesus”, em sentido bíblico: o coração designa a pessoa, é o centro e fonte da inteligência, da memória e da vontade. Em uma palavra, o coração é aqui símbolo do amor indiviso com que Maria amou a Deus e se doou à obra salvadora do Filho. Por duas vezes no Evangelho é mencionado diretamente o coração da Virgem (Lc 2,19.51).
Esta Missa celebra, pois, a misericórdia de Deus, que propõe-nos o Coração de Maria como modelo do “coração novo” dos homens e mulheres da “nova aliança”.
O Coração de Maria é, pois, “a morada do Filho” e o “santuário do Espírito Santo” (Coleta). Recordando as palavras de Santo Agostinho: “enquanto a carne de Cristo se formava no seio de Maria, a verdade de Cristo era impressa no coração de Maria” (Sermo Denis, 25,7).
Dentre as características do Coração de Maria apresentadas nas orações desta Missa estão: imaculado (Coleta); sábio e dócil, novo e humilde, simples e puro, firme e vigilante (Prefácio).

Antífona de entrada (Eclo 24,25)
Em mim está toda a graça do caminho e da verdade,
em mim se encontra toda a esperança de vida e virtude.

Oração do dia
Senhor, nosso Deus, que preparastes no coração imaculado da Virgem Maria uma digna morada para o vosso Filho e um santuário do Espírito Santo, dai-nos um coração puro e dócil, para que, observando fielmente vosso mandamento, vos amemos sobre todas as coisas e, solícitos socorramos os nossos irmãos em suas necessidades. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*
Olhai, Senhor, para os dons que vos oferecemos na comemoração da bem-aventurada Virgem Maria e concedei-nos que seguindo seus exemplos, os guardemos com fidelidade e continuamente meditemos as riquezas da graça do vosso Filho. Ele que vive e reina para sempre.

Prefácio
Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor.
Na vossa infinita bondade, destes à bem-aventurada Virgem Maria um coração sábio e dócil, para fazer sempre a vossa vontade; um coração novo e humilde, para imprimirdes nele a lei da nova aliança; um coração simples e puro, que a tornou digna de conceber virginalmente o vosso Filho e de vos contemplar eternamente na visão celeste; um coração firme e vigilante, para suportar corajosamente a espada de dor e esperar fielmente a ressurreição do seu Filho.
Por isso, com os anjos e santos, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Lc 2,19)
Maria conservava todas estas palavras,
meditando-as em seu coração.

Oração após a Comunhão**
Senhor, que nos fizestes participar no sacramento da redenção eterna, concedei que ao celebrarmos a memória da Mãe do vosso Filho, nos alegremos com a plenitude da vossa graça e sintamos crescer continuamente em nós os frutos da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: Jt 13,17-20; 15,9 (“O teu louvor não se apagará do coração”)
Salmo: Lc 1,46-48a.48b-49.50-51.52-53.54-55 (R: v. 49)
Evangelho: Lc 11,27-28 (“Feliz o ventre que te trouxe”) ou Lc 2,46-51 (“Sua mãe conservava no coração todas estas coisas”)

*Na oração sobre as oferendas a Coletânea apresenta a conclusão “Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”, própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que vive e reina para sempre”, como indica a IGMR, n. 77.

** Na oração após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, n. 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 115-117.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 151-153.

Um comentário:

  1. Sou Belanize Martins e quero agradecer do fundo do coração aos criadores deste maravilhoso sit, que tem contribuído imensamente conosco na preparação do Momento Mariano aos sábados com oração do Angellus e meditação da Palavra de Deus, no grupo do Santo Rosário da Paróquia São Mateus Apóstolo de Maringá Pr.

    É um grupo de watts app que oferece um rosário por mês, rezando os mistérios de segunda a sexta e o Angellus no sábado, postado em áudios em que todos os participantes do grupo que têm vontade, podem contribuir preparando as orações e gravando os áudios.

    Muito obrigada! Deus e Nossa Senhora os abençoe!

    ResponderExcluir